ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento

Leitura e escrita nas diferentes áreas do conhecimento

21/08/2019

O programa define propostas de trabalho interdisciplinares, tendo em vista os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita no contexto da alfabetização. Convidadas: Valeria de Araujo Pereira, professora da E.M. Helton Alvares Veloso de Castro (9ª CRE); Renata Carvalho dos Santos, coordenadora pedagógica da E.M. Helton Alvares Veloso de Castro; e Giselle Nunes Amorim, coordenadora pedagógica da E.M. Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp (4ª CRE).

Formação em Rede

video
Trabalho diversificado

Trabalho diversificado

21/08/2019

O programa apresenta propostas de trabalho que consideram os diferentes saberes das crianças em processo de alfabetização. Convidados: Dandara de Oliveira Ramos e Cristina Azevedo, professoras da E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE); Rôse Barreto Peixoto, diretora da E.M. Edmundo Bittencourt; e Valdemar Silva, integrante da Gerência de Ensino Fundamental I da SME.

Formação em Rede

video
Produção de textos em alfabetização

Produção de textos em alfabetização

21/08/2019

O programa aborda a importância das diferentes etapas da produção textos no processo de ensino-aprendizagem da língua escrita. Convidadas: Marta Rocha Pereira, professora da E.M. Gastão Monteiro Moutinho (7ª CRE); Patrícia Araújo dos Santos, diretora da E.M. Gastão Monteiro Moutinho; e Mônica Bezerra da Silva, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE).

Formação em Rede

video
O texto literário em alfabetização

O texto literário em alfabetização

21/08/2019

O programa aborda os textos literários como parte do mundo do imaginário, apresentando sua dimensão lúdica e de encantamento e valorizando sua diversidade cultural e artística. Convidadas: Alba Valéria Saraiva, professora do 2º ano do Ciep Oswald de Andrade (6ª CRE); Laise Pacheco, diretora do Ciep Oswald de Andrade; e Maria Francisca Mendes, doutora em Educação e professora da Sala de Leitura da E.M. Abelardo Chacrinha Barbosa (2ª CRE).

Formação em Rede

video
Avaliação e resultado

Avaliação e resultado

21/08/2019

O programa recupera a experiência de Liliane Martins, professora e coordenadora pedagógica da E.M. Eusébio de Queiroz/8ª CRE, registrada em 2014. Ao estabelecer metas de trabalho e refletir constantemente sobre sua prática, Liliane acumulou histórias de superação e conquistas.

Formação em Rede