Para chamar atenção para a importância do Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a repórter Bella Magalhães - 1902, do nosso departamento de alunos mais que especiais, nos brinda com um lindo artigo, nos convidando a refletir sobre essa condição, suas características e desafios. Excelente Leitura!
Conscientização sobre o autismo
Você sabia que abril é o mês de conscientização sobe o autismo? Também chamado de Abril Azul, o mês foi escolhido em 2007 pela organização das Nações unidas (ONU) para conscientizar as pessoas sobre o autismo . Que tal pensarmos um pouco sobre o assunto?
Eu me chamo Isabella, sou autista e me sinto feliz, amada e fofa. Sou inteligente e esperta. As pessoas me tratam bem e a minha família cuida muito bem de mim. Tenho um pouco de dificuldade nos estudos, porque algumas matérias são difíceis, mas com ajuda eu consigo.
O autismo não é uma doença. É uma condição que altera o desenvolvimento da linguagem, interação social, processos de comunicação e do comportamento social. Nem sempre o autismo ‘’tem cara‘’, existem autistas diferentes com características diferentes. Atualmente chamamos TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Os sinais do TEA começam na primeira infância. Desde bebês os autistas apresentam algumas diferenças no comportamento. Podem não olhar diretamente para os pais e não brincar com outras crianças, por exemplo.
O que precisamos é ter empatia e respeitar as diferenças, percebendo as necessidades da pessoa, ajudando e acolhendo com carinho.