O professor Luiz Fernando, nosso professor de Língua Portuguesa, recebeu a equipe d’O JCCB para um bate-papo sobre sua atividade "Clube do Livro". Criado em 2017, ele realiza o projeto com suas turmas e oferece como recompensa aos alunos participantes a possibilidade de ganhar até cinco vistos do professor.
Quando era aluno do ensino médio, sua professora pedia que cada um dos alunos lesse um livro que não fosse didático (geografia, ciências, história, por exemplo). Isso o inspirou a trazer para seus próprios alunos o hábito da leitura.
O professor comenta que, mesmo sendo uma atividade que vale pontos, muitos alunos não têm o costume de ler livros. Por conta dos aparelhos eletrônicos, os jovens têm menos motivação para os livros, voltando sua atenção e interesse mais para as telas do que para a leitura física. O professor observa: “Em tese, se eu fizer uma média, metade da turma lê o livro, mas a outra metade não lê, infelizmente”.
Como funciona o projeto?
O professor pede que os alunos escolham um livro que lhes interesse (pode ser da sala de leitura ou até mesmo deles). O livro deve ter no mínimo 50 páginas para ser compartilhado no clube, e os alunos têm um prazo de um mês para lê-lo até a data marcada pelo professor.
“Nós nos reunimos, formamos um círculo e, com suas próprias palavras, o aluno explica o que achou do livro que leu. Depois da explicação, o aluno lê um trecho de seu livro escolhido” – descreve o professor, explicando como o Clube do Livro se organiza.
Qual é o objetivo da atividade?
O professor criou o clube para que os alunos desenvolvam o hábito da leitura em seu dia a dia, para que não fiquem apenas com a leitura de livros didáticos. O foco do clube do livro está nos benefícios que os livros podem trazer para o aluno, como a melhora na escrita e no vocabulário, o desenvolvimento da criatividade, entre outros. A criação de textos para redação é essencial para começar a prática da leitura entre as turmas, elevando o nível esperado para sua série.
“Algo muito importante que acontece durante o clube é que um aluno acaba pedindo o livro do outro. Eles se interessam pelas histórias e acabam compartilhando a leitura, e isso é muito rico” – comenta o professor.