No dia 21 de outubro, a MultiRio convidou três jornalistas do Jornal EMOT para participar de um debate sobre produção midiática na sede da empresa carioca de comunicação. A roda de conversa reuniu estudantes de quatro projetos da ANDAR: Jornal EMOT, Revista Nicarágua em Ação, Quem é Você? e Andarilhos. O programa gravado é uma iniciativa que compõe a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, além de celebrar 20 anos da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescente.
Eu, Matheus de Araújo, fui um dos jornalistas do Jornal EMOT a participar da ação. Junto comigo estavam o Jhonata Georgi, a Kamilly Paiva e a professora Mariane Sousa. Posso dizer que estava nervoso quando chegamos à sede da MultiRio, mas na medida em que fomos recebidos, conhecemos alguns espaços e conversamos com alunos de outros projetos, tudo foi ficando mais suave. O bolo de cenoura com chocolate e o cafezinho foram essenciais para começarmos a relaxar. Depois do café, conhecemos o colaboratório da MultiRio e alguns trabalhos desenvolvidos por lá. Foi muito interessante e deu até para pensarmos em projetos para fazer na escola.
Em seguida, fomos direcionados ao estúdio para começar a gravar. Ficamos sabendo que estávamos inaugurando aquele espaço! Demais! Já no estúdio, fomos recebidos pelo diretor do programa - André Glasner. Nos sentamos em roda, ajeitamos os lugares, o diretor nos ajudou a quebrar o gelo e, então, começamos a gravar. Recebemos uma caixa para sortear as perguntas. Depois de sorteada e lida, cada jornalista dizia o que estava pensando sobre diversos temas relacionados à produção midiática. Falamos sobre notícias falsas, proteção de dados, propagandas enganosas, diversidade na mídia, entre outros assuntos.
A roda de conversa foi muito boa e produtiva; foi tudo muito legal! Todos os jornalistas tiveram oportunidade de falar o que estavam pensando. Em alguns momentos concordávamos, em outros discodávamos, porém, o diálogo foi incrível. Aprendemos muito uns com os outros! Acredito que nossa conversa também vai ajudar outros adolescentes a pensarem sobre temas importantes e atuais, afinal, internet não é só diversão. Precisamos de muita consciência para fazer um bom uso das redes.
Depois da gravação, tiramos fotos, aproveitamos o espaço do estúdio e começamos a nos despedir da MultiRio. Teve mais um lanchinho e, antes de voltarmos para a escola, deixamos nosso recado em um quadro. Participar da gravação foi um experiência muito boa! Fiquei feliz com a oportunidade de viver este momento e conhecer outros jovens jornalistas. Do nosso encontro fica o recado: a hora e vez das crianças e adolescentes é agora. Escutar a gente faz parte da construção de um mundo melhor. Queremos mais!