ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Saiba mais sobre o Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede
27 Julho 2022 | Por Fábio Mendonça
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital nas Redes - Participe!

Confira algumas perguntas e respostas relacionadas ao Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede: instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo. Esse processo também possibilita que o  professor da Rede Pública Municipal do Rio saiba como está o seu nível de apropriação nesse campo e receba uma devolutiva com sugestões e dicas para o seu desenvolvimento.

Acesse o Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede em www.multi.rio/impressoesdigitais. Participe! 

1 - O que é o Impressões Digitais - Autoavaliação de Cultura Digital na Rede?

É um levantamento de dados relacionados à apropriação de práticas no contexto da cultura digital, por meio da aplicação de questionário on-line, com questões objetivas e respostas sistematizadas por meio de relatórios específicos. A primeira onda do diagnóstico será realizada em 2022, estabelecendo um marco zero para o trabalho a ser desenvolvido. Uma segunda onda está prevista para 2024, contribuindo, deste modo, para o acompanhamento e avaliação dos impactos das ações empreendidas no campo da cultura digital. 

2 - Qual é o objetivo do diagnóstico? 

Identificar os níveis de apropriação e desenvolvimento de práticas, no campo da cultura digital, entre os professores da Rede Pública Municipal do Rio, tendo em vista apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo. Sendo uma autoavaliação, o diagnóstico produzido contribui também para reflexões e ações individuais do professor a partir da devolutiva recebida. 

3 - Quem pode fazer a autoavaliação?

A autoavaliação está disponível para todos os professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 

4 - Como acessar o Impressões Digitais? 

A autoavaliação foi lançada no dia 2 de agosto e está disponível para o público até o final do mês de outubro. O acesso é feito com matrícula e CPF do professor por meio do link: www.multi.rio/impressoesdigitais

5 - Quais são os aspectos que compõem a autoavaliação?

O Impressões Digitais está dividido em três dimensões: dimensão Pedagógica, dimensão da Cidadania Digital e dimensão de Desenvolvimento Profissional. Esta autoavaliação foi organizada e adaptada a partir de um instrumento desenvolvido pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira). 

6 - Como está estruturada a autoavaliação?

A ferramenta é composta por 25 questões, com cinco opções cada para que o professor escolha a que mais se aproxima da sua realidade - não há opção certa ou errada. O tempo médio previsto para o preenchimento é de 30 a 40 minutos e é possível concluir em etapas, pois as respostas ficam salvas e, ao retornar à ferramenta, o questionário recomeça de onde parou.

7 - Qual é o resultado dessa autoavaliação? 

O instrumento também se propõe a que o professor realize uma autoavaliação de suas práticas cotidianas, dentro e fora da escola, envolvendo diferentes mídias. Após responder todas as questões, o professor recebe uma devolutiva indicando seu nível de apropriação na cultura digital e sugestões e dicas para o seu desenvolvimento, com links de vídeos, publicações e outros materiais, além de indicações de conteúdos relacionados. É possível também, imprimir o resultado da devolutiva para consulta.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE