11/09/2019
O estímulo à imigração como forma de suprir a demanda por mão-de-obra após o fim do tráfico negreiro; o desejo de "embranquecimento" da população brasileira; as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
11/09/2019
Mudanças culturais e econômicas no Brasil e no mundo que tornaram a escravidão questionável; as leis abolicionistas; o interesse das elites na manutenção da escravidão.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
11/09/2019
A experiência e os efeitos da escravidão no Brasil; características próprias da escravidão praticada nas Américas; a importância dos africanos e afrodescendentes na construção do país.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
10/09/2019
A importância do café na economia brasileira durante o século XIX; as elites cafeicultoras; a Lei Eusébio de Queiróz; o surgimento da mão-de-obra imigrante.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
10/09/2019
A influência dos cafeicultores na política nacional; liberais e conservadores; a construção da identidade nacional; o Romantismo no Brasil.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
23/07/2019
O Bloqueio Continental e a vinda da corte portuguesa para o Brasil; as relações entre Inglaterra e Portugal; as mudanças no Rio de Janeiro devido à presença da Família Real e a abertura dos portos.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
23/07/2019
A Revolta do Porto; o retorno de D. João VI a Portugal e a permanência de D. Pedro no Brasil; os interesses da elite brasileira na independência; o grito do Ipiranga e os conflitos pós-independência.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
12/03/2019
A relação do Iluminismo com os processos de independência na América Espanhola; quem foi Simón Bolívar; a elite criolla e as razões para as guerras de independência.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
12/03/2019
O terceiro momento da Revolução Francesa: o Diretório; a ascensão de Napoleão Bonaparte e o golpe do 18 Brumário; a coroação de Napoleão como imperador da França e a expansão do império francês; as guerras contra a Inglaterra, as derrotas do exército francês e o Congresso de Viena.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
12/03/2019
A França durante a revolução; a Assembleia Nacional Constituinte e a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão; girondinos, jacobinos e montanha; e o segundo momento da Revolução Francesa conhecido como Convenção Nacional.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
12/03/2019
O contexto social da França antes da revolução; os três estados da sociedade francesa; a Guerra dos 7 anos; a Assembleia dos Estados Gerais e muito mais para você entender as causas da Revolução Francesa.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
31/08/2018
O contexto social e tecnológico da Inglaterra do século XVIII que possibilitou o surgimento das primeiras indústrias e as consequências da Revolução Industrial.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
24/08/2018
As causas e as consequências das revoluções inglesas do século XVII, que criaram as condições para a Revolução Industrial.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
06/04/2018
Conheça as motivações e inspirações que deram origem a revoltas anticoloniais no Brasil do século XVIII, em especial a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Aprenda também algumas semelhanças e diferenças entre esses dois movimentos.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
28/03/2018
A descoberta de ouro no Brasil no fim do século XVII e seus efeitos sobre a organização da colônia portuguesa ao longo do século XVIII.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
23/03/2018
Os Estados Unidos foram a primeira colônia da América a se separar do domínio dos europeus. Depois dela, muitas outras tentaram o mesmo, modificando profundamente a organização do mundo nos séculos XVIII e XIX. Neste episódio, você vai aprender mais sobre esse evento histórico.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano
16/03/2018
Saiba um pouco mais sobre o Iluminismo e conheça os principais pensadores franceses que fizeram parte desse movimento europeu: Montesquieu, Voltaire e Rousseau.
Tempo de Estudar – História – 8º Ano