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Boas Práticas
Educação em tempo integral
Representatividade Juvenil Rotary
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Rotary - 11ª CRE
Avenida Paranapuã 204 - Freguesia (ilha do Gov.)
Unidade não vocacionada


AUTOR

ELISA BASTOS AGUERO GUIMARAES

Professora de educação infantil, P2 atuante nos anos iniciais, trajetória na rede como regente desde o berçário até o 4º ano do ensino fundamental, em gestão - por 5 anos como coordenadora pedagógica e mais 5 como diretora adjunta em creche e atualmente em escola de turno único com turmas do fundamental 1 e 2, mais classes DI.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Diretora Adjunta

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
4º ano
5º ano
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Desenvolver as habilidades e potencialidades dos alunos, através da participação ativa nas rotinas diárias com compromisso, reflexão e ação;

Estimular o exercício da comunicação amigável através da escuta ativa e debates orientados na resolução de problemas;

Dar às crianças poderes de decisão e veto sobre questões de seu interesse;

Implementar momentos regulares de encontros juvenis para reflexões sobre o espaço escolar e seus atores;

Esclarecer as representatividades da escola sobre questões burocráticas e logísticas, fazendo circular conhecimento e informação;

Transformar as representatividades em células de multiplicação de ações positivas na unidade escolar.

HABILIDADES
4º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
5º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
6º ano - Sala de Leitura - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
7º ano - Sala de Leitura - Observar o mundo que nos rodeia com visão crítica; estimular a pesquisa literária como veículo de conhecimento e reflexão.
8º ano - Sala de Leitura - Observar o mundo que nos rodeia com visão crítica; estimular a pesquisa literária como veículo de conhecimento e reflexão.
9º ano - Sala de Leitura - Observar a si próprio e o mundo que nos rodeia com visão crítica; praticar a autoaceitação; estimular a pesquisa literária como veículo de conhecimento e reflexão.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/3/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET

A prática - Liderança Juvenil Rotary - se iniciou como uma proposta inicial de escuta ativa dos alunos em formato de Fóruns de debate sobre as violências observadas no espaço escolar. A partir de uma participação crescente nos fóruns a ideia evoluiu para a organização das lideranças já existentes na unidade - alunos representantes de turma, Grêmio Estudantil e CEC segmento aluno - grupos sem consciência de seu valor e potencial.

Na intenção de planejar e organizar os Jogos Inclusivos da escola, passamos a realizar reuniões com periodicidade quinzenal; dos encontros multiplicaram-se momentos de protagonismo do alunado que orientado por seus representantes idealizam, organizam e auxiliam eventos da escola como festas, exposições, espaços de comunicação, etc.

Com a regularidade dos momentos de comunicação produtiva as representatividades perceberam sua equivalência acima das nomenclaturas, declarando-se equivalentes no processo de atuação no espaço escolar.

A partir de então temas como a depredação de bens públicos e o vandalismo passaram a ser preocupação do grupo, que busca informações e esclarece pequenos grupos sobre uso de verbas, desgaste e manutenção de espaços e objetos.

A relação entre tempos ociosos, restrição do uso do celular e necessidade de outros atrativos para os alunos, fez nascer junto da gestão escolar a ideia da transformação de um dos espaços em Sala de Jogos e Grêmio Estudantil cuja reforma, organização e regras de uso estão em pleno desenvolvimento pelos representantes das lideranças envolvidas.

No decorrer de um semestre de trabalho já se observa de pronto, nos alunos diretamente envolvidos, um maior senso de responsabilidade com as próprias ações, palavras e um cuidado real das relações com colegas e profissionais; o exercício da empatia sobre o trabalho, o espaço e as pessoas é visível; seu senso de iniciativa já se torna evidente em várias situações e o prazer em perceber as conquistas do próprio trabalho os impulsiona a buscarem sempre novas formas de atuar.

Pequenos grupos se formam como coadjuvantes dos alunos representantes - auxiliando em pequenas tarefas cotidianas, propondo-se a auxiliar em eventos ou apenas reproduzindo boas práticas.

Profissionais multiplicam relatos de observação de atitudes positivas envolvendo situações antes problemáticas.

Alunos não legitimados como representatividades buscam informações sobre como podem, o que é necessário e quando podem se tornar uma representatividade da escola.

Registros
IMAGENS
Um novo espaço...
Muito trabalho e muito prazer
Potencialidades e habilidades valorizadas
Produção de materiais - Jogos Inclusivos
Aplicação dos Jogos a outros alunos
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Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.


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