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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Debatendo o uso ético e responsável da internet com adolescentes: as narrativas interativas E Agora?
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Juan Antonio Samaranch - 1ª CRE
Rua Marcel Prost 201 - Santa Teresa
Ginásio Educacional Olímpico - GEO


AUTOR

JOSE LEANDRO ROCHA CARDOSO

Possui graduação em História Bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (1999), graduação em Licenciatura em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em História das Ciências e da Saúde - Casa de Oswaldo Cruz (2009). Atualmente, Professor de Ensino Fundamental PEF - Anos Finais na SME e atua no Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (NIAP). Tem experiência em pesquisa na área de História das Ciências, cineclubismo, audiovisual na educação, formação em EAD e estudos de cultura digital.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: Equipe NIAP

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
Promover a discussão sobre temas ligados ao uso de internet entre adolescentes, como ameaças digitais, cyberbullying, golpes virtuais, redes sociais e Inteligência Artificial, a partir das narrativas interativas E Agora? Um Rolé Digital, desenvolvidas em parceria pela MultiRio, a Secretaria Municipal de Integridade e Proteção de Dados (SMIT) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). Além de estimular atitudes éticas e responsáveis e identificar padrões de comportamento.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/7/20 até atualmente
PÁGINA(S) DA PRÁTICA/PROJETO NA INTERNET
Público
Aluno
Eixo do NIAP
Juventude e Escola
Competências Gerais da BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Esta ação foi desenvolvida em formato de oficina, oferecida durante as edições do Escola de Férias do mês de julho de 2024.

Inicialmente, os estudantes foram estimulados a refletir sobre o ambiente virtual, suas facilidades e seus riscos, relatando as suas experiências pessoais no uso da internet. A pergunta chave foi: a Internet é um lugar seguro? Em seguida, eles foram apresentados ao E Agora? Um Rolé Digital, que mistura jogo e narrativas interativas, no formato de árvore de decisões, com personagens Zoomorfos - Layanne, Yan, Kaio e Vlad - que são colocados diante de dilemas digitais.

Os participantes deviam escolher que atitudes tomar em determinadas situações, sabendo que cada escolha tem uma consequência. Como a atividade foi desenvolvida em grupo de 25 estudantes, na faixa etária dos 11 aos 14 anos, as escolhas foram combinadas de serem feitas pela maioria, por manifestação corporal e coletiva: bater uma palma, levantar do lugar, levantar um dos braços ou bater o pé no chão.

Para iniciar, o grupo escolheu uma das quatro histórias: "Ameaça digital - seguranças nas escolas", "Cyberbullying não é brincadeira", "Fraude digital: não caia nessa" e "Inteligência Artificial, use, mas não abuse".

Foi escolhida a história 4, na qual o adolescente Vlad, de 12 anos, estudante do 7º ano de uma escola municipal da Zona Oeste, ganha um concurso de poesia e o prêmio é uma viagem a um parque de diversões no Sul do País. O problema é que o texto foi criado por um programa de IA generativa. Além de discutir a utilização dessas ferramentas tecnológicas, essa narrativa explora dilemas éticos e morais. O protagonista se depara com situações envolvendo seu melhor amigo, sua família, sua professora e os colegas da turma. Isso o leva a ter de decidir entre sustentar uma mentira ou assumir que trapaceou.

Durante o processo de decisão sobre os caminhos a seguir, foi importante dar espaço para que os estudantes pudessem comentar as suas escolhas e pensar sobre as possíveis consequências. Não há repostas certas ou erradas e nem pontuação no jogo, mas é fundamental que cada um reflita sobre as suas atitudes e o que elas podem acarretar para si e para os outros. Assim, a dinâmica funcionou como um estímulo ao debate sobre os temas abordados.

Com o desfecho da narrativa, todos foram convidados a discutir o que aconteceu com o Vlad e os demais personagens envolvidos. Os estudantes foram questionados se situações como esta podem acontecer com eles ou com alguém na escola. Para finalizar, foram apresentadas imagens geradas por IA do Papa Francisco e do Presidente Biden dos EUA, a fim de perceber os riscos do seu uso indevido e as possibilidades que esta nova ferramenta pode ter para a educação.

Questão central: Como os estudantes podem fazer o uso consciente e ético da IA generativa?

Na atividade realizada, a maioria dos estudantes escolheu não revelar que a poesia havia sido feita com o uso da Inteligência Artificial. Assim, o personagem Vlad aceitou o prêmio mesmo sabendo que seu amigo foi prejudicado. Este foi o foco da roda de conversa, na qual cada um expôs o porquê das suas escolhas. Ficou evidente a necessidade de abrir espaço na escola para esse tipo de discussão sobre lealdade, ética e responsabilidade.

Incorporar no processo de ensino e aprendizagem alguma dessas tecnologias de inteligência artificial pode ser uma forma pedagógica de debater o assunto com os estudantes, destacando os perigos da desinformação que este recurso pode trazer. A mediação humana para analisar, observar, refletir sobre qualquer conteúdo obtido na internet ou pela utilização dessas tecnologias precisa estar no cerne desse debate. Assim, é importante observar de que maneira os adolescentes pensam e tomam decisões diante dos dilemas apresentados.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TIC Kids Online investiga, pela primeira vez, frequência do uso de plataformas digitais por crianças e adolescentes. Disponível em: https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-investiga-pela-primeira-vez-frequencia-do-uso-de-plataformas-digitais-por-criancas-e-adolescentes/ (acesso em 24/10/2024).

Devemos temer o uso da Inteligência Artificial na educação? Disponível em: https://www.ufsm.br/2023/06/13/uso-da-inteligencia-artificial-na-educacao (acesso em 24/10/2024).

AGORA? UM ROLÉ DIGITAL - Orientações e propostas aos professores Disponível em: https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/series/serie/18183-e-agora-um-rol%C3%A9-digital

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