ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
‘Jornal Ecim Digital’
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Cívico Militar Carioca - 3ª CRE
Rua Conde de Porto Alegre, 301 - Rocha
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Escola Cívico-Militar - ECIM
AUTOR(ES)
Roberta Regina Costa Caroprese Toledo, Carlos Eduardo Jascone e Francisco de Assis Rodrigues Júnior

  • Roberta Regina Costa Caroprese Toledo é professora de Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em Técnicas de Representações Gráficas, também pela UFRJ. Atua na rede de ensino da Prefeitura do Rio de Janeiro há 23 anos.

  • Carlos Eduardo Jascone é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em Ciências Biológicas/Botânica pelo Museu Nacional (UFRJ). Atua como professor de Ciências tanto na rede de escolas da Prefeitura do Rio como na rede de escolas do Governo do Estado. Professor há 17 anos, foi diretor da E.M. Cívico Militar (Ecim) Carioca (3ª CRE) até janeiro de 2023.

  • Francisco de Assis Rodrigues Júnior é graduado em Ciências Biológicas e mestre em Ciências Biológicas/Zoologia pelo Museu Nacional (UFRJ). Atua como professor de Ciências tanto na rede de escolas da Prefeitura do Rio como na rede de escolas da Prefeitura de Duque de Caxias (RJ). Professor há 17 anos, foi diretor-adjunto da E.M. Cívico Militar (Ecim) Carioca (3ª CRE) até janeiro de 2023.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA DE ARTES, DIRETOR DA ECIM (2022) E DIRETOR ADJUNTO DA ECIM (2022)
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
OBJETIVOS
O Jornal Ecim Digital, além de promover o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, tem como objetivo motivar os alunos na apropriação da escrita e da leitura e desenvolver o protagonismo infantil, permitindo o contato em diferentes contextos sociais.
HABILIDADES
9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Dezembro/2023

Através do nosso Jornal, a comunidade escolar fica a par dos variados projetos da nossa escola ocorridos durante o mês anterior. A participação de professores, alunos e monitores é voluntária e varia de mês a mês. Mas três de nossos alunos vêm tendo participação mais frequente como autores, juntamente com os diretores e eu, Roberta, que atuo como editora-geral. Todos entregam suas matérias no início do mês posterior aos eventos, com as respectivas fotos, e eu me encarrego da editoração geral do projeto.

Já para 2023, o projeto será desenvolvido em uma aula eletiva ministrada por mim e será todo editorado pelos alunos, sob minha orientação. A edição-piloto do Jornal foi criada por nosso diretor Carlos e por seu adjunto Francisco e eu assumi a editoração.

Nossas matérias falam de curiosidades, atividades, eventos, projetos e informes importantes para a comunidade escolar. Em 2022, os alunos do 9º ano Sarah, Emanuelle e Iago participaram ativamente do Jornal. Alunos de outros anos também contribuíram para algumas edições, orientados por seus professores.

Nossa periodicidade é mensal e continuará assim em 2023 com introdução da aula eletiva e nossos alunos serão novamente protagonistas de um lindo projeto!

Nosso jornal é constantemente abastecido por informações sobre sustentabilidade. O protagonismo dos alunos, a prática ortográfica e a sustentabilidade fazem parte do nosso PPP.

Os alunos do 9º ano tiveram maior participação nas edições do Jornal Ecim Digital. Sarah, Emanuelle e Iago falaram da importância de nosso jornal e de como ele foi importante na escolha da nossa aluna Sarah, que criou seu próprio jornal, que faz circular entre a família e os amigos.

Várias disciplinas contribuem com conteúdo para nossas edições, dando a oportunidade de os alunos escreverem sobre variados temas e projetos durante todo o ano.

As edições feitas por mim eram disponibilizadas digitalmente para o grupo dos responsáveis, no Instagram da escola e, fisicamente, nos murais da escola. Segue o depoimento do aluno Iago sobre o Ecim Digital: "O jornal da escola foi um projeto incrível pra mim e pra muitos outros alunos. É algo que aproxima a todos na escola – alunos, professores, pessoal da limpeza, direção... Faz com que todos fiquem, além de bem-informados, imersos nesse grande ambiente escolar que compartilhamos. Que seja cada vez mais abraçado pelas pessoas que convivem nele!".

Registros
IMAGENS
Foto de todo o planejamento de Sarah Vasconcellos
Foto Iago
Texto Emanuelle Nunes sobre o jornal
Texto 2 de Sarah sobre sua experiência no jornal
Texto de Sarah sobre o Jornal
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.