Através do nosso Jornal, a comunidade escolar fica a par dos variados projetos da nossa escola ocorridos durante o mês anterior. A participação de professores, alunos e monitores é voluntária e varia de mês a mês. Mas três de nossos alunos vêm tendo participação mais frequente como autores, juntamente com os diretores e eu, Roberta, que atuo como editora-geral. Todos entregam suas matérias no início do mês posterior aos eventos, com as respectivas fotos, e eu me encarrego da editoração geral do projeto.
Já para 2023, o projeto será desenvolvido em uma aula eletiva ministrada por mim e será todo editorado pelos alunos, sob minha orientação. A edição-piloto do Jornal foi criada por nosso diretor Carlos e por seu adjunto Francisco e eu assumi a editoração.
Nossas matérias falam de curiosidades, atividades, eventos, projetos e informes importantes para a comunidade escolar. Em 2022, os alunos do 9º ano Sarah, Emanuelle e Iago participaram ativamente do Jornal. Alunos de outros anos também contribuíram para algumas edições, orientados por seus professores.
Nossa periodicidade é mensal e continuará assim em 2023 com introdução da aula eletiva e nossos alunos serão novamente protagonistas de um lindo projeto!
Nosso jornal é constantemente abastecido por informações sobre sustentabilidade. O protagonismo dos alunos, a prática ortográfica e a sustentabilidade fazem parte do nosso PPP.
Os alunos do 9º ano tiveram maior participação nas edições do Jornal Ecim Digital. Sarah, Emanuelle e Iago falaram da importância de nosso jornal e de como ele foi importante na escolha da nossa aluna Sarah, que criou seu próprio jornal, que faz circular entre a família e os amigos.
Várias disciplinas contribuem com conteúdo para nossas edições, dando a oportunidade de os alunos escreverem sobre variados temas e projetos durante todo o ano.
As edições feitas por mim eram disponibilizadas digitalmente para o grupo dos responsáveis, no Instagram da escola e, fisicamente, nos murais da escola. Segue o depoimento do aluno Iago sobre o Ecim Digital: "O jornal da escola foi um projeto incrível pra mim e pra muitos outros alunos. É algo que aproxima a todos na escola – alunos, professores, pessoal da limpeza, direção... Faz com que todos fiquem, além de bem-informados, imersos nesse grande ambiente escolar que compartilhamos. Que seja cada vez mais abraçado pelas pessoas que convivem nele!".