ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Midiaeducação
Jornal ECIM Digital
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Cívico Militar Carioca - 3ª CRE
Rua Conde de Porto Alegre, 301 - Rocha
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Escola Cívico-Militar - ECIM
AUTOR(ES)
Roberta Regina Costa Caroprese Toledo, Carlos Eduardo Jascone e Francisco de Assis
Roberta Regina Costa Caroprese Toledo, professora de Artes Plásticas, formada pela UFRJ, em Licenciatura em Educação Artística, com Especialização em Técnicas de Representações Gráficas, também pela UFRJ e concursada na Prefeitura do Rio de Janeiro e exercendo há 23 anos.

Carlos Eduardo Jascone, Formado em Ciências Biológica pela UERJ, Mestre em Ciências Biológica/Botânica pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor de Ciências PI-Ciências na SME/RJ e PI-Ciências na SEEDUC/RJ. Atua há 17 anos como professor e foi Diretor da ECIM Carioca até janeiro de 2023.

Francisco de Assis Rodrigues Júnior, formado em Ciências Biológica, Mestre em Ciências Biológica/Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor de Ciências PEF-Ciências na SME/RJ e PI-Ciências na SME/Duque de Caxias. Atua há 17 anos como professor e Diretor adjunto da ECIM até janeiro de 2023.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA DE ARTES, DIRETOR DA ECIM (2022) E DIRETOR ADJUNTO DA ECIM (2022)
OBJETIVOS
O nosso Jornal Digital, além de motivar os alunos na apropriação da escrita e da leitura, promover o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, também desenvolve o protagonismo infantil, permitindo o contato em diferentes contextos sociais.
HABILIDADES
9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Dezembro/2023
Através do nosso Jornal, a comunidade escolar fica em contato com os variados projetos da nossa escola durante o mês anterior. A participação variada de alguns professores, alunos e monitores, também variam de mês a mês, sendo voluntária a participação de cada um. Três alunos se tornaram mais frequentes como autores, juntamente com os diretores e eu, Roberta, como editora geral. Todos entregam as matérias no início do mês posterior aos eventos, juntamente com fotos, depois eu faço a editoração geral. Já para 2023, esse projeto será desenvolvido em uma aula eletiva por mim e todo editorado pelos alunos, com a minha orientação. O inicial desse projeto, foi feito pelo nosso diretor Carlos e pelo seu adjunto Francisco e eu assumi a editoração, As matérias são sempre de curiosidades, atividades, eventos, projetos e informes importantes para a comunidade escolar. Os alunos Sarah, Emanuelle e Iago, ambos do nono ano de 2022, exerceram uma constante participação no Jornal ECIM DIGITAL. Alguns outros alunos de variados anos também participaram de algumas edições, sendo orientados pelos seus professores. O Projeto é mensal e continuará em 2023 através ada aula eletiva, sendo novamente protagonistas de um lindo projeto. Todo o nosso jornal é constantemente abastecido de informações sobre sustentabilidade. O Protagonismo dos alunos, a prática ortográfica e a sustentabilidade, fazem parte do nosso PPP.
Os alunos do nono ano tiveram uma maior participação nas edições do nosso JORNAL ECIM DIGITAL. Sarah, Emanuelle e Iago, fizeram relatos da importância de nosso jornal e de como foi importante na escolha da nossa aluna Sarah, que criou seu próprio Jornal, que faz circular entre a família e os amigos. Várias disciplinas participaram de algumas edições, dando a oportunidade dos alunos escreverem sobre temas e projetos, durante todo o ano. As edições, feitas por mim, eram disponibilizadas, digitalmente, para o grupo dos responsáveis, no Instagram da escola e, fisicamente, em algumas edições, nos murais da escola. Segue a fala do aluno Iago: "O jornal da escola foi um projeto incrível pra mim e pra muitos outros alunos. É algo que aproxima todos na escola, alunos, professores, pessoal da limpeza, direção... Faz com que todos eles fiquem, além de bem informados, emergidos nesse grande ambiente escolar que compartilhamos, e que sejam cada vez mais abraçados pelas pessoas que convivem nele".
Registros
IMAGENS
Foto de todo o planejamento de Sarah Vasconcellos
Foto Iago
Texto Emanuelle Nunes sobre o jornal
Texto 2 de Sarah sobre sua experiência no jornal
Texto de Sarah sobre o Jornal
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.