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Boas Práticas
Alfabetização e Letramento
Alfabetizar jogando
Informações
Relato
Considerações Finais
UNIDADE DE ENSINO
EM Haydea Vianna Fiuza de Castro - 10ª CRE
Rua São Gomario S/N - Santa Cruz
AUTOR(ES)
Márcia Dias Vieira
Iniciei a minha trajetória profissional aos 42 anos, na graduação de Pedagogia. Já no 3º período da faculdade surgiu a oportunidade de fazer dois concursos, um de PEI e outro de PEF Anos Iniciais e, para minha surpresa, fui aprovada em ambos.

Primeiro, fui convocada para trabalhar como PEI, que foi o que fiz durante 1 ano e seis meses. Logo em seguida, fui novamente convocada, só que dessa vez para atuar como PEF Anos Iniciais, que é o que faço até hoje. Estou na mesma escola desde o início e lá se vão cinco anos e oito meses de um caminho que faço de mãos dadas com a alfabetização de turmas de 1º e 2º ano.

Devido a dificuldades de aprendizagem encontradas em turmas de Anos Iniciais, resolvi cursar uma pós-graduação em Psicopedagogia para ampliar meu olhar pedagógico e conhecer melhor as várias vertentes da alfabetização. Não satisfeita, matriculei-me em outra pós, dessa vez em Neurociências, para que pudesse entender o mecanismo do sistema nervoso e também como o cérebro humano aprende para, enfim, poder me tornar uma facilitadora do processo ensino-aprendizagem.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Professora
OBJETIVOS
• Promover a recuperação da aprendizagem de estudantes advindos de um contexto pandêmico, afastados das escolas por um longo período, pensando em atividades que lhes permitissem ampliar e sistematizar o contato com a língua escrita, sem ignorar a língua oral.

• Buscar desenvolver essa prática com elementos de ludicidade, com vistas à horizontalização nas relações com os estudantes.
ANOS DE ESCOLARIDADE
1º ano
HABILIDADES
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever o próprio nome utilizando-o como referência para ler e registrar outras palavras.
1º ano - Língua Portuguesa - Escrever palavras
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar relações fonema/grafema em diferentes textos, reconhecendo que alterações na escrita dos grafemas provocam alterações na composição e significado da palavra.
1º ano - Língua Portuguesa - Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas em atividades com diferentes gêneros textuais.
1º ano - Língua Portuguesa - Reconhecer e nomear as letras do alfabeto a partir do próprio nome e dos nomes dos colegas de turma.
1º ano - Língua Portuguesa - RECONHECER E UTILIZAR A DIREÇÃO DA ESCRITA EM SITUAÇÕES DE LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS.
1º ano - Língua Portuguesa - Utilizar, em situações de leitura e de escrita de textos, a direção da escrita.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/2021 até Setembro/2021
O ano de 2021 foi extremamente desafiador. Ainda em um contexto pandêmico, os estudantes, em sua grande maioria, chegaram à escola sem qualquer apoio pedagógico ou familiar. Por isso, logo, no primeiro momento, utilizei como estratégia de aprendizagem atividades lúdicas relacionadas à Educação Infantil e a seus eixos temáticos como movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia. Com isso, trabalhamos alfabeto, identidade (nome), numerais, formas geométricas, cores, leitura diária, contação de histórias, lateralidade e equilíbrio, entre outros.

Nas minhas pesquisas, percebi que os jogos educativos de alfabetização contribuíam de forma positiva nessa aprendizagem. Assim, utilizei recursos como:

• batalha da rima, aliteração, letra inicial e final, sílaba inicial e final na lousa, com visualização coletiva;

• quebra-cabeça, tangram, material dourado, texto fatiado, ordenação de palavras e frases e contação de histórias, para trabalhar a linguagem oral e escrita; e

• história sequenciada, diversidade de gêneros textuais e atividades extracurriculares, buscando entender as necessidades dos educandos de maneira pontual e respeitando suas limitações, mas sem esquecer dos que haviam conseguido um desempenho esperado e com eficácia.

O lúdico proporciona a relação da criança com o mundo externo, processo importante para o seu desenvolvimento psicomotor, tomada de decisão, criatividade, construção de hipóteses, organização do pensamento, planejamento de estratégias, obediência às regras e solução de conflitos. Segundo Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral”.

Ao longo de 2021, muitos obstáculos e desafios foram detectados e superados com dedicação e muita variedade de atividades extracurriculares direcionadas e individualizadas, trabalhando o lúdico, com a equipe unida e a incansável vontade de tornar possível o ensino-aprendizagem e a alfabetização real e verdadeira na nossa querida rede municipal de ensino público.
Os desafios de recuperação de aprendizagem promovem a busca de diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem. O uso de jogos no processo de alfabetização mostrou-se exitoso em nossa experiência. Os estudantes aderiram bem a proposta e me senti desafiada a estudar mais, a produzir mais. Para além do resultado obtido fica o legado de experimentar práticas diversificadas de ensino e poder constatar as diferentes formas de aprender.
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