Sou Priscila Gardel, professora de 40 horas semanais dedicadas à alfabetização, com 35 anos de experiência no magistério, dos quais 20, na rede da Prefeitura do Rio.
Atuei como professora de Educação Infantil, professora articuladora, professora de sala de recursos e atualmente pertenço à 4ª CRE da SME-Rio, atuando como professora alfabetizadora na E.M. Eneyda Rabello de Andrade, no bairro de Vigário Geral. Tenho graduação em Pedagogia e pós-graduação em Neurociências Pedagógicas. Sempre participei das formações propostas pela SME porque acredito que minha prática precisa estar sempre pautada por estudos e evidências. Sou uma professora romântica, que sonha e luta por uma educação afetuosa e significativa para as crianças, fazendo-as perceber o quanto são importantes para construirmos um mundo melhor! Essa é a minha maior fonte de inspiração.
A proposta do projeto Meias Aventuras, que foi desenvolvido pela MultiRio e distribuído a turmas de 1° ano das escolas da rede municipal do Rio, foi o ponto de partida da experiência narrada aqui. Esse rico material, que conta com aventuras gravadas em vídeos dos personagens, também nos possibilita ampliar as possibilidades de aprendizado com qualquer conteúdo, propondo desafios às crianças.
Aliás, foi com esse objetivo que nossa a turma, a 1101, começou a utilizar o kit Camarim Meio Mágico, material que a MultiRio distribuiu às escolas da rede. Construímos dois bonecos de meia que se incorporaram à temática Folclore e Meio Ambiente que, à época, estávamos desenvolvendo em sala de aula. Nosso desafio, então, foi encontrar os personagens descritos nas lendas folclóricas e utilizá-los em ações a favor do meio ambiente, já que quase toda essa literatura traz à tona temas que falam de convívio e cuidado com a natureza.
Na dinâmica de nossa atividade, cada personagem retratado nas lendas visitava um ponto turístico da cidade do Rio e lá encontrava os personagens do Meias Aventuras que não agiam de acordo com as regras de convívio coletivo nem nos espaços públicos da cidade nem na natureza. E, claro, nossos heróis do folclore davam pequenas lições de cidadania aos bonecos de meia!
E que natureza melhor para abordar do que a que temos em nossa Cidade Maravilhosa? Pois foi durante as nossas leituras, exposições de opiniões e conversas em roda (onde todos que queriam falar aprendiam a aguardar sua vez) que começamos a desenvolver as habilidades pretendidas, como:
Como as tradições culturais do nosso povo sempre despertam um encantamento especial nas crianças, utilizamos filtros do Instagram com vídeos para que elas pudessem experimentar a sensação de ser personagens do nosso folclore. Para isso, imprimimos os filtros e elaboramos coletivamente os diálogos. A escrita dos storyboards foi feita individualmente pelas crianças, com correções e ajustes à medida que líamos os textos.
Combinamos que a apresentação do teatro de fantoches seria gravada em vídeo, para que as crianças pudessem assistir a si próprias e para termos um registro permanente da construção do processo.
Na apresentação, foi fascinante as crianças lerem os diálogos que haviam escrito! Foi um momento marcante para a turma! Com as cenas impressas, confeccionamos o storyboard da apresentação teatral.
Nossa experiência culminou com um piquenique literário na “praia de Copacabana” da E.M. Eneyda Rabello de Andrade, preparado coletivamente com materiais descartados de obras ou trazidos de casa. As crianças ainda construíram brinquedos para levar ao piquenique reaproveitando materiais que também iriam para o lixo. Toda a comunidade escolar participou desse momento divertido e cheio de ginga com os carioquinhas da turma 1101!
Nossa experiência com o projeto Meias Aventuras possibilitou ampliar a expressão dos alunos em diferentes linguagens e tornou atraente e divertido o ato de aprender! A gama ampliada de habilidades desenvolvidas nessa proposta foi levada além dos muros da escola. Ser criança cidadã e o protagonismo que o conhecimento vivido lhes trouxe sempre estarão em suas vidas.
Todas as etapas – a criação dos fantoches; o encantamento dos filtros com os personagens das lendas folclóricas visitando nossa cidade maravilhosa; a redação e leitura dos roteiros para a apresentação do teatro; as conversas e pesquisas sobre o cuidado com os espaços tão lindos do Rio de Janeiro; a gravação em vídeo do teatro que apresentaram; até o piquenique literário na “praia de Copacabana” da escola; a conscientização sobre o descarte correto do lixo que produzem e seu reaproveitamento – tudo isso oportunizou às crianças uma vivência lúdica e urgente. Sim, aprender a ler o mundo e ter os olhos encantados para a escola.
Material Rioeduca - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/meias-aventuras
RIO DE JANEIRO: A CIDADE MARAVILHOSA - 1ªED.(2007). AUTOR: Marcia Noemia Guimaraes EDITORA : Cortez