Criado, em 1991, com a proposta de contar boas histórias em 60 segundos, o Festival do Minuto é tema do próximo programa da série Tela Aberta da MultiRio. Nesta quarta (12), o convidado é o cineasta Marcelo Masagão, que fala sobre como surgiu a ideia do festival e qual a sua importância para a promoção do cinema e do audiovisual - pioneiro no formato, o Festival do Minuto inspirou a criação de outros festivais do tipo em diversos países. Apresentado por Leticia Levy, Tela Aberta vai ao ar às quartas-feiras, às 18h30, na TV (canal MultiRio - 26 e 526 da NET/Claro), e no YouTube da MultiRio.
Cineasta e artista visual, Marcelo Masagão utiliza diferentes linguagens e técnicas em suas obras, como animação e colagem. Fundador e curador do Festival do Minuto (www.festivaldominuto.com.br), referência no cinema de curta duração no Brasil e no mundo, Masagão também conta, no programa, sobre a participação de estudantes e professores no festival, com a chamada para o envio de obras de escolas públicas em uma categoria especial.
Tela Aberta busca explorar o universo de técnicas e linguagens do audiovisual, com profissionais e especialistas de diferentes áreas que apresentam e discutem suas produções. No contexto da educação para as mídias, a produção tem como foco os estudantes e professores da Rede Municipal do Rio, além do público em geral interessado no tema.
O professor de Artes Cênicas Claudio Garcia, do Núcleo de Arte Professor Albert Einstein e da Escola Municipal Comunidade de Vargem Grande (7ª CRE); o cineasta Silvio Tendler, um dos grandes nomes do cinema brasileiro; e a atriz e produtora Daniela Gracindo, realizadora do Festival Internacional Pequeno Cineasta, são alguns dos convidados de alguns dos programas que já foram ao ar, disponíveis também no Portal MultiRio.