Prevenção nas escolas: videoaulas de Rioeduca na TV sobre COR e estágios operacionais
24 Maio 2022 | Por Assessoria de Comunicação

Foto do Evento de lancamento Um Rio de Possibilidades no Creja com grupo de professores alunos e representantes da SME do COR e da Multirio reunidos

A Secretaria Municipal de Educação, a MultiRio e o Centro de Operações Rio (COR) lançaram, nesta terça-feira (24), o programa educativo Um Rio de Possibilidades, produzido pelo Rioeduca na TV, e que tem como tema de abertura o COR e os estágios operacionais do município do Rio de Janeiro. Na ocasião, também foi lançada uma animação sobre os estágios para os alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA), no Centro.

Foto do Evento de lancamento Um Rio de Possibilidades no Creja com o presidente da MultiRio Paulo Roberto Miranda falando ao grupo presente na sala

O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, falou sobre a contribuição da MultiRio na parceria firmada com o COR. “Do ponto de vista educacional, tem a importância de conectar a realidade da cidade com o que é ensinado na sala de aula aos nossos alunos da EJA. Para a MultiRio, como parte da Secretaria Municipal de Educação, é um prazer muito grande contribuir com esse programa e com essas iniciativas nas videoaulas”, disse Paulo Miranda.

A subsecretária de Ensino, Teca Pontual, comentou a parceria do Rioeduca na TV com o COR: “O novo programa e o COR são uma oportunidade para abrirmos o universo do Rioeduca na TV para a cidade. É uma questão de utilidade pública trazer a informação que, às vezes, não chega aos nossos alunos e, também, levar as nossas videoaulas para ainda mais pessoas”.

Pra Saber de COR - A parceria também faz parte do projeto “Pra Saber de COR”, que consiste na produção e divulgação de conteúdos informativos sobre os estágios operacionais, em especial para estudantes e comunidade escolar. Atualmente, a cidade possui cinco estágios (Normalidade, Mobilização, Atenção, Alerta e Crise) que servem para sinalizar a gravidade de acontecimentos previstos ou andamento, e orientar a população em situação de emergência urbana.

Para a assessora de Planejamento e Crise do Centro de Operações Rio, Ana Carla Prado, a parceria com a Educação abrirá diversas portas para a promoção da cultura de prevenção de riscos. “É muito importante a participação da população, e o engajamento dos alunos vai potencializar ainda mais as ações de conscientização sobre os estágios operacionais. O evento de hoje marca o início de um grande projeto, que é o Pra Saber de COR nas escolas”, afirmou Ana Prado.

O subsecretário da Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, também participou do lançamento. “Encontros como esse são importantes para mostrar como é a dinâmica dos órgãos, e O COR é um grande agente integrador, que funciona 24h, faça chuva ou faça sol”, disse o representante da Defesa Civil.

Um Rio de Possibilidades - O novo programa, dentro da programação de videoulas de Rioeduca na TV, conta com uma abordagem mais dinâmica, com as videoaulas gravadas em diversos equipamentos da cidade, proporcionando um alinhamento com os eixos do currículo da Educação de Jovens e Adultos.

Onde assistir - Um Rio de Possibilidades vai ao ar às terças-feiras, a partir das 11h45 e com reapresentação às 20h, pelo canal MultiRio (canal 26 e canal HD 526 da NET/Claro), e se junta à programação de aulas mais curtas voltadas para todos os anos de escolaridade. Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube (http://www.youtube.com/multiriosme). A programação completa da semana, organizada por anos de escolaridade e com todos os horários, também está disponível em www.multi.rio/rioeducanatv.

Com informações das Assessorias de Comunicação Social da MultiRio e do Centro de Operações Rio.