05 Julho 2021

Rioeducopedia capa v2

O ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro foi desenvolvido com a MultiRio e oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores.

Os estudantes da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro ganham mais um reforço ao aprendizado: a Rioeducopédia. A plataforma faz parte das ações de ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação e foi desenvolvida com a MultiRio. O ambiente virtual de aprendizagem oferece conteúdos em diferentes formatos e linguagens, produzidos por professores da Rede, em uma experiência na qual o aluno, de forma autoinstrucional, amplia o conhecimento com percursos organizados por ano de escolaridade, componente curricular - como Matemática e Ciências -, e bimestre. A plataforma é voltada para estudantes de todos os anos do Ensino Fundamental, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), e para os da Educação Infantil, preferencialmente a partir dos 5 anos.

Rioeducopedia Apresentacao TWITTER v4

Em um ambiente lúdico e atraente, o aluno assiste a uma aula apresentada por um professor (Videoaula) sobre temas como frações, sinais de pontuação ou clima; exercita o que aprendeu em atividades, relacionando ao Material Rioeduca (Desafio); e atesta o conhecimento no Quiz Educa, além de ter acesso a materiais complementares (Para Saber Mais). Neste “caminho”, no qual, intuitivamente, o estudante vai avançando e progredindo, percurso a percurso, aula a aula, ele se torna também protagonista de seu aprendizado. Já o professor, com a Rioeducopédia, ganha uma nova aliada para complementar suas atividades pedagógicas e despertar o interesse de seus alunos.A Rioeducopédia reforça, a partir da forma como foi desenvolvida, a integração de ações da Secretaria: as videoaulas de Rioeduca na TV, o aplicativo Rioeduca em Casa e o Material Rioeduca.

Como acessar a Rioeducopédia

Estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro podem acessar a Rioeducopédia pelo aplicativo Rioeduca em Casa, em um botão disponível na aba Outros. Para fazer login na plataforma, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e o ano de nascimento (no formato DD/MM/AAAA). Já o professor deve clicar em Matrícula do Professor e fazer login com sua matrícula e início do CPF. O acesso inicial à Rioeducopédia pela aba Outros do app Rioeduca em Casa não requer um novo login - o usuário já estará autenticado pelo aplicativo, ambiente no qual a navegação é gratuita, sem consumo do pacote de dados.