12 Junho 2021
0
0
0
s2sdefault
 

thumb conversasExpressão de pensamentos e sonhos, mas também de angústias e desejos. A poesia vem sendo uma importante linguagem para que professores e alunos explorem suas emoções, especialmente em tempos de pandemia. Com isso, e a partir de uma ação desenvolvida pelo Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap), da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, a MultiRio lança a série audiovisual Conversas Poéticas, formada por programas curtos que compartilham essa experiência e dá visibilidade à produção autoral escolar.

A produção será lançada em uma live, nesta segunda-feira (14), às 11h, com transmissão pela TV (canal 26 e 526 da NET), pelo YouTube e pelo aplicativo Rioeduca em Casa (canal Todos Juntos). Durante a live, a gerente do Niap, Katia Rios, e Camilla Oliveira, psicóloga do Núcleo, conversam com a jornalista Patrícia Costa, da MultiRio, sobre o projeto do Niap e a série. Também participam da transmissão as professoras Silvia Nara Pires (E.M. Victor Hugo) e Karine Dull (E.M. Rotary), além das estudantes Marília Gabriela (E.M. Victor Hugo) e Amanda Vitória (E.M. Profª Lavínia de Oliveira Escragnolle Dória), que vão declamar seus poemas.

Produzidos de forma remota, com gravações realizadas pelos próprios participantes com seus celulares, os programas têm cerca de 3 minutos de duração e mostram o resultado do projeto do Niap. Estudantes e professores, que participam do projeto, apresentam os episódios e declamam seus poemas, que falam sobre a poesia como forma de expressão, saudade, o Rio de Janeiro e a experiência de ser poeta, entre outros.

Conversas Poéticas vai ao ar todas as semanas, às segundas, quartas e sextas-feiras, durante a programação da MultiRio pela TV (canal 26 e 526 da NET). Os episódios também podem ser assistidos no canal da MultiRio no YouTube, com novos vídeos da produção a cada semana.