ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Desenvolvimento sustentável para crianças
02 Outubro 2017 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

 

Soluções para os problemas mais graves da atualidade estão contempladas nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Fonte: Canal da Unesco)

Erradicação da pobreza, igualdade de gênero e outros tantos temas indispensáveis para a saúde do planeta, o bem-estar social e o fortalecimento da cidadania acabam de receber um tratamento à altura de sua importância. Desde 13 de julho, a representação no país da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disponibiliza, no seu canal no YouTube, uma série de vídeos que explicam 9 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o público infantil, em português, espanhol e inglês. A proposta é auxiliar educadores a despertar a atenção das crianças e estimular o debate precoce, o que pode contribuir bastante para a formação de adultos mais conscientes. A iniciativa é uma parceria com o Ministério da Educação e com o Ministério do Meio Ambiente, em consonância com o compromisso firmado em 2015 por diversos países, inclusive o Brasil, na Agenda da Educação 2030. 

Investimento na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

quadroSegundo os especialistas envolvidos na produção, havia carência de material audiovisual apropriado para gerar sensibilização de crianças na faixa dos 7 aos 11 anos. Por isso, junto com os vídeos, a Unesco lançou um guia bastante completo para incentivar a EDS. Além de atividades sugeridas para professores e gestores, o manual faz um detalhamento sobre a formulação de cursos na área e chega a discutir a implementação de estratégias nacionais. Educação para o Desenvolvimento de Objetivos Sustentáveis – Objetivos de Aprendizagem é uma tradução para o português de uma publicação editada pela Unesco em 2017 e distribuída em vários idiomas, disponível para download.

A Unesco promove a EDS desde 1992, lidera e coordena a Agenda da Educação 2030, que é uma das estratégias de um movimento global para erradicar a pobreza até aquele ano, utilizando os 17 ODS. O Objetivo 4, dedicado à Educação, pretende “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, proposta totalmente alinhada com as exigências do século 21.

Fontes:

Press-release da Unesco

Educação para o Desenvolvimento de Objetivos Sustentáveis – Objetivos de Aprendizagem, 2017.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp