A diretora adjunta Paula Viana reuniu professoras, funcionárias e mães de crianças do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Maria Cecilia Ferreira (8ª CRE), em Realengo, para realizar o Mapa de Empatia, uma das ferramentas propostas pela SME no processo de autoavaliação das unidades escolares. O objetivo da dinâmica é refletir sobre a percepção de cada membro da comunidade escolar e seus respectivos papéis, desejos e anseios, em busca de compreensão e respeito às diferentes opiniões.
Balões vermelhos foram distribuídos aos grupos. No interior de cada um, havia perguntas sobre como os responsáveis pelas crianças que frequentam o EDI pensam, sentem, veem, ouvem, falam e agem em relação ao trabalho realizado na unidade, além de questionamentos sobre suas dores e necessidades. Depois de debaterem a questão, um representante de cada grupo contava para todos os presentes a conclusão obtida.
Professoras do EDI relatam o resultado dos debates.
A diretora adjunta ressaltou que o trabalho no EDI é feito a partir de projetos pedagógicos que privilegiam a escolha das crianças, levando em consideração suas próprias vivências e experiências pregressas. Segundo Paula, os professores atuam como mediadores no desenvolvimento das crianças.
A diretora adjunta, Paula Viana.
A professora Kelly Venâncio foi a porta-voz do grupo que discutiu o que os responsáveis falam e fazem quando estão no EDI.
No encerramento, a diretora adjunta lembrou que o processo de autoavaliação da unidade ainda terá novas reuniões até chegar ao plano de gestão para os próximos três anos. “Vamos projetar quais caminhos seguir, metas, novas possibilidades e também possíveis percalços a serem enfrentados”, disse Paula.
23/05/2018
Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
22/05/2018
Unidade da 9ª CRE reuniu a comunidade para definir metas e estratégias.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
21/05/2018
Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
18/05/2018
Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
16/05/2018
Professoras da unidade localizada na 2ª CRE acreditam que o processo trará benefícios para a escola.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
15/05/2018
Processo é antigo na escola da 3ª CRE e tem sido fundamental para o seu avanço.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
14/05/2018
Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
11/05/2018
As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
09/05/2018
Escola da 5ª CRE deu salto de qualidade ao dar voz e ouvidos a todos.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
08/05/2018
Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018