Matemática pode ser lúdica e abrir caminhos: onde aprender mais e tirar as dúvidas
07 Outubro 2022 | Por Márcia Pimentel

Videocaptura. Tela da animação Meias Aventuras. Em um fundo roxo, o personagem Meia, um fantoche de meia, aparece com uma camiseta de atleta e cabelos azuis, feitos de lã, com uma faixa laranja. Ao lado dele, ilustrações de placas verdes com a contagem em sequência de 10m, 20m e 30m. No topo, uma bandeira quadriculada branca e preta.
Cena do episódio A corrida, da animação Meias Aventuras produzido pela MultiRio

Cerca de 5 mil alunos da Rede Municipal de Educação participaram do Festival Nacional de Matemática, realizado na Marina da Glória pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), entre os dias 29 de setembro a 1º de outubro. O evento teve o objetivo de apresentar esta área do conhecimento de forma lúdica e desmitificada para os estudantes, além de mostrar como ela tem múltiplas funções, desde a ciência até o exercício da cidadania.

Embora esteja presente no dia a dia, a Matemática é cercada de mitos. É tida, por exemplo, como uma área que, profissionalmente, só existe no campo da licenciatura. O diretor-adjunto do Impa, Claudio Landim, um dos palestrantes do evento, conta no blog do Instituto, quando decidiu fazer faculdade de Matemática, teve que explicar para várias pessoas que esta área do conhecimento apresentava muito mais possibilidades de trabalho.

“Há matemáticos trabalhando nos mais variados ramos, da indústria ao setor financeiro, da computação à logística”, diz no blog. Isso sem falar da presença determinante da Matemática na Engenharia, Estatística, Economia, Ciência de Dados, Física, Astronomia, Atuária (ciência que analisa e gerencia riscos e expectativas de quaisquer naturezas) e muitos outros campos profissionais.

Matemática, na verdade, é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos, mas também na formação dos cidadãos. Conforme informações da assessoria de comunicação do Impa é o que defende oMarcelo Viana, diretor-geral do instituto. Afinal, sem ela, não há como conferir o troco, fazer uma receita culinária, calcular os juros cobrados em alguma operação financeira, só para citar alguns exemplos práticos de sua presença na vida prática.

Se joga!

Além de viabilizar a participação dos alunos no Festival, a Secretaria Municipal de Educação (SME) participou do evento com um estande focado nos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs). O stand teve seu layout elaborado pela equipe da MultiRio e contou com estações de experiência que disponibilizaram recursos para o público manipular e experimentar.

Por meio de vídeos, a MultiRio também apresentou ao público o projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, o tutorial do aplicativo Rioeduca em Casa e, ainda, produções curriculares relacionadas à Matemática: a série Tempo de Estudar  e a multiplataforma Meias Aventuras, ambas disponíveis aos alunos e professores da Rede.

Conheça os produtos da MultiRio que ajudam professores a instigar o pensamento matemático dos alunos, de forma lúdica, e a compreender os componentes curriculares dados em sala de aula. Confira!

Adoro Problemas
Em ritmo de aventura, os personagens Bruno, Luísa e Guto utilizam a Matemática para vencer os desafios de seu movimentado dia a dia.

Meias Aventuras - Educação Infantil e Alfabetização
Multiplataforma com atividades e objetos de aprendizagm divertidos que proporcionam o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada criança, incluindo o campo de experiência da Matemática.

Procura Acha - 6º Ano
Por meio de computação gráfica e filmes, desenvolve o pensamento matemático de forma instigante e contextualizada, a partir de situações do cotidiano, jogos e demais recursos.

Procura Acha - 7° Ano

Tempo de Estudar - Matemática - 5º ano
Videoaulas apresentadas pelo professor Heitor Oliveira.

Tempo de Estudar - Matemática - 6º ano
Videoaulas com o professor Heitor Oliveira.

Tempo de Estudar - Matemática - 7º ano
Videoaulas com o professor Marcelo Salvador.

Tempo de Estudar - Matemática - 8º ano
Videoaulas com o professor Clayton Botas.

Tempo de Estudar - Matemática - 9º ano
Videoaulas de revisão. Geometria, com o professor Anderson de Oliveira. Álgebra, com a professora Gina Pereira e com o professor Heitor Oliveira.

Ideias e Caminhos – Fato Matemático
A partir de produtos da MultiRio, ajuda o professor a planejar as aulas de forma integrada à abordagem conceitual.

Ideias e Caminhos – Matemática sem Segredos - 3ºano
Indica caminhos e ações que favoreçam a aprendizagem.

Ideias e Caminhos - Matemática em Flashes - 9º ano
A partir de uma situação-problema, busca a compreensão e a construção do pensamento matemático em Álgebra e Geometria.