ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade
SÉRIE
04 Novembro 2022 | Por Pedro Soares
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
ANDAR 4 CRE BERNARDO CAST
Sala de Leitura com a figura de Carolina Maria de Jesus: inspiração para o podcast. Imagens cedidas pela unidade escolar.

 

Criar um podcast como forma de aproximar a comunidade da escola, quebrando estereótipos de quem vive numa favela carioca, a partir do protagonismo dos estudantes locais. Esta é a expectativa da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), localizada no bairro da Penha, nas imediações da Vila Cruzeiro, e que envolve alunos de quatro turmas do 7º e 8º ano.

O podcast intitulado de “Bernado Cast” surge a partir da vontade dos alunos em desenvolver a prática social da escrita e da leitura, e ter o contato com obras literárias. A unidade é repleta de grafites de personagens importantes, como Nelson Mandela e Charles Darwin, e na Sala de Leitura, a imagem da escritora Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo” (1960) e que dá nome ao espaço, é fonte inspiradora para o podcast:

“O inicio seria um diário impresso, nos inspiramos na Carolina Maria de Jesus, e a ideia foi fazer um diário da Vila Cruzeiro, assim como ela fez um diário na favela do Canindé”, diz o professor de Língua Portuguesa, Pedro Paulo Machado.

Durante a visita da equipe da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede à unidade escolar, os alunos optaram pelo formato, o que foi acatado por Pedro Machado, que considera que as novas tecnologias podem servir para estudo e que os professores não podem ver o seu uso como uma ameaça ao aprendizado:

“Podcast foi o que os alunos escolheram porque dá para manter a estrutura de um diário, mas numa mídia que é mais próxima deles. Às vezes, na sala de aula, essa parte digital é vista como inimiga. Eles ficam muito no TikTok, mas eles têm costume de ouvir podcast, reconhecem como uma forma de adquirir conteúdo”, explica o professor.

Aluno do 7º ano, Cláudio Cauê da Silva do Nascimento é um ouvinte de podcasts e mostra que compreendeu bem sua definição:

“É uma forma de áudio que pode ser considerada como rádio, e a pessoa pode ouvir a qualquer momento”, explica o aluno, em depoimento em vídeo que a escola produziu para o lançamento da Andar.

ANDAR 4 CRE BERNARDO CAST 02
Equipe da MultiRio em visita à Bernardo de Vasconcellos para apresentação da Andar

 

Alcance na comunidade e protagonismo local dos estudantes

O podcast “Bernardo Cast” pretende explorar a oralidade da contação de histórias. Já a partir do primeiro episódio, os alunos irão entrevistar moradores antigos da Vila Cruzeiro. Pedro Machado guarda surpresa sobres nomes, mas afirma que o objetivo é que o conteúdo alcance além dos muros da escola:

“O podcast está sendo pensado pelos alunos para ser ouvido pelas pessoas que moram na região, seus amigos e vizinhos”, explica o professor. Com a representatividade do território em que os alunos vivem, eles poderão valorizar a dignidade dos moradores de favelas:

“Trabalhamos muito a questão do território, é aquilo que as pessoas são, para muito além dos estereótipos de quem mora numa comunidade. O podcast demonstra que temos conteúdo”, explica o professor.

As tarefas são divididas pela equipe conforme os anos de escolaridade: alunos do 7º ano são os entrevistadores, e os do 8º desenvolvem as perguntas. Atualmente, a equipe é formada por quatro alunos, mas Pedro Machado abre o convite a todos e acredita num aumento em breve. Ele explica os desafios para a produção dos episódios, como diferença de turnos e agendamento de entrevistas:

“Alguns alunos são da tarde, outros da manhã, algumas partes são gravadas separadamente, temos que agendar com as pessoas”, diz o professor, que pretende publicar os episódios quinzenalmente.

O aluno Miguel Vítor Muniz Boa Esperança diz, em depoimento para o encontro da Andar na MultiRio, que cada episódio terá meia hora de duração e adianta temas imprescindíveis para o “Bernardo Cast”:

“Nós seremos os entrevistadores, e entrevistaremos professores, funcionários e outros alunos da escola, e os temas serão racismo, tipos de preconceito, e desigualdade social”, revela o aluno.

Protagonismo que aproxima a escola da comunidade

Pedro Machado explica ainda que o podcast, apesar de não ser uma mídia escrita, pode incentivar a produção textual na escolha das perguntas corretas, além de convergir com outras disciplinas, como História ou Geografia:

“Eles estão pesquisando a história da Vila Cruzeiro, e automaticamente, a história da Penha. De certa forma, tem algo interdisciplinar, eles vão entrevistar professores de diversas matérias, vão precisar estudar o conteúdo”, diz o professor.

A diretora da E.M. Bernardo de Vasconcellos, Daniela Azini Henrique destaca, além da interdisciplinaridade, o protagonismo da turma:

“São eles que vão narrar e eleger as histórias a serem narradas, vão buscar os personagens, abrindo uma brecha para a construção de um currículo digital feito por alunos da rede, e isso é uma experiencia fantástica”, diz a diretora.

ANDAR 4 CRE BERNARDO CAST 03
Artista Ângelo Campos, ex-aluno e morador da Vila Cruzeiro, produziu os grafites da escola. Imagens cedidas pela unidade escolar.

 

Professora de História à frente da direção da unidade desde 2017, Daniela Azini menciona o projeto “Ser e Pertencer”, que se fundamenta em eixos como memória, identidade e pertencimento. O projeto desenvolve ideias como o Rolé na Penha, em que os alunos apresentam o bairro aos professores, e o Vale a Penha, produção de vídeos em parceria com a MultiRio:

“O projeto ‘Ser e Pertencer’, ao mesmo tempo em que fala de símbolos do bairro, como a Igreja da Penha, também explora a diversidade local, formada por diferentes vozes. A gente entende que estes alunos e alunas trazem narrativas que não podem ficar do lado de fora. Eles têm uma contribuição única e singular”, diz a diretora.

O grafite mais recente na E.M. Bernardo de Vasconcellos, outra homenagem a Carolina Maria de Jesus, logo na saída, está sendo finalizado pelo artista visual Ângelo Campos, ex-aluno, com origem na Vila Cruzeiro, que produziu os demais grafites da escola. Segundo Daniela, desta vez, a imagem virá acompanhado da frase “eu escrevi a realidade”, cunhada pela escritora.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio.
 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

17/05/2023

Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio. 

Andar

texto
Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

19/12/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil

Andar

texto
Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

12/12/2022

Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.

Andar

texto
Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar

texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar

texto
Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

19/10/2022

Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania

Andar

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar

texto
Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

04/10/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.

Andar