ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira
SÉRIE
09 Novembro 2022 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Acervo da escola


O sonho de uma aluna do 1º ano, Marina Bernardo, de ser jornalista e comandar um programa de TV, se juntou com o desejo da equipe diretora da E.M. Oswaldo Teixeira (5ª CRE) em desenvolver um projeto jornalístico. A proposta existia há cerca de quatro anos, desde que a escola, localizada em Quintino, deu início a um movimento de renovação de suas práticas pedagógicas.

Segundo a diretora da unidade escolar, Bruna Mannarino Serpa Neves, a ideia de desenvolver um jornal apoiava-se nos estudos dos gêneros textuais, no ensino da linguagem e nas discussões sobre letramento que se tornaram relevantes no século atual. Mas tudo estava apenas no campo da teoria. O que existia na escola, até então, era um jornal-mural, feito sem interação com os alunos, até que a vontade de Marina Bernardo transformou a teoria em prática.

Escola artesanal

Quando a ideia de desenvolver um jornal feito pelos estudantes começou a se desenhar na escola, anos atrás, pensava-se em um formato impresso clássico. Mas as práticas da escola acabaram transformando esse pensamento original.

É que, no decorrer dos últimos anos, a unidade passou a desenvolver projetos de curtas e animações e a construir sua memória por meio do registro dos eventos em vídeos e fotos. Fora isso, segundo a diretora, o projeto político-pedagógico (PPP) da E.M. Oswado Teixeira (EMOT), baseado no conceito de escola artesanal, se sustenta na ideia de que cada um precisa construir seu próprio “rosto” e identidade.

“A escola artesanal abandona a concepção de linha de montagem, em que todos precisam se adequar a um mesmo molde. O jornal audiovisual é condizente com nosso PPP e com a identidade que a EMOT vem construindo, e não exclui as possibilidades de ampliação do repertório de leitura e escrita, tendo em vista a necessidade de construção de pautas e roteiros”, explica Bruna Serpa Neves.

Jornal da EMOT

Um dos objetivos do Jornal EMOT é fazer a cobertura das práticas e ações da escola. Mas não só isso: estimular o protagonismo dos estudantes, colocar em pauta questões de âmbito social e cultural e noticiar as reivindicações dos alunos e professores também estão no rol de interesse.

Sob a orientação da equipe diretora da escola, a aluna Marina Bernardo pôs a mão na massa com grande entusiasmo. Afinal, ela sempre sonhou em apresentar um telejornal. E quem assiste ao resultado se surpreende com o carisma e a desenvoltura da menina no cumprimento do papel de comunicadora, como é possível conferir no vídeo abaixo:

Assim que o primeiro Jornal EMOT começou a ser veiculado nas redes sociais da escola, logo outros alunos mostraram-se interessados em participar do projeto - da Educação Infantil ao 9º ano. Para absorvê-los, a coordenadora pedagógica Mariane Sousa elaborou uma planilha com as atividades e funções pelo quais cada um é responsável:

Alguns têm que fazer a cobertura de áreas específicas, como as práticas esportivas da escola e o Clube de Leitura, por exemplo. Outros têm que gravar, ler e estudar o roteiro. Ou discutir, definir e elaborar as pautas. Tudo claro, sob a orientação da coordenação pedagógica.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio.


O Jornal EMOT é uma das iniciativas selecionadas para integrar a primeira fase da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

17/05/2023

Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio. 

Andar

texto
Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

19/12/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil

Andar

texto
Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

12/12/2022

Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.

Andar

texto
Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar

texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar

texto
Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

19/10/2022

Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania

Andar

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar

texto
Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

04/10/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.

Andar