ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Lima Barreto

Inquietude e senso crítico. Os mistérios da loucura; a escrita do extremo e a relação visceral com a cidade. Convidados: Luciane Hidalgo, jornalista e doutora em Literatura Comparada pela UFRJ; e Luiz Antônio Pilar, diretor da peça Lima Barreto, ao Terceiro Dia.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
No coração do Brasil

No coração do Brasil

04/02/2016

Destaca duas obras profundamente ligadas ao coração do Brasil: o livro Adeus, Rio Doce e o filme Betinho – A Esperança Equilibrista. Convidados: Geny Vilas-Novas, escritora; e Victor Lopes, diretor do documentário que retrata a vida do sociólogo Herbert de Souza e que foi eleito pelo público o melhor na categoria, no Festival do Rio 2015.

Cidade de Leitores

video
Romance de formação

Romance de formação

04/02/2016

Rituais de passagem da adolescência para a idade adulta. O romance O Próximo da Fila fala sobre a trajetória de um adolescente morador da periferia. Dois espetáculos de balé inspirados em Sonho de uma Noite de Verão e Romeu e Julieta, de Shakespeare. Convidados: Henrique Rodrigues, poeta, cronista e contista; e Pedro Pires, diretor artístico da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói.

Cidade de Leitores

video
Construções e transformações

Construções e transformações

04/02/2016

O uso da imagem para construir visões de mundo e reconstruir lembranças. O livro de contos Dinamarca, de Igor Dias, que mescla o banal e o extraordinário. A peça Inútil a Chuva, uma experiência cenográfica de grande impacto visual. Convidados: Igor Dias, poeta e escritor; e Paulo de Moraes, autor e diretor de teatro.

Cidade de Leitores

video
Mitologias e lendas

Mitologias e lendas

06/01/2016

A África imaginária e ancestral da peça Salina, em uma história de ódio e perdão, propõe uma reflexão sobre as raízes africanas do Brasil. No livro Sangue Azul, voltado ao público juvenil, o universo da mitologia presente na literatura fantástica traz elementos históricos, paixão, fugas e batalhas. Convidados: Ana Teixeira, diretora da Companhia Amok de Teatro e codiretora da peça Salina; e Ana Carolina Delmas, doutoranda em História e autora do romance Sangue Azul.

Cidade de Leitores

video
O real e o inverossímil

O real e o inverossímil

06/01/2016

O livro de contos O Ofício de Penélope alterna o convincente e o inverossímil, misturando histórias mágicas com o mundo real. Na peça Infância, Tiros e Plumas, um crime dentro do avião, lançando suspeitas sobre todos os passageiros. Convidados: Ronize Aline, escritora, autora do livro; e Inez Viana, diretora da peça.

Cidade de Leitores

video
Jovens talentos

Jovens talentos

06/01/2016

O romance policial Dias Perfeitos e o terror psicológico da trama. A montagem da peça Consertam-se Imóveis, que discute os limites éticos e filosóficos da verdade e da mentira. Convidados: Raphael Montes, advogado e autor do livro; e Keli Freitas, atriz, dramaturga e autora do espetáculo.

Cidade de Leitores

video
Ensaios urbanos

Ensaios urbanos

06/01/2016

Os bens materiais e imateriais do Rio de Janeiro. A cultura da cidade na Zona Norte, nos subúrbios e, também, na Zona Sul. Convidados: Luiz Antonio Simas, mestre em História Social pela UFRJ e autor de Pedrinhas Miudinhas – Ensaios sobre Ruas, Aldeias e Terreiros; e Henrique Koifman, jornalista e autor do livro Fotodiário, com imagens registradas por telefone celular.

Cidade de Leitores

video
Movimento jovem

Movimento jovem

06/01/2016

A nova geração de artistas da cena musical carioca e das artes cênicas. A diversidade de vozes e olhares de produtores culturais e músicos da cidade no livro Som & Pausa, de Fabiane Pereira. Convidados: Matheus Lima, ator da Companhia de Teatro Manual, bacharel em Artes Cênicas/Interpretação pela Unirio; e Fabiane Pereira, jornalista, autora e programadora musical do Faro MPB, da Rádio MPB FM.

Cidade de Leitores

video
Sobre fatos

Sobre fatos

06/01/2016

Relatos publicados em um blog especializado em casos inusitados transformados em ficção no livro Baseado em Fatos Reais. O monólogo A Descoberta das Américas narra as aventuras de um homem rústico que escapa da Inquisição embarcando em uma das caravelas de Cristóvão Colombo. Convidados: Fernando Moreira, jornalista, criador do blog Page Not Found e autor do livro citado; e Julio Adrião, ator do monólogo e diretor teatral.

Cidade de Leitores

video
Memória de família

Memória de família

05/01/2016

As questões familiares na literatura e no teatro; a relação entre pais, filhos e irmãos, com seus segredos, alegrias, dores e culpas. Convidados: Francisco Azevedo, autor do romance O Arroz de Palma, que narra a saga de cem anos de uma família que vem de Portugal para o Rio de Janeiro; e Artur Ribeiro, ator, diretor e autor da peça Irmãos de Sangue.

Cidade de Leitores

video
O escritor e sua cidade

O escritor e sua cidade

05/01/2016

A relação do carioca João do Rio e do paulistano Mário de Andrade com suas cidades de origem. A reconstituição do Rio de Janeiro de 1912 para o filme Muitos Homens num Só, baseado no livro Memórias de um Rato de Hotel, de João do Rio. E o ensaio biográfico Eu Sou Trezentos – Mário de Andrade: Vida e Obra. Convidados: Mini Kerti, cineasta e diretora do filme; e Eduardo Jardim, autor do livro e doutor em Filosofia pela UFRJ.

Cidade de Leitores

video
Contos e sonhos

Contos e sonhos

21/12/2015

Produções voltadas para o público infantil e juvenil; a possibilidade que a literatura tem de falar sobre qualquer tema, mesmo os que poderiam ser considerados impróprios para determinadas idades. Convidadas: Stella Maris Rezende, desenhista, cantora, atriz e escritora vencedora, em 2012, do prêmio Jabuti de melhor romance juvenil, com o livro A Mocinha do Mercado Central; e Bianca Mól, roteirista e videocontadora de histórias do canal Garota Desdobrável, no YouTube.

Cidade de Leitores

video
Contos e cantos

Contos e cantos

21/12/2015

A produção artística feminina; temas, tramas e personagens de dramas femininos; mulheres protagonistas. Convidadas: Daúde, cantora e compositora; Maria Christina Monteiro de Castro, jornalista e escritora, participou da coletânea de contos Acerto de Contas; e Thaïs Jacobsen, autora de O Aconchego do Veludo.

Cidade de Leitores

video
Rio de todos os tempos

Rio de todos os tempos

10/12/2015

O Rio de Janeiro em diferentes épocas e o que muda na relação do carioca com a cidade. O livro Rio em Seis Tempos, que reúne seis histórias que mostram as mudanças na essência do ser e do sentir carioca através do tempo; e a exposição O Mar de Malta, que revela como o mar transformou a vida do habitante do Rio no início do século XX. Convidados: Alexandre Kostolias, escritor e tradutor brasileiro, autor do livro; e Milton Guran, antropólogo e fotógrafo brasileiro, curador da exposição.

Cidade de Leitores

video
Lembranças preciosas

Lembranças preciosas

10/12/2015

Obras que têm a delicadeza como característica principal, na forma e no conteúdo. O livro Na Dobra do Dia aborda o universo carioca em crônicas cheias de lirismo. Na peça Santa, em que a dança é o fio condutor, um casal revisita os encontros e desencontros vividos no passado. Convidados: Marcelo Moutinho, escritor, jornalista e autor do livro; e Guilherme Leme Garcia, diretor e ator do espetáculo.

Cidade de Leitores

video
Amor e relação

Amor e relação

10/12/2015

A busca da palavra exata para definir sentimentos. O amor, o desamor, a desilusão, o ciúme e a indiferença. As histórias de grandes clássicos românticos. Convidados: Carlos Eduardo Leal, psicanalista e autor do romance A Última Palavra; e Ivan Sugahara, diretor da peça Beija-me Como nos Livros.

Cidade de Leitores

video
Rio visual

Rio visual

10/12/2015

O Rio de Janeiro do início do século XX e o da atualidade retratados a partir de suas ruas, seus monumentos e espaços populares, em duas obras que declaram o amor pela cidade. Um olhar sobre a Belle Époque carioca no livro João do Rio e seus Cinematographos, de Aline Novaes. Nas poesias de André Vallias em Oratório – Encantação pelo Rio, a homenagem é inspirada na Rocinha, no Corcovado e no Sambódromo. Convidados: Aline Novaes, doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio; e André Vallias, poeta e designer gráfico.

Cidade de Leitores

video
Amor jovem

Amor jovem

01/12/2015

A fragilidade das relações afetivas entre as novas gerações, retratada no filme Ponte Aérea. As emoções e os sentimentos no romance Este É um Livro sobre Amor, de Paula Gicovate. Convidados: Paula Gicovate, romancista, contista e roteirista; e Julia Rezende, cineasta e roteirista do filme Ponte Aérea.

Cidade de Leitores

video
Arte e memória

Arte e memória

30/11/2015

Em destaque, o livro A Arte de Mentir, uma reunião de crônicas que exploram o humor e a ironia. O documentário Cauby – Começaria Tudo Outra Vez conta a história de sucesso do cantor Cauby Peixoto. Convidados: Cicero Sandroni, jornalista, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor do livro; e Nelson Hoineff, documentarista, jornalista, produtor, e diretor do filme.

Cidade de Leitores

video
Rio-Arpoador

Rio-Arpoador

18/11/2015

O Rio de Janeiro em fotos de personalidades. O livro Gente do Rio – Eles Iluminaram a História conta aspectos da história da cidade por meio de biografias de 90 figuras notáveis, como Estácio de Sá, Tom Jobim, Carmen Miranda e Machado de Assis. As fotografias de Frederico Mendes na obra Arpoador, com texto de Gilberto Braga, registram a relação entre homem e natureza na paisagem carioca. Convidados: Nilo Dante, jornalista e organizador do livro Gente do Rio – Eles Iluminaram a História; e Frederico Mendes, repórter fotográfico.

Cidade de Leitores

video
Ecologia

Ecologia

18/11/2015

A relação entre ecologia, caça, criação de gado e turismo. Uma reflexão sobre o desequilíbrio causado no ecossistema pelos excessos da sociedade de consumo. Convidados: Felipe Süssekind, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e autor do livro O Rastro da Onça: Relações entre Humanos e Animais no Pantanal; e Luiz Felipe Reis, jornalista, cofundador da Polifônica Cia. de Teatro e autor da peça Estamos Indo Embora...

Cidade de Leitores

video
Nova mente

Nova mente

29/06/2015

O impacto das novas tecnologias no cotidiano das pessoas. A cultura do século XXI e a presença do mundo digital em nossas ações. Convidados: Anna Lucia King, psicoterapeuta, doutora em Saúde Mental pela UFRJ e autora do livro Nomofobia; e Letícia Stallone, linguista e curadora da exposição Virei Viral.

Cidade de Leitores

video
Masculino/feminino

Masculino/feminino

29/06/2015

A relação cotidiana entre homens e mulheres na visão de 20 escritoras de variados estilos literários. As diferenças entre o masculino e o feminino na maneira de lidar com os desafios e as alegrias da vida. Convidados: André Tartarini, escritor e organizador da coletânea Manual Literário para Amar os Homens (ou Não); e Regiana Antonini, atriz, dramaturga e autora da peça Tô Grávida.

Cidade de Leitores

video
Rio 450

Rio 450

29/06/2015

A fundação da cidade. A história da família Sá e dos povos tupis. A influência da Igreja Católica na expansão da cidade. Os primeiros cronistas do Rio. Convidados: Pedro Dória, jornalista e escritor, autor de 1565 – Enquanto o Brasil Nascia: a Aventura de Portugueses, Franceses, Índios e Negros na Fundação do País; e Roberto Rosa, fotógrafo, autor do livro Rio.

Cidade de Leitores

video
O pequeno autor

O pequeno autor

29/06/2015

Fantasia, imaginação, o sonho e o desejo de ser escritor. Incentivo à leitura a partir das histórias de mistério. A relação e as diferenças entre ler e escrever. Convidados: Flávio Carneiro, escritor e professor de Literatura da Uerj; e Marco dos Anjos, ator, diretor, autor, produtor, preparador de elenco e fundador da Trupe do Experimento, especializada em teatro para crianças e jovens.

Cidade de Leitores

video
Arte e artista

Arte e artista

29/06/2015

A arte contemporânea e o mercado. Diferentes pontos de vista sobre a importância e o valor das obras. Convidados: Laura Erber, poeta, romancista e artista visual, doutora em Letras pela PUC-Rio e autora do livro Esquilos de Pavlov (2013); e Emílio de Mello, ator formado pela Escola de Arte Dramática da USP e diretor do espetáculo Arte, de Yasmina Reza.

Cidade de Leitores

video
Musica Brasilis

Musica Brasilis

29/06/2015

Do choro ao funk, da Proclamação da República ao governo atual: a música como crônica e retrato da história política e social do país. Convidados: André Diniz, historiador e coautor do livro A República Cantada – A História do Brasil através da Música; e Rosana Lanzelotte, cravista, doutora em Informática e curadora da exposição Musica Brasilis – Rio 450 Anos de Música.

Cidade de Leitores

video
Vida e envelhecimento

Vida e envelhecimento

29/06/2015

A busca pela eterna juventude; o medo do envelhecimento. Que imagem o idoso possui do próprio corpo? A necessidade de movimento e os efeitos da aposentadoria. Convidados: Walter Daguerre, dramaturgo, autor da peça Elefante; e Pedro Paulo Monteiro, fisioterapeuta, mestre em Gerontologia pela PUC-SP, autor do livro Envelhecer: Histórias, Encontros e Transformações.

Cidade de Leitores

video
Lampião: bandido ou herói

Lampião: bandido ou herói

29/06/2015

Como a literatura infantojuvenil trata da figura de Virgulino Ferreira da Silva, o temido Lampião, e do universo do cangaço. Convidados: Luciana Sandroni, escritora, autora do livro Lampião na Cabeça; e Braulio Tavares, escritor, compositor, professor e dramaturgo, autor da adaptação para o teatro do livro Lampião e Lancelote.

Cidade de Leitores

video
Olhar jovem

Olhar jovem

29/06/2015

A literatura e a dramaturgia que falam diretamente aos adolescentes, utilizando recursos como seres fantásticos e temas como bullying e paquera na escola. Convidados: Ricardo Hofstetter, escritor e dramaturgo; e André Paes Leme, ator, diretor e professor de Teatro da Unirio.

Cidade de Leitores

video
Notícias da guerra

Notícias da guerra

29/06/2015

A participação dos pracinhas brasileiros ao lado dos países aliados, na Segunda Guerra Mundial, registrada em agendas e artigos assinados por combatentes, textos de correspondentes e outros documentos. Convidados: Leo Christiano, historiador; e Sylvia Bandeira, protagonista da peça Marlene Dietrich.

Cidade de Leitores

video
A família na literatura

A família na literatura

29/06/2015

Por enquanto agora, de Maria Christina Drummond Monteiro de Castro, trata de relações familiares, sexualidade, religião, política. É um romance memorialista, lançado nos 70 anos da autora. Convidadas: Maria Christina Drummond Monteiro de Castro, jornalista e escritora; e Renata Mizrahi, autora e diretora do espetáculo Silêncio!.

Cidade de Leitores

video
Ariano Suassuna

Ariano Suassuna

29/06/2015

A vida e a obra do romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta paraibano, autor de O Auto da Compadecida, texto teatral mais montado e adaptado desde a estreia, em 1956. Convidados: Juliana Lins, roteirista e autora do livro Ariano Suassuna – Um Perfil Biográfico; e Glaucia Rodrigues, atriz, produtora e diretora criativa da peça Auto da Compadecida, montagem da Cia. Limite 151.

Cidade de Leitores

video
A caricatura brasileira

A caricatura brasileira

29/06/2015

O primeiro volume da série História da Caricatura Brasileira. Fatos históricos marcantes e a crônica de costumes são temas recorrentes em nossa produção gráfica de humor. Em destaque, a exposição J. Carlos em Revista, com trabalhos do caricaturista. Convidados: Luciano Magno, escritor e pesquisador da história da caricatura no Brasil; e Julieta Sobral, curadora da exposição.

Cidade de Leitores

video
Subúrbio e periferia

Subúrbio e periferia

29/06/2015

A produção artística dessas regiões da cidade, com destaque para as coletâneas publicadas pelo projeto Alepa – A Literatura dos Espaços Populares – e para a exposição Do Valongo à Favela, no Museu de Arte do Rio (MAR). Convidadas: Adriana Kairos, escritora; e Clarissa Diniz, curadora-assistente do MAR.

Cidade de Leitores

video
Noite carioca

Noite carioca

29/06/2015

Um histórico da noite carioca, com seus espaços de encontro e entretenimento. Em contrapartida, a noite como momento de quietude e de esvaziamento dos espaços urbanos. Convidados: Marcus Wagner, autor, com Leo Feijó, do livro Rio Cultura da Noite; e Jan Siebert, artista plástico.

Cidade de Leitores

video
Pensamento e linguagem

Pensamento e linguagem

29/06/2015

A construção do pensamento humano e o surgimento de uma nova consciência, nascida com a linguagem. Convidados: Marcus Wagner, autor, com Leo Feijó, do livro Rio Cultura da Noite; e Jan Siebert, artista plástico.  

Cidade de Leitores

video
Paixão nacional

Paixão nacional

29/06/2015

A trajetória e a mitologia do futebol carioca contadas nas histórias de seus principais times. O futebol como tema de um espetáculo multimídia. Convidados: Cláudia Mattos, escritora; e Gustavo Gasparani, diretor teatral.

Cidade de Leitores

video
Encontros e desencontros

Encontros e desencontros

29/06/2015

A crise conjugal, um tema universal, é tratado em todas as suas nuances. Convidados: Felipe Pena, escritor; e Tárik Puggina, diretor teatral.

Cidade de Leitores

video
Democracia

Democracia

29/06/2015

A transição do regime militar para a democracia, processo conhecido como abertura política, que teve seu auge na campanha das Diretas Já, em 1984. Convidados: Daniel Aarão Reis, professor titular de História Contemporânea da UFF; e Pedro Asbeg, cineasta.

Cidade de Leitores

video
Paisagem e mistério

Paisagem e mistério

29/06/2015

Em livros ou filmes, o romance policial é um clássico, seja no Rio de Janeiro do século XVII ou no deserto do Atacama, Chile. Nessas histórias, o apelo à curiosidade é quase irresistível. Convidados: Alberto Mussa, escritor; e Jorge Durán, cineasta. 

Cidade de Leitores

video
Documentários brasileiros

Documentários brasileiros

29/06/2015

A retomada do documentário brasileiro, nos anos 90, e as produções contemporâneas no país. Os filmes de Eduardo Coutinho, reconhecido internacionalmente como um dos mais importantes documentaristas de sua geração, e de Silvio Tendler, diretor de Jango; Anos JK e O Mundo Mágico dos Trapalhões, as maiores bilheterias do gênero no Brasil.Convidados: Consuelo Lins, professora, documentarista e escritora, autora dos livros Filmar o Real e O Documentário de Eduardo Coutinho; e Noilton Nunes, cineasta, diretor de A Arte do Renascimento – Uma Cinebiografia de Silvio Tendler.

Cidade de Leitores

video
Vozes dissonantes

Vozes dissonantes

29/06/2015

As mentalidades artísticas de Lima Barreto e Dostoiévski. O ideal de solidariedade humana presente em suas obras. A crítica contundente, feita por esses dois escritores, aos valores dominantes em suas sociedades e suas épocas. Convidados: André Dias, escritor, doutor em Letras pela UFF, mestre em Educação Brasileira pela PUC, autor do ensaio Lima Barreto e Dostoiévski – Vozes Dissonantes; e Pedro Emanuel, diretor da peça Febril, baseada no romance O Idiota, de Fiódor Dostoiévski.

Cidade de Leitores

video
Suspense legal

Suspense legal

29/06/2015

Romances forenses e de suspense legal como possibilidades do romance policial. Personagens e histórias inspirados em casos jurídicos reais. Convidados: Wilson Saad, advogado e escritor, autor dos livros O Advogado Maldito, A Sucessão e Morte na Região dos Lagos; e Eduardo Tolentino, fundador do grupo Teatro Amador Produções Artísticas (TAPA) e diretor da peça Doze Homens e uma Sentença.

Cidade de Leitores

video
O melhor da produção infantojuvenil

O melhor da produção infantojuvenil

29/06/2015

A literatura feita para crianças, que trata de temas pouco frequentes no universo infantil. Convidadas: Rosa Amanda Strausz, escritora, especializada em novas configurações familiares, relações sociais entre classes e violência urbana; e Flávia Moretti, jornalista, idealizadora do festival de cinema infantil Superfantástico!

Cidade de Leitores

video
Estação Pernambuco

Estação Pernambuco

29/06/2015

O tema é Pernambuco, um dos maiores centros de produção cultural do Nordeste. Convidado: Geraldo Holanda Cavalcanti, diplomata, atual presidente da Academia Brasileira de Letras, autor do livro As Desventuras da Graça. Depoimento: Clarissa Diniz, curadora da mostra Pernambuco Experimental, apresentada no Museu de Arte do Rio/MAR.

Cidade de Leitores

video
A utopia urbana

A utopia urbana

29/06/2015

O estudo da cidade e seus fenômenos sociais. A obra pioneira de Gilberto Velho, que conferiu projeção internacional à antropologia urbana brasileira. A simbologia das imagens urbanas. Convidados: Celso Castro, doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e organizador do livro Gilberto Velho – Um Antropólogo na Cidade; e Márlio da Silva, fotógrafo.

Cidade de Leitores

video
Clarice Lispector

Clarice Lispector

29/06/2015

O sentido da vida; a aprendizagem da condição humana e, acima de tudo, o lema: ousar sempre. Convidadas: Teresa Montero, doutora em Letras pela PUC-Rio e autora da biografia Eu Sou Uma Pergunta; e Isabela Paes, atriz e codiretora da peça Prazer.

Cidade de Leitores

video
Freud

Freud

29/06/2015

A descoberta do inconsciente, pulsões e desejo. O complexo de Édipo e o superego. Convidados: Marco Antônio Coutinho Jorge, psicanalista, escritor, professor de Pós-Graduação em Psicanálise da Uerj; e Ticiana Studart, diretora da peça Freud – A Última Sessão.

Cidade de Leitores

video
Futebol na literatura

Futebol na literatura

29/06/2015

Lances históricos, a literatura e a dramaturgia dedicada ao tema. Convidados: Sérgio Rodrigues, ficcionista, crítico literário e jornalista, autor de romances como O Drible; e Henrique Tavares, autor e diretor de teatro, que escreveu À Sombra das Chuteiras Imortais, adaptação para o palco de conto e crônicas esportivas de Nelson Rodrigues.

Cidade de Leitores

video
Futebol, paixão nacional

Futebol, paixão nacional

29/06/2015

As analogias entre futebol e literatura. Convidados: Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário e autor do livro Passe de Letra – futebol e literatura; e Renato Terra, diretor do documentário Fla X Flu – 40 Minutos Antes do Nada.

Cidade de Leitores

video
Brasil, século XX

Brasil, século XX

29/06/2015

Acontecimentos que marcaram o Brasil no século XX. A repercussão, as consequências e os desdobramentos, em nosso país, dos eventos mundiais mais relevantes desse período. Serra Pelada, a maior corrida do ouro da era moderna. Convidados: Maurício Parada, professor do Departamento de História da PUC-Rio, e Victor Lopes, cineasta e diretor do documentário Serra Pelada, a Lenda da Montanha de Ouro.

Cidade de Leitores

video
Representações geográficas

Representações geográficas

29/06/2015

Uma avaliação das relações de poder no planeta. A história do Rio Carioca – que abasteceu o Rio de Janeiro durante séculos – e sua degradação ao longo dos anos, pela ação do homem. Convidados: Leonardo Name, professor de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e autor do livro Geografia Pop – O Cinema e o Outro; e Simplício Neto, diretor do documentário Carioca Era um Rio.

Cidade de Leitores

video
Cultura árabe

Cultura árabe

29/06/2015

Poesia, mitologia, riqueza histórica e literária que compõem a cultura árabe. Hábitos e estilo de vida dos jovens cariocas que adotaram o islamismo como religião. Convidados: Alberto Mussa, autor do romance O Enigma de Qaf e tradutor dos Poemas Suspensos; e Paulo Halm, roteirista e cineasta, diretor do filme Hijab – Mulheres de Véu.

Cidade de Leitores

video
A dança na literatura

A dança na literatura

29/06/2015

A dança como parte indissociável da vida cultural das cidades. Os laços que unem dança, literatura e teatro na produção ficcional de autores brasileiros, em obras que deram relevância a essa arte, como tema ou via de construção de personagens. Convidados: Marina Martins, bailarina, coreógrafa e dramaturga, autora do livro Dança ao Pé da Letra: Do Romantismo à Belle Époque Carioca; e David Meyer, diretor do documentário A Alma da Gente, sobre o trabalho do coreógrafo Ivaldo Bertazzo com jovens do Corpo de Dança da Maré.

Cidade de Leitores

video
A literatura de Paulo Scott

A literatura de Paulo Scott

29/06/2015

A linguagem, os personagens intensos, as tramas de ritmo frenético e o rigor formal das poesias, contos e romances de Paulo Scott, um dos mais festejados nomes da geração de escritores dos anos 2000. Convidados: Paulo Scott; e Ary Coslov, ator e diretor da peça Fish & Chips.

Cidade de Leitores

video
A cultura de língua portuguesa

A cultura de língua portuguesa

29/06/2015

Com cerca de 230 milhões de falantes, o português é o quarto idioma mais falado no mundo. Literatura, teatro, música e demais expressões culturais ligam países lusófanos. Convidados: Izabel Margato, professora da Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio; e Tânia Pires, idealizadora e produtora do Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip).

Cidade de Leitores

video
Cinema de animação

Cinema de animação

29/06/2015

A animação no cinema brasileiro e suas produções que alcançam o mercado mundial. Convidados: Antônio Moreno, professor da UFF especializado em animação e autor do livro A Experiência Brasileira no Cinema de Animação; e Eduardo Calvet, diretor de Luz, Anima, Ação.

Cidade de Leitores

video
O estrangeiro na literatura

O estrangeiro na literatura

29/06/2015

Diferentes modos de vida, culturas e línguas que se fundem na literatura e no cinema. Convidados: Haron Gamal, professor, doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e autor do ensaio Estrangeiros – O Anfíbio Cultural na Prosa Brasileira de Ficção; e Jorge Durán, cineasta.

Cidade de Leitores

video
MultiRio – 20 anos

MultiRio – 20 anos

29/06/2015

A literatura nos 20 anos de programação da Empresa. Em destaque, a série Café Literário, e a animação Poesia Concreta na Escola, parceria dos alunos do 6º ano com a MultiRio. Convidados: Beatriz Resende, professora de Poética da UFRJ e apresentadora do Café Literário; Renata Ramos Sader, professora e organizadora da antologia Poesia Concreta na Escola; e Marcelo Salerno, da Assessoria de Artes Gráficas e Animação da MultiRio.

Cidade de Leitores

video
O Brasil na Segunda Grande Guerra

O Brasil na Segunda Grande Guerra

29/06/2015

O envio da Força Expedicionária Brasileira à Segunda Guerra Mundial é o tema do livro 1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida e do documentário A Cobra Fumou. Convidados: João Barone, músico e estudioso do tema; e Vinícius Reis, diretor de A Cobra Fumou gravado com a participação de veteranos e ex-combatentes.

Cidade de Leitores

video
O sagrado na literatura

O sagrado na literatura

29/06/2015

As experiências de um jornalista especialista em assuntos do Vaticano e da curadora da exposição com o acervo do Vaticano montada durante a Jornada Mundial da Juventude. Convidados: Juan Arias, correspondente do jornal espanhol El País no Brasil; e Mônica Xexéo, diretora do Museu Nacional de Belas Artes.

Cidade de Leitores

video
O humor na literatura

O humor na literatura

29/06/2015

O humor e suas variações contados na literatura. Convidados: Renê Belmonte, roteirista do filme Se Eu Fosse Você; e Flávio Moreira da Costa, escritor, autor da antologia Os 100 Melhores Contos de Humor da Literatura Universal.

Cidade de Leitores

video
Feitiço da periferia

Feitiço da periferia

29/06/2015

A criação cultural própria da periferia do Rio de Janeiro. Convidados: Bruna Beber, poetisa, autora do livro Rua da Padaria, que fala sobre sua infância e adolescência na Baixada Fluminense; e Emílio Domingos, diretor do premiado longa-metragem A Batalha do Passinho.

Cidade de Leitores

video
Literatura cordial

Literatura cordial

29/06/2015

O conceito de “homem cordial” de Sérgio Buarque de Holanda em seu livro Raízes do Brasil. Convidados: Sérgio de Carvalho, diretor da peça O Patrão Cordial; e João Cezar de Castro Rocha, professor de Literatura Comparada da Uerj e autor de O Exílio do Homem Cordial e de Literatura e Cordialidade:o Público e o Privado na Cultura Brasileira.

Cidade de Leitores

video
Busca e reencontro

Busca e reencontro

29/06/2015

Personagens que vão em busca de pessoas e de memórias; um reencontro que serve de mote para rever a própria vida. Convidadas: Maria Silvia Camargo, jornalista, escritora e crítica de cinema; autora de Quando Ia Me Esquecendo de Você; e Petra Costa, diretora do documentário, Elena.

Cidade de Leitores

video
Romance de formação

Romance de formação

29/06/2015

A transição para a vida adulta, a busca da identidade, os ritos de iniciação, o processo de autoconhecimento e a adaptação à sociedade. Convidados: Antônio Carlos da Fontoura, diretor do filme Somos Tão Jovens, sobre a vida de Renato Russo; e Elias Fajardo, jornalista e escritor.

Cidade de Leitores

video
O Rio de Joaquim Manuel de Macedo

O Rio de Joaquim Manuel de Macedo

29/06/2015

Um registro de transformações culturais e urbanas. A importância do olhar na construção da paisagem carioca e o pioneirismo na crônica. Convidados: Michelle Strozda, jornalista e autora da antologia de crônicas O Rio de Joaquim Manuel de Macedo; e Carlos Martins, artista plástico e curador da mostra Rio de Imagens – uma Paisagem em Construção (MAR).

Cidade de Leitores

video
Chico Buarque: vida e obra

Chico Buarque: vida e obra

29/06/2015

A carreira literária, a paixão pelo futebol e um lugar de destaque na música popular brasileira. Convidadas: Regina Zappa, jornalista e autora da biografia Para Seguir Minha Jornada – Chico Buarque; e Anna Bello, atriz e produtora da peça Na Bagunça do Seu Coração.

Cidade de Leitores

video
História e ficção

História e ficção

29/06/2015

Uma visita ao passado e aos mitos que rondam o imaginário popular. Certezas colocadas em xeque e novas facetas de personagens históricos reveladas. Convidadas: Mary del Priori, historiadora, autora de O Castelo de Papel; e Jonas Klabin, produtor e tradutor do espetáculo As Mulheres de Grey Gardens.

Cidade de Leitores

video
Literatura juvenil

Literatura juvenil

29/06/2015

Aventura, vampiros, detetives, ficção científica; trama realista ou romance de formação. Convidados: Luiz Antônio Aguiar, mestre em Literatura Brasileira, vencedor do prêmio Jabuti (1994) com o livro Confidências de um Pai Pedindo Arrego; e Marcos Bernstein, diretor e roteirista da última adaptação para o cinema do livro Meu Pé de Laranja Lima.

Cidade de Leitores

video
Integração latino-americana

Integração latino-americana

29/06/2015

Nacionalismo e internacionalismo; a cultura como arma política. As contribuições da literatura e da arte para a integração latino-americana. Convidadas: Ana Luiza Beraba, historiadora e autora do livro América Aracnídea – Teias Culturais Interamericanas; e Bia Jabor, gerente de Arte e Educação da Casa Daros.

Cidade de Leitores

video
A adolescência na literatura

A adolescência na literatura

29/06/2015

O complexo universo do adolescente: sonhos, inseguranças, as decisões inaugurais da vida adulta e o doloroso processo de crescer. Convidados: Ana Letícia Leal, doutora em Letras pela PUC-Rio e autora do livro Meninas Inventadas; e Gustavo Mello, diretor do curta-metragem A Distração de Ivan.

Cidade de Leitores

video
Pequenos dramas

Pequenos dramas

26/06/2015

O cenário suburbano do Rio de Janeiro. Histórias simples que retratam a vida de pessoas comuns. Convidados: Marcelo Moutinho, autor dos livros A Palavra Ausente e Somos Todos Iguais Esta Noite; e Isabel Jaguaribe, diretora do documentário Um Dia Qualquer.

Cidade de Leitores

video
Literatura e cinema

Literatura e cinema

26/06/2015

A palavra escrita, falada e filmada, a simultaneidade de imagens e a temática comum. As relações entre literatura e cinema e como dialogam esses dois campos da arte. Convidada: Vera Lúcia Follain de Figueiredo, doutora em Letras com destaque na pesquisa de literatura e cinema, autora do livro Narrativas.

Cidade de Leitores

video
A cultura na era da internet

A cultura na era da internet

26/06/2015

A literatura, a música, a divulgação e a comercialização de uma obra. As novas formas de fazer, e ler e de ouvir por meio da internet. Convidados: Cristiane Costa, professora e pesquisadora; e Pedro Seiler, produtor cultural.

Cidade de Leitores

video
História da MPB

História da MPB

26/06/2015

O choro, o samba,o baião, a bossa nova, o tropicalismo, os festivais e a afirmação das identidades musicais regionais. Os diferentes estilos da MPB. Convidados: Ricardo Cravo Albin, pesquisador e autor do livro MPB, A História de Um Século; e Diogo Vilela, ator.

Cidade de Leitores

video
O lugar escuro

O lugar escuro

26/06/2015

Uma obra de não ficção sobre a convivência da autora com sua mãe, vítima do mal de Alzheimer. Convidados: Heloisa Seixas, jornalista, escritora, três vezes finalista do Prêmio Jabuti, que assina o livro O Lugar Escuro; e Andre Paes Leme, diretor da versão para o teatro.

Cidade de Leitores

video
Graciliano Ramos

Graciliano Ramos

26/06/2015

Em 2012, foram comemorados os 120 anos do nascimento do célebre escritor alagoano, autor de obras como Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Convidado: Silviano Santiago, professor, crítico e romancista; autor do livro Em Liberdade, Diário Fictício de Graciliano Ramos.

Cidade de Leitores

video
Realismo mágico

Realismo mágico

26/06/2015

A fusão do universo mágico com a realidade em um dos movimentos literários mais importantes do século XX. Convidados: Karl Erik Schollhammer, escritor, doutor em Semiótica e Literatura latino-americana; e Eduardo Nunes, cineasta diretor de Sudoeste.

Cidade de Leitores

video
Impressionismo

Impressionismo

26/06/2015

O contexto e as características do movimento artístico que surgiu na pintura e influenciou todas as outras artes. Convidados: Vítor Hugo Adler Pereira, professor de Teoria da Literatura da Uerj; e Marcelo Mendonça, diretor executivo do Centro Cultural Banco do Brasil.

Cidade de Leitores

video
Escola de leitores

Escola de leitores

26/06/2015

A importância do hábito da leitura e a influência da literatura infantil e juvenil na formação de um cidadão. Convidadas: Elizabeth Serra, secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil; e Simone Monteiro, gerente de Mídiaeducação da SME.

Cidade de Leitores

video
Contos de fadas

Contos de fadas

26/06/2015

A influência de personagens, temas e características narrativas da literatura infantil no desenvolvimento e na percepção das crianças. Convidadas: Georgina Martins, doutora em Literatura Brasileira; e Denise Crispun, autora e adaptadora de teatro infantojuvenil.

Cidade de Leitores

video
A cena contemporânea

A cena contemporânea

26/06/2015

Prática de dramaturgismo, grupos de teatro e teatro de rua como cena contemporânea. A nova geração de dramaturgos e a adaptação da peça sueca Senhorita Júlia, de Strindberg, pela diretora Christiane Jatahy. A importância da obra de Nelson Rodrigues. Convidado: Lionel Fischer, ator, autor, diretor, professor e crítico de teatro. Fischer é membro constante do júri do Prêmio Shell de Teatro, editor da revista Cadernos de Teatro, criador do Jornal Boca de Cena e autor da peça Safári Terapêutico.

Cidade de Leitores

video
Poesia carioca

Poesia carioca

26/06/2015

Mergulha no universo de versos e estrofes do poema carioca, por meio da obra de Carlito Azevedo, herdeiro do Concretismo, do Modernismo, da poesia marginal, autor de Monodrama e Sublunar, organizador da obra A Aranha e Outros Bichos, de Manuel Bandeira. Convidados: Carlito Azevedo; Ronaldo Mota, ator, compositor e coautor do argumento da peça Manuel Bandeira – Estrela de uma Vida Inteira; e Ana Carbatti, atriz do espetáculo.

Cidade de Leitores

video
Laços de família

Laços de família

26/06/2015

A complexidade da vida em família, a intensidade das relações, as tensões fraternais, a dominação patriarcal, a submissão materna e o vínculo com a tradição. Convidados: Adriana Lunardi, escritora, roteirista de TV e autora dos livros Corpo Estranho e Véspera; e Walter Daguerre, dramaturgo e autor da peça A Mecânica das Borboletas.

Cidade de Leitores

video
Teatro do absurdo

Teatro do absurdo

26/06/2015

O tratamento inusitado da realidade como fonte para refletir sobre a sociedade em que estamos imersos é uma característica do Teatro do Absurdo, que se tornou conhecido a partir do final dos anos 1940 até a década de 1960. Convidados: André Gardel, escritor, doutor em Letras e pós-doutor em Teoria do Teatro; e Camila Amado, atriz e diretora, junto com Delson Nunes, das peças A Lição e A Cantora Careca, de Eugène Ionesco.

Cidade de Leitores

video
Shakespeare

Shakespeare

26/06/2015

Vícios e virtudes da natureza humana e a grandeza poética da linguagem na obra teatral de Shakespeare. Convidados: Barbara Heliodora, crítica de teatro; e João Fonseca, diretor da peça R&J de Shakespeare – Juventude Interrompida, de Joe Calarco, uma adaptação de Romeu e Julieta, de Shakespeare.

Cidade de Leitores

video
História da África e das africanidades no Brasil

História da África e das africanidades no Brasil

12/07/2011

As relações do país com o continente africano e a contribuição das culturas africanas na formação social brasileira. Convidadas: Mônica Lima e Souza, doutora em História e coordenadora do Laboratório de Estudos Africanos da UFRJ; Maria Gal, idealizadora e aatriz do espetáculo infantojuvenil Paparutas.

Cidade de Leitores