Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Rio Saúde
1º de maio, o Dia Internacional do Trabalhador
por Beatriz Fernandes – 1901 ; Dayana Cristina (@day_gratiluz) - 1901; Sofia de Oliveira – 1901
16/05/2023

Em celebração ao 1º de maio, o Dia do Trabalhador, a equipe do Thomas News escreve sobre a origem, a importância e o simbolismo da data no Brasil e em diversos países! Boa leitura!

O Dia do Trabalhador, é celebrado em 1° de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países. Nesta data, os trabalhadores descansam (e realizam manifestações) na América do Sul e no México, em quase toda a Europa Ocidental, na Rússia, na Índia, na China e na maior parte dos países da África.

Esta data comemorativa é dedicada à conquista de todos os trabalhadores durante a história. Por isso, apesar de seu nome completo ser Dia Mundial do Trabalho, muitas pessoas preferem usar Dia do Trabalhador, porque esta é uma forma de homenagear os trabalhadores, aqueles que fazem a grandeza de seu país, que garantem a vida de sua família.

O Dia do Trabalhador surgiu decorrente da grande greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como objetivo a luta pela melhoria das condições de trabalho. As principais pautas visavam: a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas); o aumento de salários; o descanso semanal e as férias. Curiosamente, nos próprios Estados Unidos, a data é celebrada em uma ocasião diferente, a primeira segunda-feira de setembro.

Dia do Trabalhador no Brasil

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado de desenvolvimento da indústria brasileira. Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tanta que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. Dessa forma, desde o ano seguinte, 1925, o 1º de maio passou a ser feriado nacional.

O dia 1º de maio passa a ser símbolo de conquistas do mundo do trabalho no país.   Em um dia 1° de maio de 1940, Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país e, no mesmo dia, em 1941, a data foi utilizada para marcar a criação da Justiça do Trabalho. Também em um 1° de maio, de 1943, foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País.

Durante muito tempo o Dia do Trabalhador representou o marco para o aumento do salário-mínimo. O Thomas News parabeniza a todos os guerreiros e guerreiras que, faça chuva ou faça sol, se levantam diariamente em busca de um futuro melhor.

Referências:

DIANA, Daniela. Dia do trabalhador: 1º de maio. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-do-trabalho/

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/por-que-1-de-maio-e-considerado-o-dia-do-trabalho

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-do-trabalho.htm