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Estudantes e professores da Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE) visitam Museu da Vida na Fiocruz
No dia 16 de junho, os alunos de 8º e 9º anos da Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE) visitaram o Museu da Vida, localizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no município do Rio de Janeiro. Na aula passeio, os estudantes conheceram a história da Fiocruz, tiveram contato com exposições interativas e assistiram a uma peça teatral.
por Yasmin Herculano e Yasmin Félix
21/06/2023
Créditos ao(s) autor(es).

Às 7h40 da manhã, do dia 16 de junho de 2023, parte dos alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE), localizada em Quintino Bocaiúva, saiu da Unidade Escolar rumo ao Museu da Vida, na Fiocruz. Os estudantes, que estavam acompanhados dos professores de Ciências Vinícius Amaral e Luana Farnesi, do estagiário do Laboratório de Ciências Gustavo Bernardo e da Coordenadora Pedagógica Mariane Sousa, estavam empolgados com a aula-passeio.

Estudantes saindo da escola para a aula passeio

Por volta de 8h20, o grupo chegou ao seu destino e foi recebido pela equipe do Museu da Vida; ao sair do ônibus, que foi fornecido através do projeto "Expresso da Ciência", os alunos registraram a chegada com uma foto de todo o grupo. Enquanto aguardavam o início da visita guiada, os estudantes conheceram o Parque da Ciência, um espaço com cerca de 2.400 metros quadrados que dispõe de informações, materiais e experiências sobre os temas energia, comunicação e organização humana. A célula gigante que compõe o parque rapidamente ficou povoada de alunos.

Professores Luana e Vinícius e alunos no "Parque da Ciência"

Após explorarem o espaço do Parque da Ciência, os alunos foram guiados ao espaço da Cavalariça, um dos prédios históricos da Fiocruz. Construído para abrigar cavalos que eram utilizados na produção de soros contra a peste bubônica, atualmente dá espaço à exposição “Vida e Saúde: relações (in)visíveis”.  Os estudantes exploraram a exposição repleta de elementos interativos, como jogos, cards, vídeos e áudios.

Depois, o grupo conheceu o famoso Castelo da Fiocruz.  Nesta parte do percurso, os alunos tiveram a chance de ouvir sobre a história do Castelo Mourisco, que foi construído entre 1905 e 1918, além de aprender um pouco sobre a história do médico sanitarista Oswaldo Cruz e da própria cidade do Rio de Janeiro.

Saguão do castelo da Fiocruz

Feita a pausa para o lanche, que é sempre um momento de farra para os alunos e alunas, o grupo curtiu a peça “Paracelso, o fenomenal”. Na produção, Paracelso e sua assistente Ununúltima divertem o público e apresentam experiências científicas diversas, sempre explicando os conceitos por trás dos seus “mistérios”. Alguns alunos da Unidade Escolar, foram convidados a subir ao palco para participar das experiências divertidas, o que gerou ainda mais risadas!

Peça "Paracelso, o fenomenal"

A aluna Yasmin Victória, aluna da turma 1901, relatou a experiência empolgada:

– Eu achei incrível a gente ter a oportunidade de ir em um passeio como esse; a sensação de estar conhecendo um lugar histórico é fenomenal! As pessoas que trabalham no Museu da Vida são maravilhosas e a forma que contam sobre a história da Fiocruz é melhor ainda. O teatro nos ensinou vários conceitos de uma forma engraçada e divertida! O Museu da Vida é muito bom, vale muito conhecer!

A estudante Yasmin Monteiro, matriculada no 8º ano, também falou com entusiasmo da atividade:

– Eu gostei do passeio e de ter tantas informações científicas, além da história da Fiocruz e do Oswaldo Cruz. Ouvir falar de pessoas importantes, visitar lugares tão bonitos ... Foi incrível! – disse a estudante, que ainda lembrou da diversão de brincar numa célula gigante.

Olhos e ouvidos atentos!

Ao ser perguntada sobre a empolgação dos alunos, a Coordenadora Pedagógica Mariane Sousa lembra da importância das aula-passeio para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes:

– Os alunos e alunas se empolgam porque aprendem de forma prática, dinâmica e por que não divertida? As aulas-passeio nos lembram que é possível aprender em diferentes espaços, com mediações diversas. Essa diversidade de formas de ensinar e de ter acesso ao conhecimento historicamente construído é fundamental para as aprendizagens!

Alunos com a coordenadora Mariane Sousa

Os alunos dos 8º e 9º anos da EMOT – como carinhosamente chamam a escola – participam do projeto “Atividades práticas como ferramentas facilitadoras do processo de Ensino-Aprendizagem, proposto por pesquisadores da Fiocruz e desenvolvido na Escola Municipal Oswaldo Teixeira pelos professores de Ciências Vinícius Amaral e Luana Farnesi.  A aula passeio, assim, teve um significado ainda mais especial, é o que relata a professora Luana Farnesi, emocionada:

– O meu sentimento com a realização dessa atividade foi de realização e gratidão. A Fiocruz é a casa da minha formação científica desde a iniciação científica até o doutorado e, atualmente, do pós-doutorado. Trazer alunos da minha disciplina de Ciência para o templo da Ciência de nossa cidade foi um misto de emoções. A minha educação veio da escola pública municipal, passando por todas as esferas públicas de educação (estadual e federal), portanto, mostrar aos alunos que é possível estar onde eles quiserem foi emocionante.

Escadarias do castelo da Fiocruz

O Professor de ciências Vinícius Amaral contou um pouco sobre como surgiu a idéia de levar os alunos ao passeio e da importância desse tipo de aula no âmbito escolar:

– Fiquei sabendo da possibilidade da visita ao Museu da Vida pelas redes sociais! Logo que vi, inscrevi a escola! Mas isso foi em 2019! Por conta da pandemia do COVID, só agora em 2023 conseguimos realizar a visita! O processo foi bem simples na verdade! Uma vez que foi confirmada a nossa participação, Profª Luana e eu, fizemos a seleção dos alunos. Parte das vagas foram ocupadas por aqueles alunos que tinham boa participação e bom comportamento em Ciências e uma parte foi feita através de sorteio! Se pudéssemos, levaríamos a escola inteira para o museu! Já participei de eventos na Fiocruz e atualmente trabalho num projeto do instituto para nossa escola! Mas ainda não tinha conhecido a Cavalariça ou feito a visita guiada ao Castelo Mourisco, por exemplo! Proporcionar e também aproveitar o passeio junto com os meus alunos foi sensacional! Me senti realizado como professor e aprendi muito como biólogo! O passeio foi muito rico em um tema que é de extrema importância para os nossos alunos: saúde! Além disso, aprendemos muito sobre a história da ciência! Por fim, é muito importante que os alunos percebam que não se aprende apenas em sala de aula, mas em outros espaços, como numa exposição ou numa peça de teatro, como foi mostrado pelo Museu da Vida!

No caminho de volta à escola, a repórter do Jornal EMOT, Yasmin Herculano, falou da sensação de acompanhar o passeio como aluna do 9º ano e também representante do Jornal.

- Eu simplesmente amei o passeio que eu e meus colegas de turma fizemos hoje! Aprendemos muito, nos divertimos, brincamos... Foi uma experiência incrível, que nunca irei esquecer! (...) Sou grata aos professores Vinícius e Luana por nos dar essa oportunidade única de ter conhecido a Fiocruz. Com certeza não irei esquecer deste dia e nem o que aprendi. Foi incrível!

O Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30. Só é necessário agendamento para grupos maiores de 10 pessoas e as atividades são gratuitas, bem como o estacionamento na Fiocruz. É possível encontrar mais informações em: https://www.museudavida.fiocruz.br/.