Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte Meio Ambiente Rio Saúde
Thomas News/Thomas Mídia | 3ª CRE | E.M. Thomas Mann
Thomas News na Cobertura da Bienal do Livro 2023
por Beatriz Fernandes
15/09/2023

No dia 04/09/2023, a E. M. Thomas Mann realizou o passeio à Bienal do Livro. Compondo o grupo de estudantes escolhido para vivenciar essa experiência, tivemos alunos do projeto Andar (integrantes do Jornal Thomas News), alunos destaques do 2º bimestre e alguns outros escolhidos pelos professores, tendo como um dos critérios o interesse pela leitura.

Equipe Thomas News

O coordenador pedagógico Giannis, a professora Vanessa de História, o agente de apoio à educação especial Vinícius e o agente educador Diogo foram os responsáveis por acompanhar o passeio, que saiu da escola às 08h30 e retornou às 14h.

Esther Cirilo - repórter Thomas News

Chegando lá, nos dividimos em grupos, exercendo a nossa autonomia e protagonismo. Em seguida, os alunos do Thomas News participaram de dinâmicas de entrevista e da gravação de vídeos para o documentário, produzido pela plataforma ANDAR. Dentre as dinâmicas, destacamos a “brincadeira da caixa vermelha”: dentro da caixa havia 3 bolinhas – quem tirasse a bolinha vermelha tinha que falar o nome de um autor de um livro, já quem tirasse a bolinha azul falava o nome de um livro e, por último, quem tirasse a bolinha verde falava o nome de um personagem.

Mas, a final você sabe o que é Bienal do livro?

Bienal do livro é um evento cultural, que ocorre de dois em dois anos. No Rio de Janeiro, ela ocorre, tradicionalmente, em pavilhões do Riocentro, localizado na zona Oeste.

Na edição de 2023, o evento contou com 3 pavilhões. O pavilhão azul foi onde esteve a maioria dos estandes grandes, contando, por exemplo, com a presença de editoras como Rocco, Intrínseca, Companhia das Letras, Record, entre outras. O pavilhão verde, por sua vez, foi direcionado mais às editoras e marcas ligadas ao Universo Geek e ao mercado literário, contando com muitos expositores de jogos e de mangás, além do Café Literário, a Estação Plural e o próprio Auditório de Expositores. E, por fim, o pavilhão laranja trouxe, além dos estandes de editoras, o espaço infantil temático de Alice no País das Maravilhas, o Boulevard Literário e o Espaço da SME.

Assim, arredondando os números, foram mais de 200h de programação, 500 marcas presentes e 100% dos espaços vendidos para 300 expositores, como: editoras, autores, leitores e outros profissionais da indústria literária em um ambiente próprio para a troca de conhecimento e experiências relacionadas ao universo dos livros. Destacamos que esse ano a Bienal teve 5,5 milhões de livros vendidos e mais de 600 mil visitantes.

Thomas Mann na Bienal do Livro - 2023