Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Rio Saúde
Até breve, 1901
Hoje, realizamos nosso último podcast com os integrantes do projeto-piloto "A Marechal tá on". Nossos alunos contaram suas experiências, seus sonhos, próximos projetos, e o que esperar do ensino médio.
por Renato Lima Sampaio
22/12/2023

Hoje, essa publicação será diferente. Já adianto meu pedido de desculpas a equipe da ANDAR, pois nosso projeto, inicialmente, está inscrito como "podcast". Entretanto, não poderia deixar de registrar uma carta de agradecimento a esse grupo de alunos que fizeram a diferença para uma comunidade escolar inteira.

Tudo iniciou em Março de 2022. Sem pretensão alguma, começamos a estudar conceitos básicos de informática, aprendemos a pesquisar na internet. A partir deste momento, comecei a perceber quão criativos estes alunos eram. Seria o início de uma jornada incrível ao longo destes 2 anos que se passaram.

Continuamos. E tivemos, juntos, a idéia de criar um podcast, para conversarmos sobre os mais diversos assuntos da atualidade, incluindo até fofoca de famosos e o tão comentado "Big Brother Brasil". Curiosidades a parte, nosso trabalho foi ganhando força, e o principal para nossa escola, visibilidade.

Depois de alguns episódios, veio a surpresa: fomos selecionados para fazer parte da iniciativa ANDAR, que se tornaria uma vitória gigantesca para esses adolescentes, que nunca imaginavam que suas conversas despretensiosas se tornariam uma iniciativa tão poderosa. Sim, suas vozes foram ouvidas, seus rostos foram vistos, e as portas se abriram.

Com esta iniciativa poderosa, conquistamos muita coisa: ganhamos passeios, participamos de eventos, entrevistamos ex-alunos, e sem sombra de dúvidas, eu diria que tenho uma equipe de jornalismo nota 10. O empenho destes jovens era notável.

O ápice de nossa jornada foi a cobertura da Bienal do Livro 2023, onde, muitos puderam desfrutar dos seus livros favoritos, puderam participar ativamente do evento, incluindo uma entrevista a personalidades da rede, até mesmo o Secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

Por fim, gostaria de deixar minha eterna gratidão a toda a equipe ANDAR, a Multirio, a equipe pedagógica de minha escola, e todos que ajudaram, mesmo que minimamente, a fazer este sonho se tornar realidade. O próximo ano será de renovação, e espero continuar este trabalho fantástico com muito amor e dedicação.

E se quiserem ouvir o último episódio desta incrível história, acessem: A Marechal Tá On (Spotify)

Até 2024!