Logotipo da MultiRio
ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
busca
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Twitter Ícone do Tik Tok
Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Rio Saúde
21 dias contra o racismo -
Dia Internacional Pela Eliminação da Discriminação Racial
por Por Elloa Cristinny, Emilly Ribeiro e Sophia Barreto.
19/04/2024

A data que é internacional e não pode ser esquecida pela sociedade. Racismo foi o tema trabalhado em diversas turmas de nossa escola. Gerando reflexões e debates. Na turma 1402, os alunos fizeram um movimento de autoidentificação, e descobriram as cores que mais se aproximaram de suas tonalidades de pele e foram descobertas muito legais.

Na turma 1404, a proposta foi definir o que era o racismo. A turma descobriu que ele pode ser associado à pobreza e está relacionado com as características físicas, como tonalidade de pele, cabelos crespos, dentre outros. Assim foram feitos diversos quadrinhos mostrando os últimos acontecimentos que saíram nas redes sociais e outros que os alunos quiseram mostrar.

Foi verificado que o racismo acontece quando se mostra brinquedos e um deles é negro e está junto com um macaco, podemos ver o racismo no futebol como ocorre com o jogador Vinícius Júnior do Real Madrid, vimos que o racismo ocorre nas relações entre as pessoas ou ao comprar algo em uma loja, quando as pessoas sofrem com atitudes racistas. Um caso que mobilizou a turma foi o das influenciadoras digitais que divulgam conteúdos em diversas plataforma e que possuem milhares de seguidores, mas que por vezes expõem crianças dando para elas bananas ou macacos de pelúcia. Alguns alunos seguiam estas influenciadoras e deixaram de seguir ou ver. Deixando de curtir estas ações racistas nas redes sociais.

Na turma 1403 os alunos deram um show de representatividade negra e combateram o racismo com diversos cartazes que falavam sobre a valorização das pessoas negras e de sua importância para a sociedade. Leram o livro do rapper Emicida chamado “ Amoras”, que fala sobre a diversidade das pessoas, da valorização das pessoas negras. No livro também aparecem personalidades como: Zumbi e Martin Luther King.

Nos cartazes os alunos falam sobre pretinhas poderosas, que querem tirar o racismo do planeta, afirmando que essa atitude não é legal. As alunas Isabella e Anna Julia escreveram o seguinte recado. “Se você não sabe, as crianças negras tem a imaginação super grande. E como! Elas imaginam que seus cabelos são com uma nuvem bem fofa, também imaginam que são heróis da cidade. Mas elas já são os heróis da cidade e sempre serão, para todo sempre... Heróis".