No segundo artigo em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o Thomas News fala de um tema muito importante: o movimento feminista. Boa Leitura!!!
O feminismo é um movimento social de luta por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. O feminismo teve sua origem nos movimentos sociais que surgiram no período das revoluções liberais inspirados nos ideais iluministas, tais como a Revolução Francesa e a Revolução Americana. As principais pautas do feminismo são: igualdade entre os sexos, direito ao voto, ingresso feminino no mercado de trabalho, igualdade jurídica, participação feminina na política entre outros aspectos que visam dar maior representatividade às mulheres.
A luta feminista no Brasil
No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20. Assim como nos demais países, buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas.
A partir dos anos 1970 crescem no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passa a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.
Fonte:
novaescola.org.br