No terceiro e último artigo da série em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, o Thomas News apresenta personalidades femininas que marcaram época. Se inspirem nesses exemplos de grandes mulheres brasileiras e estrangeiras!
Ada Lovelace
Ada Augusta King, nasceu com o nome de Byron e foi a primeira mulher a escrever uma linguagem de programação.
A mãe estimulou a menina desde criança a estudar matemática. Apesar de casada ainda adolescente e com três filhos, continuou a estudar matemática e línguas. Teve a oportunidade de desenvolver um algoritmo que, cem anos depois, foi reconhecido como a primeira linguagem de programação da história, batizada de Ada e usada até hoje para fazer bancos, computadores e trens funcionarem.
Princesa Diana
A Princesa de Gales, Lady Di, foi uma das personalidades inglesas mais marcantes do século XX. Nascida em uma família de nobres, era uma mulher talentosa para esportes e o balé, uma de suas paixões.
Depois que começou a frequentar a vida da família real britânica, tornou-se um modelo único de beleza, moda e comportamento.
Todos a amavam e se inspiravam em sua personalidade e estilo. Perseguida por fotógrafos depois da sua polêmica separação do príncipe, morreu em um acidente de carro em 1997, deixando o mundo inteiro em choque. Até hoje é a princesa britânica mais falada da contemporaneidade.
Marie Curie
A cientista polonesa foi a primeira mulher da história a ganhar um Prêmio Nobel de Física. E ganhou duas vezes.
Teve uma infância pobre, e para conseguir estudar, teve que mudar-se da Polônia para a França, fugindo da proibição e falta de oportunidade para mulheres na ciência.
Era a melhor da classe no mestrado e junto com o seu marido, Pierre Curie, desenvolveu os princípios da radioatividade. Acabou morrendo aos 67 anos pelos efeitos negativos da radiação, de tanto tempo que ficava exposta aos seus estudos e experimentos.
Maria da Penha
Maria da Penha Maia Fernandes e Dolores Aronovich Aguero ou simplesmente, Maria da Penha e Lola ,nasceu em Fortaleza e formou -se na faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal do Ceará ( UFC ), em 1966. No ano de 1983 ,ela foi vítima de dupla tentativa de feminicídio pelo marido ,pai de suas duas filhas, e ficou paraplégica após receber um tiro na coluna.
Após acionar o poder jurídico Cearense, Maria da Penha conseguiu assegurar a sua luta por justiça em 7 de agosto de 2006,quando foi sancionada a lei contra as violências aos direitos humanos das mulheres.
Desde então a lei ficou conhecida como Lei Maria da Penha.
Marta
Glória Maria
Glória Maria Matta da Silva ,nasceu no Rio . Estudou em colégios públicos e sempre se destacou " aprendi inglês, francês e latim ,vencia todos os concursos de redação da escola " ,lembrou em entrevista ao Memória Globo.
Na globo desde 1970 ,a carioca foi a 1° repórter a entrar ao vivo e em cores no Jornal Nacional. De 1998 a 2007 ,ela apresentou o Fantástico e desde 2010,integrava a equipe do Globo Repórter.
A jornalista morreu no Rio de Janeiro na quinta-feira dia 02 de fevereiro de 2023.
Sugestão: para conhecer outras mulheres marcaram a história sugerimos a leitura do livro “Extraordinárias: mulheres que revolucionaram o Brasil” de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo.