Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).
Resumo:
Inspirado no curso Cultura Digital da MultiRio, nas Diretrizes e Bases da Educação Infantil, na BNCC e no Currículo Carioca, o Maternal II vivenciou a experiência tecnológica de História com Realidade Aumentada, com suporte de tablet nas aulas. Inicia-se a aula com o baú da novidade, cujos elementos surpresas são: tablet e o livro “As Duas bonecas azuis”, de Janine Rodrigues, editora Piraporiando. Observa-se se as crianças vão nomear os objetos do baú (livro e tablet) e estabelecer alguma relação entre eles. Investiga-se se as crianças sabem nomear o objeto “tablet” e dizer a sua funcionalidade (cada uma contou a partir de seu conhecimento empírico sobre a tela). Em seguida, conta-se a história do livro. Fala-se sobre um efeito especial que a história tem “REALIDADE AUMENTADA”. Nesse momento, cada criança experiencia a realidade aumentada, individualmente, (segurando e apontando o tablet na direção da página do livro, para ver a animação, proporcionada pela tecnologia de Realidade Aumentada). Elas se animam ao ver a movimentação da cena, da chuva e o som das personagens. Ressalta-se os fenômenos da natureza que aparecem na história (sol, chuva etc.), relacionando-os aos sentimentos que eles provocam nos leitores e nas personagens (susto, medo, alegria etc.). Após a leitura, estimula-se cada criança a contar sobre sua experiência com a história “As Duas bonecas azuis”, como foi usar a realidade aumentada (ver o livro se mexer na tela). Conversa-se sobre as etapas da narrativa e sobre o clímax da história. Em seguida, as crianças se juntam em pequenos grupos com as bonecas da sala, imaginando possíveis enredos, inspirados no livro. Brincam de narrativas com a boneca, aplicam suas experiências e explicitam o mundo simbólico que percebem. O objetivo principal é concatenar a tecnologia de Realidade Aumentada de forma criativa ao brincar da criança, construindo sentidos e significados no processo de ensino-aprendizagem.
Com essas propostas, as crianças demonstram imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Apropriaram-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. Utilizaram diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Demonstraram interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Observaram, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).