ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação Infantil
Tecnologia de Realidade Aumentada no Maternal II
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
CM Eduardo Moreira dos Santos - 1ª CRE
Rua Jupará 98 - Mangueira
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Unidade não vocacionada
AUTOR(ES)
SUELLEN MOUTINHO DA SILVA DE OLIVEIRA
Mestre em Língua Portuguesa - UERJ
Psicopedagoga Clínica e Institucional - UNESA
Especialista em Neurociências Aplicadas com ênfase em aprendizagem - UFRJ
Especialista em Educação Especial e Inovação Tecnológica - UFRRJ
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL - PEI
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
Maternal II
OBJETIVOS

Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2023 até Agosto/2023

Resumo:

Inspirado no curso Cultura Digital da MultiRio, nas Diretrizes e Bases da Educação Infantil, na BNCC e no Currículo Carioca, o Maternal II vivenciou a experiência tecnológica de História com Realidade Aumentada, com suporte de tablet nas aulas. Inicia-se a aula com o baú da novidade, cujos elementos surpresas são: tablet e o livro “As Duas bonecas azuis”, de Janine Rodrigues, editora Piraporiando. Observa-se se as crianças vão nomear os objetos do baú (livro e tablet) e estabelecer alguma relação entre eles. Investiga-se se as crianças sabem nomear o objeto “tablet” e dizer a sua funcionalidade (cada uma contou a partir de seu conhecimento empírico sobre a tela). Em seguida, conta-se a história do livro. Fala-se sobre um efeito especial que a história tem “REALIDADE AUMENTADA”. Nesse momento, cada criança experiencia a realidade aumentada, individualmente, (segurando e apontando o tablet na direção da página do livro, para ver a animação, proporcionada pela tecnologia de Realidade Aumentada). Elas se animam ao ver a movimentação da cena, da chuva e o som das personagens. Ressalta-se os fenômenos da natureza que aparecem na história (sol, chuva etc.), relacionando-os aos sentimentos que eles provocam nos leitores e nas personagens (susto, medo, alegria etc.). Após a leitura, estimula-se cada criança a contar sobre sua experiência com a história “As Duas bonecas azuis”, como foi usar a realidade aumentada (ver o livro se mexer na tela). Conversa-se sobre as etapas da narrativa e sobre o clímax da história. Em seguida, as crianças se juntam em pequenos grupos com as bonecas da sala, imaginando possíveis enredos, inspirados no livro. Brincam de narrativas com a boneca, aplicam suas experiências e explicitam o mundo simbólico que percebem. O objetivo principal é concatenar a tecnologia de Realidade Aumentada de forma criativa ao brincar da criança, construindo sentidos e significados no processo de ensino-aprendizagem.

Com essas propostas, as crianças demonstram imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Apropriaram-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. Utilizaram diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias. Demonstraram interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Observaram, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

Registros
IMAGENS
Tecnologia de realidade aumentada
PDFs
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.