O que têm em comum Ronaldo Fenômeno e Tiradentes? Vila Valqueire, é claro. O primeiro começou a conquistar a sua fama de artilheiro na quadra de futsal do Valqueire Tênis Clube. Joaquim José da Silva Xavier utilizava a Estrada Real de Santa Cruz (parte dela é a Estrada Intendente Magalhães) em suas viagens de ida e vinda de São Paulo e Minas Gerais.
Antes de começar a fazer gol, Ronaldo Nazário de Lima, o maior artilheiro de todas as copas, era goleiro da equipe do VTC, aos 9 anos. Até o dia em que resolveu atuar na linha, entrando para a história do futebol mundial.
Segundo o professor e historiador André Braga, a origem de Vila Valqueire envolve figuras ilustres do passado, como Tiradentes, entre tantos outros viajantes que usaram a Estrada Real de Santa Cruz.
No entroncamento onde fica o Largo do Campinho, o principal personagem da Inconfidência Mineira pernoitava em uma estalagem onde hoje está o posto de gasolina Rio-São Paulo. Tiradentes tinha o hábito – ninguém sabe bem a razão – de ir até a Praça Seca seguindo pela Rua Cândido Benício, que naquela época se chamava Estrada de Jacarepaguá.