05/08/2022
Conheça o projeto que assume o desafio de repensar a Educação no contexto da nova cultura.
Reportagens
27/12/2021
Roberto Sarthour, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, diz que é necessário se informar o suficiente para evitar charlatanismo.
Reportagens
10/06/2021
No canal Professores confusos com a tecnologia, Danielle Rodrigues compartilha tutoriais, dicas e sugestões de ferramentas on-line.
Reportagens
11/05/2021
Cientista trabalhou para se formar em medicina e foi pioneiro na pesquisa em Imunologia.
Patronos das Escolas Municipais
14/04/2021
Professor de História Tiago Rattes usa estratégia de gamificação em proposta para alunos do 7º ano. Confira.
Reportagens
17/03/2021
Entenda porque ensino híbrido não é a mera soma de práticas remotas e presenciais.
Reportagens
15/03/2021
Veja como acompanhar a programação e assistir às aulas de cada ano de escolaridade. O PORTAL MULTIRIO listou as perguntas mais frequentes.
Reportagens
05/03/2021
Conheça os primitivos dinossauros que estão pondo a Paleontologia do Brasil em alta.
Reportagens
11/12/2020
Desde que o ser humano está no planeta, ele sente necessidade de armazenar informação. Além das paredes das cavernas, do papel, das músicas e de outros suportes que existem há séculos, hoje temos novas formas de guardar e proteger dados e informações.Nossos convidados falam também sobre a importância da memória social na evolução da nossa sociedade. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Regina Abreu – doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É professora no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordena o portal Museus do Rio e é líder do Grupo de Pesquisa CNPq Memória, Cultura e Patrimônio. Fabiano Cataldo de Azevedo – formado em Biblioteconomia, é mestre em Memória Social e doutor em História. Integrou o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da International Federation of Library Associations and Institutions – IFLA (2014-19); participa como convidado do Consortium of European Research Libraries (CERL) na qualidade de consultor para América do Sul no âmbito do projeto. É membro do grupo de pesquisa Espaços e Práticas Biblioteconômicas (Unirio). Participou como consultor de projeto para candidaturas ao Programa Memória do Mundo/Unesco. Cláudio José Silva Ribeiro – engenheiro civil com mestrado e doutorado em Ciência da Informação, é professor-adjunto na Unirio. No tema Gestão de Conteúdo, possui as certificações ECM Practitioner e ECM Specialist, expedidas pela AIIM – Association for Information and Image Management (EUA). Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário, atuando principalmente em temas como: análise de domínio, sistemas de informação, arquitetura da informação, gestão de conteúdo, gestão e proteção do conhecimento e segurança da informação. Participações por áudioAlexandre Gomes – historiador, antropólogo e indigenista, é doutor em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pesquisa sobre e memórias e museus indígenas no Brasil. É ainda pesquisador associado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Etnicidade (Nepe) da UFPE e integrante do Comitê de Patrimônio e Museus da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).Naira Silveira – doutora e mestre em Ciência da Informação, é docente na Escola e no Programa de Pós-Graduação de Biblioteconomia da Unirio e é a curadora desta temporada do Ouvi Falar! Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.
Ouvi Falar
04/12/2020
Felizmente, existem infinitas portas e janelas para o conhecimento, além dos livros. Museus, cinema e outras linguagens do audiovisual, as artes visuais, a oralidade, a moda, enfim, tudo pode ser fonte de informação que contribui para que possamos construir nosso conhecimento.E quanto mais variadas as fontes, mais rico é o nosso acervo de experiências e aprendizados. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Natalia Christofoletti Barrenha – doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Multimeios da Universidade de Campinas (Unicamp). É autora do livro A experiência do cinema de Lucrecia Martel: resíduos do tempo e sons à beira da piscina.Maria Lia Gautério – mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem pós-graduação em Fotografia – Imagem, Memória e Comunicação pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professora de Artes Visuais no ensino médio e no curso de especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.Alexander Kellner – é paleontólogo, com mestrado e doutorado em Paleontologia. É pesquisador e professor no Museu Nacional da UFRJ e atual diretor da instituição. Participações por áudio:Vera Lúcia Borges – professora e pesquisadora no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e autora do projeto de extensão A Contemplação da Paisagem.Eduardo Ades – diretor de documentários, aborda assuntos tão diversos como a vida de Torquato Neto, o Palácio Monroe, demolido em 1975, e o desastre de Mariana (MG). Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.
Ouvi Falar
30/11/2020
Você sabe como identificar fake news? Confira, no vídeo, diversas dicas para aprender a reconhecer se uma notícia é falsa ou verdadeira. Mas lembre-se: na dúvida, não compartilhe!
Superdicas
27/11/2020
Técnica desenvolvida pela cientista não produz passivos ambientais.
Reportagens