Homenagem aos educadores e alunos e lançamento do novo avatar da Rioeducopédia
29 Outubro 2021 | Por Assessoria de Comunicação

Rioeducopedia FOTO 1Em mais uma celebração do Mês das Crianças e dos Professores, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) e a MultiRio realizam, nesta sexta-feira (29), às 14h30, uma live em homenagem a todos os educadores e a todos os alunos da Rede. Com a presença do secretário municipal de Educação da SME-Rio, Renan Ferreirinha; o presidente da MultiRio, Paulo Miranda; a assessora da Coordenadoria de Ensino Fundamental, Krisna Santos; e professores que fazem parte da equipe de produção das videoaulas e conteúdos do Rioeduca na TV e da Rioeducopédia, a transmissão acontece pelo canal da MultiRio no YouTube e pelo aplicativo Rioeduca em Casa (canal Todos Juntos), com interatividade ao vivo.

Durante a live, uma entrega simbólica de certificados marca a homenagem os profissionais de Educação que fazem parte da equipe Rioeduca e, por extensão, todas as professoras e professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio. Já para celebrar os alunos, o evento conta com a apresentação do novo avatar da Rioeducopédia, que surgiu de um projeto realizado em sala de aula, e com o lançamento do regulamento e convite para que todos os estudantes da Rede possam criar personagens para inspirar novos avatares da plataforma.

A professora Danielle Pereira, da E.M. José Eduardo de Macedo Soares (3ª CRE), em Lins de Vasconcelos, Marcelo Salerno, diretor do Núcleo de Artes Gráficas e Animação da MultiRio, e alguns dos alunos que participaram do projeto são os convidados para relatar as experiências na criação do avatar. O regulamento e o formulário de inscrição para o envio dos personagens da Rioeducopédia será disponibilizado no Portal MultiRio e encaminhado para todas as unidades escolares.

Sobre Rioeduca na TV

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio, Rioeduca na TV é voltado para estudantes da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A programação vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30, na Band (canal 7.2) e no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro). Os alunos também podem assistir às videoaulas pelo aplicativo Rioeduca em Casa, nos canais correspondentes a cada ano de escolaridade, ou pelo canal da MultiRio no YouTube (www.youtube.com/multiriosme), em listas de reprodução organizadas por ano.

Sobre a Rioeducopédia

O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia faz parte das ações da Secretaria Municipal de Educação e foi desenvolvida pela MultiRio, com acesso a estudantes e professores pela aba Outros do aplicativo Rioeduca em Casa. A plataforma oferece conteúdos em diferentes formatos e linguagens, produzidos por professores da Rede Municipal do Rio, em uma experiência na qual o estudante amplia o conhecimento com percursos formativos. Com as novas funcionalidades de relatórios, além de um recurso de aprendizagem, a Rioeducopédia passa a oferecer potencialidades baseadas em dados para o planejamento pedagógico e para a gestão do ensino nas escolas cariocas.

Estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro podem acessar a Rioeducopédia pelo aplicativo Rioeduca em Casa, em um botão na aba Outros, ambiente no qual a navegação é gratuita, sem consumo do pacote de dados. Para fazer login na plataforma, o estudante deve colocar a matrícula (somente os números em sequência) e a data de nascimento (no formato DD/MM/AAAA). Já o professor deve clicar em Matrícula do Professor e fazer login com sua matrícula e início do CPF.