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MultiRio nas CREs: ação percorre as 11 Coordenadorias Regionais de Educação
11 Abril 2022 | Por Adriana Nascimento
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Espaço da MultiRio na 6ª CRE

Entre final de fevereiro e início de abril, em uma ação com formato inédito, a MultiRio realizou reuniões em todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em uma iniciativa que mobilizou diferentes equipes da Empresa e permitiu conhecer um pouco mais dos territórios da Rede Pública Municipal de Ensino ao redor da cidade. As visitas também apresentaram as ações e projetos da MultiRio, em articulação com o planejamento da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, colocando pontos de diálogo entre essas estratégias e a atuação das CREs.

Todos os encontros contaram com a participação do presidente da MultiRio, Paulo Miranda, junto com sua equipe de diferentes setores: o diretor de Mídia e Educação, Eduardo Guedes; os professores Simone Monteiro e Alexandre Rodrigues, da Assessoria de Articulação Pedagógica; e Adriana Nascimento, da Assessoria de Comunicação Social.

A MultiRio foi recebida nas CREs pelos coordenadores e suas equipes, incluindo os responsáveis das Gerências de Educação e de outros setores das Coordenadorias, com o acompanhamento e participação nos encontros dos Interlocutores MultiRio, integrantes de cada CRE que atuam como pontos focais nesse trabalho conjunto. As características e especificidades de cada território, e as formas de atuação de cada CRE com suas unidades e a comunidade escolar fizeram parte da escuta que norteou as visitas.

O projeto da MultiRio de desenvolvimento da cultura digital, com propostas que estão sendo desenvolvidas para a formação de educadores, diagnóstico na Rede e sistematização de boas práticas, foi tema das reuniões, assim como a plataforma Rioeducopédia, suas potencialidades e desafios. O projeto de itinerância da MultiRio nas CREs, com a realização de oficinas organizadas a partir da produção Meias Aventuras e foco na alfabetização, além do papel dos Interlocutores MultiRio nas CREs, foram outros assuntos colocados em pauta a cada visita. O Instituto Helena Antipoff (IHA) também esteve na agenda de encontros. A diretora do IHA, Claudia Medina, e sua equipe receberam a MultiRio para falar do trabalho do instituto e das perspectivas de atuação.

“A MultiRio é uma das estruturas em que a Secretaria está organizada para melhor desenvolver a educação pública na cidade do Rio de Janeiro, ela é parte da rede de educação do município e estamos ampliando a atuação da empresa como agente de inovação e de desenvolvimento da cultura digital na Rede Municipal do Rio, com responsabilidade neste pilar do planejamento estratégico da SME”, disse Paulo Miranda.

“A escola precisa ajudar nossas crianças e jovens a desenvolverem sua cidadania digital e a estarem preparados para exercê-la plenamente em um mundo em que a tecnologia está presente em todos os espaços. Esse desenvolvimento, em grande parte, é mediado pelo professor, então também é nossa responsabilidade, em conjunto com a SubE e a EPF, atuar na sua formação para desempenhar esse papel”, acrescentou o presidente da MultiRio.

Além desses assuntos comuns, alguns outros temas foram abordados nas reuniões com cada CRE. Saiba um pouco mais sobre cada encontro:

1ª CRE
O papel dos recursos da MultiRio, especialmente, durante a pandemia, a apropriação das mídias e sua integração à prática pedagógica e a relação dos professores com as tecnologias da informação e da comunicação foram alguns dos assuntos levantados pela coordenadora Fátima Sueli Lourenço e sua equipe.

2ª CRE
O coordenador José Edmilson da Silva, acompanhado da sua equipe, destacou o trabalho de mapeamento nas unidades da CRE. Também houve a troca de ideias sobre os projetos da MultiRio e foram apresentadas algumas iniciativas da CRE, como a que prevê a mobilização pedagógica de unidades escolares a partir das feiras do entorno.

3ª CRE
Entre os assuntos discutidos com o coordenador Carlos Matos e sua equipe, estiveram a questão do trabalho com as sociabilidades dentro das escolas, impactadas pela pandemia, a retomada da recomposição física, estrutural e de equipamentos, nas unidades escolares e pontos de aperfeiçoamento para a Rioeducopédia.

4ª CRE
No encontro, a coordenadora Fátima Barros e equipe pontuaram que, com o retorno presencial às escolas, não se pode perder os aprendizados a partir das práticas envolvendo o uso da tecnologia, e que foram identificadas muitas potencialidades nesse aspecto entre os professores. A ampliação dos recursos destinados às unidades também foi destacada, além da importância de reconhecer e valorizar a voz dos estudantes e de dar visibilidade às práticas docentes.

5ª CRE
A coordenadora Vera Delgado e sua equipe destacaram a diversidade de situações de familiaridade dos professores com as tecnologias e a atuação da MultiRio no desenvolvimento da cultura digital. Também foi ressaltada a importância de desmistificar o papel dos recursos digitais e dispositivos tecnológicos, apostando no caminho das possibilidades e da reflexão sobre o tema.

6ª CRE
O encontro incluiu uma visita ao Núcleo de Arte Grande Otelo. O coordenador Hugo Nepomuceno e sua equipe destacaram a formação de redes de trocas com a mobilização nas redes sociais e iniciativas de produção midiaeducativa com os alunos. Foi apresentada também a iniciativa sobre jogos, digitais e analógicos, que acontece entre unidades da CRE em maio.

7ª CRE
A coordenadora Márcia Arruda e sua equipe ressaltaram a importância de pensar na intersetorialidade, do trabalho conjunto e destacou a potência do trabalho dos professores em sala de aula. A reunião trouxe também a reflexão do contato dos professores com a tecnologia durante a pandemia e explorou as possibilidades dos recursos remotos em situações dentro e fora da escola.

8ª CRE
A coordenadora Josecy Brilhantino e sua equipe exibiram uma apresentação das ações da CRE em diálogo com a produção da MultiRio. A situação de aprendizado entre os estudantes devido aos impactos causados pela pandemia e as especificidades da Educação de Jovens e Adultos, com adolescentes e adultos em situações diversas de relação com as tecnologias, foram alguns dos temas da conversa.

9ª CRE
Na apresentação exibida pela equipe junto com seu coordenador José Mauro da Silva, foram destacadas a estrutura e o trabalho da CRE, além dos pontos de interseção com a MultiRio, oportunidades e desafios. Pontos de aperfeiçoamento da Rioeducopédia, a conectividade nas unidades escolares, e iniciativas midiaeducativas nesse território foram alguns dos temas abordados no encontro.

10ª CRE
O trabalho conjunto da MultiRio e da SME em ações como Rioeduca na TV e Material Rioeduca foi ressaltado pela coordenadora Maria das Graças Gonçalves e equipe. A distância física entre as unidades da CRE no território e o papel dos recursos remotos neste contexto foram alguns assuntos. Em sequência à visita, em ocasião posterior, a equipe da MultiRio participou, a convite da CRE, de um encontro com coordenadores pedagógicos para explorar recursos da Rioeducopédia.

11ª CRE
A coordenadora Tania Bendas e sua equipe falaram sobre como a CRE se organizou em torno do ambiente digital, diante do distanciamento físico colocado pela pandemia, em um movimento permanente de apropriação de diversas ferramentas. Também ressaltaram as ações na Rede que colaboram para integrar a tecnologia no fazer dos professores.

MultiRio realiza encontro no Instituto Helena Antipoff

As perspectivas e o desafio de articular cada vez mais o Instituto Helena Antipoff (IHA) com as demais unidades e segmentos da SME foram temas do encontro da MultiRio com a equipe da instituição. O presidente da MultiRio, Paulo Miranda, ressaltou o objetivo da agenda de encontros de aproximar ainda mais a Empresa às demais estruturas da Rede, e observou a similaridade do caráter transversal da atuação da MultiRio e do IHA.

A diretora do IHA, Claudia Medina, falou do serviço de apoio à Educação Especial não apenas no espaço da escola, mas para além, e destacou o papel da rede de apoio que envolve outros órgãos. Também ressaltou a importância das tecnologias como recurso assistivo. As classes hospitalares, o acompanhamento nas CREs, o centro de transcrição a braille e as oficinas oferecidas pelo IHA foram outros assuntos tratados na reunião.

Assista ao vídeo sobre os encontros:

 

 

 
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