ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Séries audiovisuais da MultiRio mostram as boas práticas de escolas da Rede Municipal do Rio
30 Maio 2023 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

 

Fotografia. Em uma sala de aula, vários alunos estão sentados em volta de uma mesa conversando. Em primeiro plano, um aluno está de costas para a câmera e de frente para um computador. Ao fundo, uma professora em pé ouvindo os alunos.
Alunos da E.M. Isaías Alves durante reunião de produção da revista digital Os Carioquinhas

 

Experiências de diversos eixos, como alfabetização e educação para as relações étnico-raciais, estão em destaque em Boas Práticas da Rede

A série Boas Práticas da Rede, que estreia nesta quarta-feira (31), traz programas que mostram várias boas experiências realizadas em escolas da Rede Municipal do Rio. Em formato de pequenos documentários, os programas da série foram às escolas para mostrar como professores desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras nas escolas cariocas, com ganhos no processo de aprendizagem dos estudantes em diversos eixos, como alfabetização, leitura e educação para as relações étnico-raciais.

A cada episódio, o educador conta o desenvolvimento de seu projeto e, a partir desse relato, coloca toda a comunidade escolar como protagonista dessas boas histórias. Boas Práticas da Rede vai ao ar na TV (canal MultiRio - 26 e 526 da NET/Claro), quartas-feiras, às 13h, com reapresentações durante a semana, nos intervalos da programação. Os episódios também ficam disponíveis no canal da MultiRio no YouTube.

Entre os projetos que estão na série, o primeiro episódio traz a revista digital Os Carioquinhas, da Escola Municipal Isaías Alves (6ª CRE), em Guadalupe, que trabalha educação para as mídias com alunos do 1º ao 6º ano. Outros programas mostram, por exemplo, inciativas como Escritores do Futuro, da Escola Municipal Oswaldo Teixeira (5ª CRE), em Quintino, que busca estimular a escrita ativa e espontânea no processo de alfabetização; e o projeto Percorrendo Caminhos, Resgatando Memórias: Uma Estratégia de Educação Antirracista por Meio da Apropriação de Territórios Pretos em Educação Patrimonial, do Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos (Creja), no Centro.

Acompanhando a exibição na TV, a MultiRio estreia uma série de lives no Instagram a fim de criar mais um espaço de troca de experiências entre os educadores da Rede Municipal do Rio. MultiRio Live - Boas Práticas da Rede vai ao ar nesta quarta-feira (31) com a proposta de expandir os temas da série audiovisual e promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares. As lives acontecem às quartas-feiras, quinzenalmente, às 17h, no Instagram da MultiRio. Posteriormente, cada edição da MultiRio Live será disponibilizada em formato de podcast no Portal MultiRio e em plataformas de áudio.

Todas as experiências que são tema dos programas podem ser encontradas, em detalhes e com todas as informações que ajudam a compartilhar a prática para outras unidades escolares, na plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede. O site, lançado no final do ano passado, reúne iniciativas e práticas inovadoras dos professores da Rede Municipal do Rio, dando visibilidade às boas histórias que as escolas têm para contar. O projeto oferece cartografias ou mapeamentos - cada uma corresponde a um tema, como alfabetização ou práticas leitoras - georreferenciados, indicando as iniciativas e as unidades escolares onde elas acontecem, tudo isso distribuído no mapa da cidade do Rio de Janeiro.

As chamadas à participação na plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede são feitas a partir de editais. No momento, e até 16 de junho, há dez editais abertos a inscrições de professores da Rede Municipal do Rio, disponíveis no site do projeto (www.multi.rio/cartografias). Além dos editais, há 9 mapeamentos de práticas já disponíveis para todo o público que quiser conhecer algumas das boas experiências que acontecem nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Serviço
Boas Práticas da Rede
Série audiovisual com episódios de 10 minutos.
Estreia nesta quarta-feira (31), a partir das 13h, no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro) - com reexibição durante os intervalos da programação.
Programação completa da TV em www.multi.rio.
Disponível em www.youtube.com/multiriosme

MultiRio Live - Boas Práticas da Rede
Lives de 30 minutos no Instagram.
Estreia nesta quarta-feira (31), às 17h, no Instagram da MultiRio.
Disponível em: https://www.instagram.com/multirio_oficial/.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp