Jogo sobre segurança digital e paper toys estão nas oficinas da MultiRio na Escola de Férias
08 Janeiro 2024 | Por Adriana Nascimento

Alunos com paper toy corpo noticia

Na programação das atividades que serão oferecidas na próxima edição da Escola de Férias, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) entre 8 e 19 de janeiro, a MultiRio oferece diferentes oficinas aos estudantes da Rede Municipal. Aprender de um jeito divertido é o objetivo da oficina E Agora? Um Rolé Digital, que trata de segurança digital e proteção de dados. Já a oficina com os paper toys dos personagens Rioeduca estimula a criação de histórias e a produção textual. As duas propostas serão distribuídas por 11 das escolas-polo do projeto, uma em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da cidade.

A oficina E Agora? Um Rolé Digital é oferecida em parceria com a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) e com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap) da SME. A atividade é facilitada pela equipe de Proteção de Dados e Integridade da SMIT e propõe uma conversa com estudantes do 7º ao 9º ano sobre o comportamento em ambientes digitais. A partir disso, os alunos são convidados a explorar as narrativas interativas do jogo E Agora? Um Rolé Digital, com vários finais possíveis a partir das escolhas do jogador.

As versões para montar dos personagens Rioeduca são as estrelas da oficina Criando Histórias com Paper Toys, voltada para estudantes a partir do 1º ano. Na atividade, os alunos são convidados a conhecer mais dos personagens criados para o Material Rioeduca - seus nomes, famílias, gostos e hábitos - e a montar seu paper toy preferido. A atividade estimula a criação de histórias coletivas e a produção textual.

O projeto Escola de Férias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro oferece oficinas com experiências extracurriculares inovadoras e atrativas, promovendo a consolidação do vínculo entre os estudantes e a escola. As inscrições estão abertas em www.multi.rio/edf.