ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Professores recebem formação sobre componente de Lógica de Programação
06 Março 2024 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Formação lógica de programação corpo noticia

Ciclo de encontros mobiliza coordenadores pedagógicos de unidades escolares de toda a Rede Municipal do Rio

Foi concluído nesta terça-feira (5) um ciclo de formações sobre o novo componente curricular de Lógica de Programação na Rede Municipal do Rio. Em colaboração entre a equipe da MultiRio e a Gerência de Educação Integral, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realiza uma série de encontros, que abrangem todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Com a participação de coordenadores pedagógicos de escolas de toda a Rede, o objetivo é torná-los multiplicadores entre os professores de suas unidades escolares. 

Nos encontros, destinados aos coordenadores pedagógicos das escolas da Educação Integral com Anos Iniciais (1º ao 5º ano), é apresentado o componente curricular de Lógica de Programação, sua relação com a cultura digital e as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), além da matriz de habilidades curriculares para cada ano de escolaridade. Atividades mão na massa do componente, para que os participantes executem e façam uma reflexão, também estão na pauta.

Durante a formação, os professores também poderão saber mais sobre o curso Aprendizagem Mão na Massa, que, em sua versão compacta de 10 horas, foi desenvolvido como mais um material de apoio ao trabalho do professor com a Lógica de Programação. O documento orientador do componente, junto com o livro de atividades e vídeo de orientação, são outros recursos de apoio ao docente.

O componente curricular de Lógica de Programação tornou-se parte do currículo dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Educação Integral na Rede Municipal do Rio. O material elaborado é formado por um documento orientador, pelo caderno didático - este apresenta a diretriz curricular, uma matriz de habilidades e uma matriz de priorização - e pelo livro de atividades do 1º bimestre para cada ano de escolaridade. 

A computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento computacional, cultura maker e atividades plugadas e desplugadas são alguns dos temas que os professores encontram no material para apoiar seu trabalho em sala de aula. No site do Material Rioeduca (www.multi.rio/materialrioeduca), os e-books podem ser encontrados em cada ano de escolaridade correspondente dentro da opção “Material Rioeduca”. 

Curso mão na massa 

Programação, robótica, sustentabilidade e cultura maker são alguns dos temas que os professores encontram no curso Aprendizagem Mão na Massa, disponível na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (https://eadepf.rioeduca.rio.gov.br/). O curso possui a versão de 20 horas e a versão compacta de 10 horas, esta última com conteúdos orientados para apoiar o trabalho com o componente de Lógica de Programação. As duas versões foram inspiradas na abordagem STEAM do modelo dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET), com sugestões de atividades plugadas e desplugadas. Os cursos podem ser realizados por todos os professores da Rede Municipal do Rio, mas são especialmente voltados aos das unidades de Educação Integral, dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp