Acolhimento do projeto Andar recebe professores das escolas participantes
SÉRIE
08 Março 2024 | Por Adriana Nascimento

Acolhimento Andar corpo noticia

Na quinta-feira (7), os professores responsáveis pelos projetos de jornalismo estudantil em suas unidades escolares estiveram na MultiRio para o primeiro encontro do ano da Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede. Estiveram presentes professores tanto de projetos que participam da agência desde sua fase piloto quanto de unidades escolares que ingressaram na ação este ano, com representação de escolas localizadas em toda a cidade. A Andar estimula e desenvolve iniciativas de produção jornalística nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e é realizada em colaboração entre a Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e a MultiRio.

No encontro, os professores puderam conhecer as bases teóricas do projeto, a construção da matriz de habilidades curriculares da Andar, a formação disponível aos professores na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire (https://eadepf.rioeduca.rio.gov.br/), entre outros. Também puderam trocar experiências sobre seus projetos e saber mais sobre a participação da Andar na cobertura jovem do G20, fórum mundial que, neste ano, está sob a presidência do Brasil e realiza encontros no Rio de Janeiro ao longo do ano. No encerramento do encontro, a presidente da MultiRio, Maíra Moraes, agradeceu a presença de todos e reforçou o apoio ao trabalho docente e o compromisso em contribuir para a aprendizagem dos alunos.

Segundo a professora Jillian Antunes, do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, que entrou na Andar neste ano com o projeto EMFA Mídia, a sistematização apresentada é um apoio importante a esse trabalho nas escolas. “Tem dado certo graças à força da comunidade, mas estar com profissionais que estão nessa área há muito tempo, mostrando quais são os passos fundamentais e necessários, vai agregar muito ao projeto”, contou.

Atualmente, 62 escolas estão participando da Andar. Além da adesão à agência, o tema do jornalismo estudantil também está em uma das novas eletivas oferecidas pela secretaria, com material estruturado, no ano letivo de 2024. Elas são voltadas para os estudantes de anos finais (6º ao 9º ano) das escolas de Ensino Integral e podem ser desenvolvidas na oferta definida pela unidade escolar. As notícias produzidas pelos estudantes das escolas municipais estão em www.multi.rio/andar

MAIS DA SÉRIE
texto
Inovação e tecnologia entram na pauta dos alunos repórteres da Prefeitura do Rio no Startup 20

18/04/2024

O GEO Fernando de Azevedo foi a escola representante na cobertura do grupo de engajamento do G20, acompanhando as atividades e realizando entrevistas com a cônsul-geral americana, Jacqueline Ward, entre outros.

Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

17/04/2024

Seis professores do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, desenvolvem conjuntamente um projeto de jornalismo estudantil durante o tempo da eletiva da Agência dos Alunos da Rede (Andar).

texto
Startup 20: grupo levará ideias sobre empresas emergentes e inovadoras para o G20

10/04/2024

O Fórum acontece entre 15 e 18 de abril no Riocentro. Vem conhecer as ideias que estarão em pauta. Preparamos um infográfico contendo informações importantes sobre o ecossistema de startups no Brasil e o Startup 20. O material pode ser útil para trabalhar com os seus alunos na sala de aula.

video
Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

27/03/2024

As estudantes do GEO Nicarágua, em Realengo, e suas professoras orientadoras, Renata Ribeiro (Geografia) e Talita Goulart (Língua Portuguesa) falam sobre a experiência de cobrir o Women20 - o grupo de engajamento do G20 para o empoderamento feminino.

video
Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

27/03/2024

Geórgia Costa e Erick Domingos contaram com a orientação do professor Renato Lima.

texto
G20 e gênero: alunos repórteres da Prefeitura do Rio participam de reunião do Women 20

26/03/2024

Estudantes entrevistaram delegadas do W20, secretária carioca e presidente do Comitê Rio G20 em cobertura de imprensa mirim relacionada à agenda do G20.

Grupo de Engajamento W20

25/03/2024

Composto por mulheres voluntárias de diversos setores da sociedade civil, o W20 tem como objetivo elaborar recomendações para políticas públicas em prol do empoderamento econômico de mulheres.

Em vídeo: veja como foi a cobertura do Business 20 pelos alunos da Rede

01/02/2024

Com a presença de jornalistas de todo o mundo, a cobertura do evento de abertura do B20 Brasil 2024 ganhou o reforço especial dos repórteres mirins da Prefeitura do Rio.

Estudantes cariocas fazem cobertura jornalística da abertura do B20 Brasil

30/01/2024

Prefeitura do Rio e G20 Brasil fecham parceria para Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) realizarem reportagens sobre o G20, em eventos no Rio. Na primeira matéria, alunos da rede municipal do Rio entrevistaram o vice-presidente da República.