MultiRio Itinerante leva oficinas sobre alfabetização às 11 CREs da cidade
08 Junho 2022 | Por Pedro Soares

5CRE 20220608 114042Coordenadoras pedagógicas da 5ª CRE participam de oficina do MultiRio Itinerante com Meias Aventuras

Junto com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da pasta, o projeto MultiRio Itinerante começa nesta quarta-feira (8), com prosseguimento ao longo do mês de junho, em um giro por todas as CREs da cidade.

Com ações em todas as 11 CREs, este ciclo do projeto MultiRio Itinerante tem foco na alfabetização com os recursos do kit Meias Aventuras, produção multiplataforma da MultiRio, ampliando o universo de ação junto às escolas da Rede Municipal do Rio.

Nas oficinas, coordenadores pedagógicos de unidades escolares com turmas de alfabetização participam de dinâmicas com a equipe do MultiRio Itinerante - formada por representantes da MultiRio, da Gerência de Anos Iniciais da secretaria e interlocutores da CREs. A proposta é que se tornem multiplicadores no desenvolvimento de atividades diversas com o Meias Aventuras em sala de aula.

Oficina na Escola de Formação Paulo Freire

O MultiRio Itinerante promoveu no dia 3 de junho, na Escola de Formação Paulo Freire, uma prévia da oficina para formadores. Divididos em grupos, os participantes do encontro realizaram dinâmicas com os kits do projeto Meias Aventuras, conheceram seus principais objetivos e utilizaram os materiais pedagógicos e os fantoches de meia na criação de histórias.

O projeto MultiRio Itinerante também possibilita que as escolas, na condição de espaços privilegiados de diálogo e trocas, que refletem valores, experiências, domínios e aplicações das várias práticas pedagógicas no cotidiano escolar, contribuam na orientação e criação de novos produtos.

5CRE 20220608 114530
As oficinas do MultiRio Itinerante utilizam os kits do Meias Aventuras

Meias Aventuras

O projeto, desenvolvido pela MultiRio, compreende um conjunto de recursos pedagógicos lúdicos, impressos e digitais, como vídeos, jogos, fantoches de meia, e outros que, de forma divertida e interativa, favorecem a apropriação e a criação de narrativas no período da alfabetização, como apoio estratégico aos processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

Conheça o Projeto Meias Aventuras.

MAIS DA SÉRIE