Curso em cultura digital para professores da Rede Municipal do Rio abre novas vagas
12 Abril 2023 | Por Adriana Nascimento

CULTURA DIGITAL PORTAL carrossel 630x350 v1

ChatGPT, games e redes sociais são alguns assuntos do curso da MultiRio e da Secretaria Municipal de Educação, com certificação do Departamento de Educação da PUC-Rio

Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso A Escola na Cultura Digital, destinado a todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio, em esforços nessa área articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação. As aulas acontecem por meio da plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire. Uma das novidades da nova edição é o certificado de curso de extensão em parceria com o Departamento de Educação da PUC-Rio, oferecido aos professores que concluírem todos os requisitos básicos. A inscrição deve ser feita em www.multi.rio/aescolanaculturadigital até 21 de abril. As vagas são limitadas.

O início das aulas, formadas por conteúdos assíncronos e quatro encontros síncronos, acontece em 26 de abril. A formação tem como objetivo contribuir para a qualificação da ação docente, na perspectiva da midiaeducação, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras na Rede, no contexto da cultura digital. Entre os temas que serão abordados durante a formação estão os impactos do ChatGPT na educação, redes sociais na escola, games, podcast e produção audiovisual escolar.

O curso A Escola na Cultura Digital foi organizado em três módulos: o Módulo I trata de marcos conceituais, a trajetória da SME no campo da cultura digital, entre outros; o Módulo II apresenta conteúdos relacionados a diferentes mídias e linguagens e suas relações com a escola; já o Módulo III prevê uma proposta de ação desenvolvida na unidade escolar. A formação é oferecida através da plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire da SME, com o diferencial da mediação de tutores ao longo do processo.

A formação para professores é uma das ações apresentadas dentro do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital, com esforços articulados entre a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.

Diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente da competência que destaca a utilização e criação das tecnologias digitais de informação e comunicação, a iniciativa trabalha a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens entre professores e estudantes - buscando promover recursos aos primeiros para que eles possam ser agentes de transformação junto a seus alunos.

Curso A Escola na Cultura Digital
Formação voltada para todos os professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro.
Inscrições abertas até 21 de abril, com vagas limitadas, em www.multi.rio/aescolanaculturadigital
Aulas on-line, a partir de 26 de abril, na plataforma EaD da Escola de Formação Paulo Freire

MAIS DA SÉRIE