Ilustração de um urubu
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

Voando alto, planando por sobre a cidade, suas asas negras chamam a atenção. Tratadas com preconceito e até medo, essas aves cumprem um importante papel na natureza, mas são mais conhecidas como símbolo de um dos times mais populares do futebol carioca.

 

 

Peso 1,2kg a 1,9kg
Tamanho 50cm a 70cm e 143cm de envergadura
Ninhada 2 ovos por vez
Tempo de vida 5 a 30 anos

 


Considerados como aves de mau agouro, mas adotados pela imensa torcida flamenguista como símbolo do clube do seu coração, os urubus podem ser encontrados nas margens das matas, rios, campos e serras. Muito sociáveis, vivem em grandes bandos, mas podem se envolver em lutas violentas por comida ou território.

Voam muito alto, utilizando as correntes de ar quente para atingir até 2.800 metros. Possuem excelente olfato e estão sempre de olho uns nos outros.

Quando um deles encontra algum alimento, rapidamente muitos outros urubus se juntam a ele, voando em círculos sobre o local.

Os urubus se alimentam de animais mortos, mas, pela convivência próxima com os seres humanos, acabam habitando os locais onde as pessoas jogam muito lixo e entulho, além dos lixões e aterros sanitários.

Apesar da aparência estranha e até assustadora, os urubus prestam um importante serviço ao equilíbrio natural, consumindo os animais mortos e reconduzindo essa matéria orgânica para a cadeia alimentar.