JACARE 001
Clique na imagem para ampliar (desenho e cores: Eduardo Duval, Frata Soares e André Leão)

 

Peso 70kg
Tamanho 3,5m
Ninhada Até 40 ovos por vez
Tempo de vida 25 anos

 

 


Parece incrível que numa cidade como o Rio de Janeiro, uma das maiores metrópoles do mundo, ainda seja possível encontrar esses animais, geralmente associados a áreas mais selvagens, como o Pantanal ou a Floresta Amazônica. Mas a verdade é que estão tão ligados à história da nossa cidade que deram até nome a bairros do Rio.

Predadores ferozes e perigosos, os jacarés aparecem no cinema e na literatura de aventura sempre de forma assustadora. No entanto, o ser humano é muito mais perigoso para o jacaré do que o contrário.

Caçados por causa de seu couro, os jacarés foram desaparecendo das águas do Rio de Janeiro, à medida que a cidade foi avançando sobre as áreas de florestas, rios e lagoas que eles habitavam.

Sua presença nas lagoas da Barra da Tijuca era tão grande que acabou dando nome ao bairro de Jacarepaguá, que no idioma tupi significa “lagoa rasa dos jacarés”.

Hoje, volta e meia os jacarés aparecem no noticiário, quando um desses animais resolve descansar na piscina de um condomínio ou é avistado num canal ou córrego próximo de estradas ou ruas.

Nessas horas, o melhor é não arriscar e chamar ajuda para recolher o animal antes que ele cause mal a alguém ou alguém acabe causando mal a ele.