ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Primavera poética na E.M. Dr. Mário Augusto Teixeira de Freitas
10 Novembro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto: Arquivo da escola

Pelo terceiro ano consecutivo, a E.M. Dr. Mario Augusto Teixeira de Freitas (3ª CRE), no Engenho Novo, realiza a Primavera Poética, que exalta a estação das flores por meio do gênero literário da poesia. Turmas da Educação Infantil ao 5º ano participaram do evento, que ocorreu no pátio da escola – toda enfeitada com trabalhos dos alunos – e foi aberto aos pais e à comunidade.

Neste ano, as turmas realizaram um sarau de poesias, apresentando obras autorais e de escritores célebres. Por meio da poesia cantada, os alunos da Educação Infantil realizaram apresentações teatrais e de dança. “A Primavera Poética é uma amostra do trabalho que as professoras realizaram em sala de aula. Quanto mais velhos os alunos, maior a pesquisa. Desta vez, a turma do 3º ano, que apresenta maior dificuldade, com crianças ainda não alfabetizadas, foi a que mais participou”, explica Érika Albuquerque, coordenadora pedagógica.

Segundo ela, o objetivo é sensibilizar os estudantes com relação à poesia e resgatar esse gênero literário. “A proposta não é só que eles leiam e ouçam poesias, mas fazer com que percebam que eles também podem ser autores”, ressalta Érika, que também reforça a importância de se formar leitores. “Estamos sempre empenhados em realizar projetos que, assim como esse, incentivem a leitura. No início de cada ano, por exemplo, organizamos outro evento já tradicional, a Flema – Feira Literária da Escola Mario Augusto, que é um sucesso.”

A inspiração para a Primavera Poética veio em 2014, a partir do trabalho de uma das turmas da escola. “A turma 1500 produziu uma coletânea reunindo poesias criadas pelos alunos. O resultado foi tão bom que se pensou em organizar um evento voltado a esse gênero literário, envolvendo toda a escola”.

Hoje, já não restam dúvidas: a chegada da primavera é motivo de euforia na escola. “A expectativa é sempre grande entre as crianças. Algumas já participaram de outras edições e esperam ansiosas pelo dia das apresentações”.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp