ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

O rico acervo do Palácio Itamaraty
10 Novembro 2015 | Por Sandra Machado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

itamaratyEmbora esteja localizado no Distrito Federal, o Ministério das Relações Exteriores também é conhecido como Itamaraty, nome de um palácio que fica no Rio de Janeiro e que foi a sede da diplomacia brasileira até 1970. Atualmente, o conjunto de prédios, construídos ao longo dos anos de funcionamento da instituição, abriga uma infinidade sem paralelo de documentos históricos. Contudo, tanto o complexo arquitetônico quanto o seu acervo ainda são pouco conhecidos pela população.

O palácio original

O prédio tem estilo neoclássico e projeto de José Maria Jacinto Rabello, aluno do arquiteto Grandjean de Montigny, um dos principais nomes da Missão Artística Francesa, à qual coube introduzir a então colônia portuguesa no mundo das artes. Situado na Rua Larga de São Joaquim, atual Avenida Marechal Floriano, foi inaugurado em 1854. Pertencia a Francisco José da Rocha, o Conde de Itamaraty, e a sua esposa, que enriqueceram com o comércio de pedras preciosas e com o plantio de café no Vale do Paraíba. O local nunca serviu de moradia da família e era usado apenas para a realização de festas, como as núpcias dos filhos do casal.

MREEm 1889, a construção foi comprada pelo novo governo para sediar a Presidência da República. Ali residiram Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Prudente de Morais, até que, em 1897, o gabinete passou a ocupar o Palácio do Catete. Um dos maiores nomes da diplomacia brasileira, José Maria da Silva Paranhos foi chanceler entre 1902 e 1912, quando faleceu em seu local de trabalho. Mais conhecido como Barão do Rio Branco, providenciou obras de restauro e de expansão no Palácio Itamaraty. O centro nacional de formação de diplomatas se chama Instituto Rio Branco em homenagem a ele, que é também patrono da diplomacia brasileira.

Entre 1899 e 1970 – ano em que, finalmente, houve a transferência do órgão para Brasília –, o palácio serviu de sede do Ministério das Relações Exteriores. O patrimônio colecionado, no entanto, permaneceu no Rio. Dele fazem parte peças de origens diversas – em parte, itens que pertenceram aos proprietários originais, como alguns lustres de bronze e cristal ou peças de mobília, mas também coleções particulares adquiridas pelo ministério e até mesmo doações de antigos funcionários do serviço diplomático.

arcoSuas 78 salas recebem nomes de autoridades que se distinguiram no setor ou, então, são batizadas de acordo com alguma de suas características. Como a Sala dos Índios, em razão do papel de parede com motivos inspirados na pintura de Rugendas, ou as salas Verde e Amarela, em razão da cor da seda que forra as paredes.

Integrante da primeira leva de imóveis tombados pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan, que antecedeu o atual Iphan), em 1938, o Palácio Itamaraty é o ponto de partida para um complexo arquitetônico que abriga o Museu Histórico e Diplomático, o Arquivo Histórico, a Mapoteca e a Biblioteca do Itamaraty. No local funciona, desde 1987, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic). Assim como muitos outros espalhados pelo mundo, o escritório da ONU no Rio de Janeiro fornece informações atualizadas sobre questões políticas, econômicas, sociais e humanitárias, além de organizar seminários e apoiar projetos locais.

Museu, Biblioteca, Mapoteca e Arquivo Histórico

hallsalaoO Museu Histórico e Diplomático foi inaugurado pelo presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Itamaraty em 1957, no intuito de preservar e expor o patrimônio do Ministério das Relações Exteriores e, também, sediar o banco de dados de todas as obras de arte da instituição no país e no exterior. Existem, atualmente, mais de cinco mil peças alojadas no centro de referência carioca. Além de pintura do século XIX, que inclui trabalhos de Jean-Baptiste Debret e de Pedro Américo, há também mobiliário dos séculos XVII ao XIX, inclusive do gabinete de Dom Pedro II. Louças e luminárias com retratos da família real, coleções de bustos, medalhas, condecorações, gravuras, tapeçarias e objetos de decoração completam a coleção de relíquias.

A Biblioteca possui cerca de 160 mil volumes relacionados à história do país. Raras edições originais de viajantes estrangeiros sobre o Brasil do século XIX integram a coleção, que é especializada em Relações Internacionais e Direito Internacional. Os periódicos alcançam mais de 1.500 títulos. O prédio da Biblioteca, inaugurado em 1930, por si só já é valioso. Da Inglaterra, vieram janelas e portas pré-fabricadas em ferro e bronze. Da Alemanha, a instalação metálica dos arquivos, a ventilação artificial e um maquinário de desinfecção do acervo em papel, à base de gases especiais. Dos Estados Unidos, as ferragens, o então moderno piso de linóleo e uma aparelhagem destinada a refrigerar a água dos bebedouros disponíveis em todas as seções, de grande vanguarda para a época.

amoedoA Mapoteca do Itamaraty é considerada das mais importantes da América Latina. Com 31.800 peças, reúne mapas topográficos, atlas, globos, cartas náuticas e hidrográficas desde o século XVI, produção manuscrita de cartógrafos portugueses, entre outros documentos antigos e contemporâneos. Os limites geográficos do território nacional, definidos apenas na gestão do Barão do Rio Branco, são um dos temas mais bem cobertos por esses mapas. Instrumentos de precisão utilizados na demarcação de fronteiras também integram a coleção. Entre as preciosidades guardadas na Mapoteca, consta a mais antiga produção cartográfica em que aparece a palavra Brasil: o mapa-múndi original chamado Orbis Typus Universalis Tabula, confeccionado em Veneza, no ano de 1512, pelo navegador Jerônimo Marini.

A origem do Arquivo Histórico se relaciona à documentação trazida de Lisboa pela família real. Atualmente, ele guarda 6 milhões de documentos da trajetória diplomática brasileira. Na coleção fotográfica, que conta com trabalhos produzidos por importantes profissionais, como Marc Ferrez e Augusto Malta, há retratos de cerca de 4.500 personalidades, entre 18 mil fotografias, desenhos e gravuras.

Museu Histórico e Diplomático do Palácio Itamaraty

unicAvenida Marechal Floriano, 196 – Centro

De Tordesilhas ao Mercosul: uma exposição permanente da história diplomática brasileira

Visitas guiadas: terças, quartas e sextas-feiras, das 11h às 13h, com agendamento – em caso de grupo com mais de cinco pessoas – pelo telefone: 2253-2828

Entrada e estacionamento gratuitos

Fontes:

Site da Fundação Alexandre de Gusmão

Site Rio e Cultura

Site Mapa de Cultura

CONDURU, Guilherme Frazão. O Museu Histórico e Diplomático do Itamaraty – História e revitalização. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2013.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
 Palácio Duque de Caxias, o mais histórico endereço do Exército Brasileiro

Palácio Duque de Caxias, o mais histórico endereço do Exército Brasileiro

13/07/2018

Prédio é atual sede do Comando Militar do Leste.

Palácios da Cidade

texto
Palácio da Justiça guarda relação antiga com o teatro

Palácio da Justiça guarda relação antiga com o teatro

21/06/2018

Inaugurado em 1926 para abrigar os tribunais da mais elevada instância do Judiciário, prédio ficava em meio à região boêmia da cidade.

Palácios da Cidade

texto
Palácio dos Arcos é ponto importante da memória brasileira

Palácio dos Arcos é ponto importante da memória brasileira

03/04/2018

Moradia do último dos vice-reis e sede do Senado durante um século, prédio abriga Faculdade Nacional de Direito desde a década de 1940.

Palácios da Cidade

texto
Palácio Gustavo Capanema é marco divisório na história da arquitetura do país

Palácio Gustavo Capanema é marco divisório na história da arquitetura do país

07/03/2018

Obras de restauração, iniciadas em 2015, ainda devem demorar.  

Palácios da Cidade

texto
Palácio da Cidade tem a alma do Rio

Palácio da Cidade tem a alma do Rio

01/03/2018

A incrível história de como a antiga embaixada do Reino Unido se tornou a sede do poder municipal carioca.

Palácios da Cidade

texto
Palácio de São Clemente é lusitano e carioca

Palácio de São Clemente é lusitano e carioca

08/11/2017

Tudo o que se relaciona ao prédio do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro está carregado de muito afeto e grande esmero.

Palácios da Cidade

texto
Palácio de Brocoió é joia esquecida na Baía de Guanabara

Palácio de Brocoió é joia esquecida na Baía de Guanabara

21/08/2017

Localizado na ilha de mesmo nome, patrimônio é praticamente desconhecido pelos cariocas.

Palácios da Cidade

texto
Palácio da Conceição guarda acervo histórico

Palácio da Conceição guarda acervo histórico

12/06/2017

Museu e Centro de Operações Cartográficas do Exército funcionam nas antigas instalações do primeiro palácio episcopal do Rio de Janeiro.

Palácios da Cidade

texto
Palácio do Catete é sede do Museu da República

Palácio do Catete é sede do Museu da República

09/02/2017

Sede do Poder Executivo federal entre 1897 e 1960, construção foi local de suicídio do presidente Getúlio Vargas, na década de 1950.

Palácios da Cidade

texto
Muitas memórias no Palácio Tiradentes

Muitas memórias no Palácio Tiradentes

10/01/2017

Primeiro prédio a ser construído para sediar uma casa legislativa no país, abrigou a Câmara dos Deputados antes de servir ao estado do Rio.

Palácios da Cidade

texto
Trajetória shakespeariana marca Palácio das Laranjeiras

Trajetória shakespeariana marca Palácio das Laranjeiras

21/12/2016

Com a maior coleção de esculturas da Belle Époque fora da França, é o mais exuberante palco da história recente do país.

Palácios da Cidade

texto
Paço de São Cristóvão abriga o Museu Nacional

Paço de São Cristóvão abriga o Museu Nacional

01/12/2016

Construção sofreu diversas alterações arquitetônicas ao longo dos anos e também mudou de nome várias vezes.

Palácios da Cidade

texto
Palácio da Ilha Fiscal, preciosidade arquitetônica e histórica

Palácio da Ilha Fiscal, preciosidade arquitetônica e histórica

09/11/2016

Aberta à visitação, construção tem acabamento interno primoroso e ficou famosa por ter sido palco do último baile da monarquia brasileira.

Palácios da Cidade

texto
Palácio São Joaquim conjuga arte e história

Palácio São Joaquim conjuga arte e história

24/10/2016

Também conhecido como Palácio da Mitra Arquiepiscopal, o prédio não está aberto à visitação pública.

Palácios da Cidade

texto
Paço Imperial, o mais antigo dos palácios cariocas

Paço Imperial, o mais antigo dos palácios cariocas

11/10/2016

Ali aconteceu o Dia do Fico, a assinatura da Lei Áurea e a comunicação a D. Pedro II de que a República havia sido instaurada.

Palácios da Cidade

texto
 Palácio da Fazenda: prédio público monumental

Palácio da Fazenda: prédio público monumental

29/08/2016

Localizado em ponto de fácil acesso, no centro do Rio, tesouro arquitetônico da Era Vargas possibilita visitas pré-agendadas.

Palácios da Cidade

texto
Muita arte no Palácio Pedro Ernesto

Muita arte no Palácio Pedro Ernesto

04/07/2016

A sede da Câmara Municipal do Rio de Janeiro reúne um acervo ímpar, com obras de expressivos artistas brasileiros do início do século XX.

Palácios da Cidade

texto
Palácio Guanabara de Portas Abertas. Visite!

Palácio Guanabara de Portas Abertas. Visite!

14/09/2015

Desde janeiro de 2015, a sede do governo do estado, em Laranjeiras, oferece visitas guiadas ao público.

Palácios da Cidade

texto
Palácio da Justiça abre suas portas para estudantes

Palácio da Justiça abre suas portas para estudantes

08/09/2015

Programa Conhecendo o Judiciário promove visitas e divulga informações sobre os direitos e as garantias fundamentais de todo cidadão.

Palácios da Cidade

texto
A saga do Palácio Monroe

A saga do Palácio Monroe

21/01/2015

Em estilo eclético, o prédio, que era um dos cartões-postais da cidade, foi demolido no ano de 1976 por ordem do governo federal, depois de servir, durante 70 anos, como sede das mais altas instituições do país.

Palácios da Cidade