Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar 2014
26 Agosto 2014 | Por Luís Alberto Prado

Prêmio Comdedine imagem 1Estão abertas até 8 de setembro, nas escolas municipais, as inscrições para a 21ª edição do Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar. As produções devem ser entregues de 9 a 15 do mesmo mês em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O concurso é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro e visa premiar alunos das escolas públicas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro “por sua pesquisa, estudo, geração e disseminação de conhecimentos sobre temas afro-brasileiros”. Este ano a temática é: O papel do negro no cinema, teatro e TV na atualidade e sua contribuição para a construção da sociedade e da cidadania brasileira.

Prêmio Comdedine 2014 imagem 2Serão três modalidades de produção: imagem (para alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano); texto (para alunos do 7º ao 9º, Peja, Projeto de Reforço Escolar e do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino de Arte e Esporte); e aula digital (para professores regentes autores de trabalhos individuais). Todos (alunos, professores, orientadores e escolas) que apresentarem trabalhos de acordo com o tema estabelecido vão ser homenageados com certificado de participação.

O Prêmio Comdedine de Pesquisa Escolar foi criado depois de estudos, pesquisas e discussões revelarem o desconhecimento e a falta de informação sobre a construção da identidade nacional. O objetivo é combater a discriminação racial, o preconceito e o racismo, assim como destacar o papel e a importância do negro na construção da sociedade e da cidadania brasileira, em especial dos negros oriundos do município do Rio de Janeiro.

Para ler a íntegra do regulamento, clique aqui