Prêmio de Ações Locais celebra os 450 anos do Rio
22 Setembro 2014 | Por Sandra Machado

4969143De 24 de setembro a 10 de novembro, estão abertas as inscrições para o Prêmio de Ações Locais – Edição Rio450. Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Comitê Rio450, contemplará 85 projetos culturais de pessoas físicas e microempreendedores individuais, que serão integrados no calendário comemorativo dos 450 anos da cidade, ao longo de 14 meses. Os projetos deverão ser enviados por correio ou entregues, pessoalmente, na SMC: Rua Afonso Cavalcanti, 455, sala 263 (Protocolo), Cidade Nova. O edital e os formulários já estão disponíveis no site. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2976-2547.

Segundo o edital, pode concorrer qualquer ação desenvolvida há um ano ou mais, por grupos ou indivíduos, que tenha um impacto positivo sobre a cultura local, além do reconhecimento da comunidade. Jovens com idade entre 15 e 17 anos que desejem participar serão representados pelos responsáveis legais. A divulgação dos premiados acontece em janeiro de 2015. Cada selecionado vai receber a quantia de R$ 40 mil, a ser investida na continuidade da ação pelo período de um ano. O Prêmio Ações Locais – Edição Rio450 faz parte do Programa Cultura Viva Rio e complementa os Pontos de Cultura, Pontos de Leitura e Pontões de Cultura, implantados na cidade desde 2013, graças à associação da SMC com o Ministério da Cultura (MinC).

De acordo com a Assessoria de Comunicação da SMC, a premiação é a mais expressiva iniciativa de ampliação do acesso e de inclusão cultural já feita pelo poder público no país e, também, uma confirmação de que o município do Rio de Janeiro é recordista nacional de investimentos no setor. “Em 2014, serão cerca de R$ 250 milhões em mais de 700 projetos, considerando os diversos programas e linhas de ação da Secretaria e suas vinculadas – Fundação Planetário e RioFilme”, afirma o secretário municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão.

Segundo o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero, um dos compromissos da Prefeitura para a festa dos 450 anos é a valorização das manifestações culturais presentes nos bairros cariocas. “Essa missão está inserida no Pró-Carioca – Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, que serve de base para diversas ações educativas a serem desenvolvidas ao longo do calendário comemorativo.”

450 homeMuitas vezes, expressões de forte apelo local são invisíveis para outras áreas da cidade. Para garantir a melhor distribuição dos recursos, o Prêmio Ações Locais – Edição Rio450 estabelece uma cota mínima para a Zona Norte e para a Zona Oeste e, assim, o fomento pode chegar até áreas que nunca foram contempladas. Dez agentes culturais foram destacados para percorrer toda a cidade, a fim de estimular a divulgação, a capacitação e as inscrições para o prêmio, que tem tudo para ser um dos melhores presentes no aniversário da Cidade Maravilhosa.

De olho na contagem regressiva

A festa pelo aniversário de 450 anos do Rio de Janeiro já tem data para começar: o calendário de atividades abre em 31 de dezembro deste ano, quando acontece um réveillon temático. Culmina na data da fundação, em 1º de março de 2015, e se estende até 1º de março de 2016. A programação será divulgada, pouco a pouco, pelo Comitê Rio450.

Dia 20 de janeiro, a tradicional procissão do padroeiro São Sebastião será mais especial: é a primeira depois de ter sido decretada patrimônio imaterial da cidade. Em março, cada fim de semana terá programação com foco em um dos cinco traços marcantes da alma carioca: irreverência, gentileza, amor à natureza, musicalidade e hospitalidade. Em outubro, serão efetivadas as propostas sugeridas pelo público no portal do Comitê. Por fim, em fevereiro de 2016, vai se realizar o Seminário do V Centenário, que discutirá planos e estratégias para os próximos 50 anos.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) também se mobiliza para que sete museus da cidade, administrados pela instituição, sejam parte do calendário comemorativo, organizando exposições sobre o Rio e desenvolvendo atividades com escolas e com a sociedade em geral: Museu Casa de Benjamin Constant (Santa Teresa), Museus Castro Maya: Chácara do Céu e Museu do Açude (Santa Teresa e Alto da Boa Vista, respectivamente), Museu Histórico Nacional e Museu Nacional de Belas Artes (Centro), Museu da República (Catete), Museu Villa-Lobos (Botafogo).