Rioeduca na TV traz em destaque videoaulas com redes sociais e Meias Aventuras
05 Agosto 2022 | Por Assessoria de Comunicação

Semana 08 08 22 Professora Rioeduca na TV

A programação desta semana oferece, entre outras, aulas que trabalham texto nas redes sociais e utilizam recursos lúdicos do projeto Meias Aventuras

Nesta semana, de 8 a 12 de agosto, alguns dos destaques da programação de Rioeduca na TV são videoaulas que tratam de texto a partir das redes sociais e que utilizam recursos do projeto multiplataforma Meias Aventuras. Na segunda-feira (8), Explícito nas Redes Sociais vai ao ar, às 9h45, e trabalha localização de informações literalmente expressas no texto para alunos do projeto Travessia. Já na quarta (10), Na Feira com o Meia é exibida, às 8h, para estudantes do 1º ano, e trabalha, a partir do Meias Aventuras, a comparação de objetos familiares segundo tamanho, cor, forma etc. Na quinta-feira (11), também a partir das 8h, vão ao ar os vídeos das séries Curiosidades e De Olho na Escrita que trazem outras abordagens para a aula Na Feira com o Meia. Rioeduca na TV vai ao ar, na TV, pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

As videoaulas, apresentadas por professores da Rede Municipal, são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio. A programação de Rioeduca na TV é destinada a todos os anos de escolaridade - da Educação Infantil até o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Carioca I, Carioca II e Travessia.

Videoaulas “mão na massa”

Fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí, Curiosidades Históricas e Um Rio de Possibilidades.

Recursos pedagógicos com o projeto Meias Aventuras

O projeto Meias Aventuras da MultiRio oferece produções em diferentes formatos - como animações, jogos, ilustrações e sugestões de atividades - para atividades criativas em situações de aprendizagem voltadas à alfabetização.

Trabalhando habilidades pedagógicas básicas para esse processo, por meio de narrativas, do ouvir e contar histórias, o resultado é uma experiência na qual o estudante aprende brincando. Nessas aventuras, o destaque é o personagem Meia, que estrela as animações e ilustra os materiais. Todo o material em formato digital pode ser acessado no site Meias Aventuras (www.multi.rio/meiasaventuras).

Programação de videoaulas de Rioeduca na TV

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 - videoaulas de 7h30 às 12h25 com reapresentações das 13h30 às 18h15 e das 19h às 20h30 (Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos).

Aulas “mão na massa” ao longo da programação da semana.

Canais: TV (canal MultiRio - 26 e HD 526 da NET/Claro); aplicativo Rioeduca em Casa e YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme).

Programação completa em www.multi.rio/rioeducanatv