Acompanhe as transmissões da X Semana de Alfabetização
12 Setembro 2022

Banner. Cartela horizontal da X Semana de Alfabetização. Com fundo branco e ilustrações de triângulos azuis e cinzas formando uma moldura nos quatro cantos da imagem. No centro, alinhado à esquerda, uma ilustração do mapa da cidade do Rio de Janeiro com várias representações de pontos turísticos da cidade e de pessoas estilizadas como personagens de pixel art. Ao lado, o texto X SEMANA DE ALFABETIZAÇÃO, na cor laranja. E, embaixo, o texto RIO Caminhos para uma cidade alfabetizada, na cor azul.

Com o tema Rio: caminhos para uma cidade alfabetizada, a X Semana de Alfabetização acontece entre os dias 12 e 16 de outubro e será transmitida pelo YouTube da MultiRio e pelo aplicativo Rioeduca em Casa (Canal do Professor). Além das sessões de diálogo, acontecem também, durante a semana, atividades regionais, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), e atividades locais, nas unidades escolares.

A X Semana de Alfabetização reafirma o compromisso de alfabetizar na idade certa e é dedicada a todos os profissionais que atuam na alfabetização dos estudantes da Rede Municipal do Rio. Confira, abaixo, os dias, horários e temas das sessões de diálogo que serão exibidas.

Segunda-feira (12/09)
9h - Mesa de abertura - Caminhos para construir uma cidade alfabetizada

Terça-feira (13/09)
9h - Sessão de diálogos I - Experiências formativas na construção da identidade de professores alfabetizadores

14h30 - Sessão de diálogos II - Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender

Sexta-feira (16/09)
18h - Sessão de diálogos III - Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na cidade do Rio de Janeiro
O link de transmissão será disponibilizado em breve

MAIS DA SÉRIE
Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na cidade do Rio de Janeiro

16/09/2022

Sessão de diálogos Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos na cidade do Rio de Janeiro.Participações:Daniel de Oliveira, assistente na Gerência da EJA/SME-RJ;Jaqueline Luiza, professora adjunta na UERJ (Faculdade de Educação);Renata Sader, professora da Educação de Jovens e Adultos da SME/RJ.

12/09/2022

Sessão de diálogos Uma cidade, muitos sujeitos: práticas alfabetizadoras compromissadas com modos diversos de aprender.Participações: Allan Rodrigues, professor e pesquisador no Proped/Uerj e Unesa;Moisés Machado, músico, poeta e professor da SME/RJ;Roberta Pacheco, professora da SME/RJ.

12/09/2022

Sessão de diálogos Experiências formativas na construção da identidade de professores alfabetizadores.Participações: Graça Reis, professora do Colégio de Aplicação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ.Angela Ramos, professora da SME/RJ;Debora Cristina, coordenadora pedagógica na SME/RJ.

Mesa de abertura

12/09/2022

A roda de conversa Caminhos para construir uma cidade alfabetizada abre a X Semana de Alfabetização da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Participações: Teca Pontual, subsecretária de Ensino SME/RJ; Denise Resende, assistente na Gerência de Formação dos Anos Iniciais; e Lúcia Braga, gestora do Ciep Raymundo Ottoni de Castro Maya (9ª CRE).

Programação - X Semana de Alfabetização

09/09/2022

Confira a programação da X Semana de Albetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Carta aos professores - X Semana de Alfabetização

09/09/2022

Veja a carta aos professores da Gerência de Alfabetização e Anos Iniciais (E/SUBE/CEF/GAI) por ocasião da X Semana de Albetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Circular - X Semana de Alfabetização

06/09/2022

Fique por dentro das informações da X Semana de Alfabetização da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o tema Rio: caminhos para uma cidade alfabetizada.