ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Educação para as mídias e experiência MultiRio em encontro com representante da Unesco
22 Maio 2024 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Visita Adeline Hulin corpo noticia

Nesta quarta-feira (22), a MultiRio recebeu em sua sede a chefe da Unidade de Alfabetização Midiática e Informacional e Competências Digitais da Unesco, Adeline Hulin, para um encontro com a presidente da Empresa, Maíra Moraes, e sua equipe sobre educação para as mídias e a atuação da MultiRio nesse campo. O foco esteve no projeto Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede e suas contribuições para o tema junto aos alunos da Rede Pública Municipal do Rio. Estiveram também no encontro o subsecretário Executivo da Secretaria Municipal de Educação do Rio, Antoine Lousao; a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco; e o coordenador de Comunicação e Informação da Unesco Brasil, Adauto Soares.

Adeline Hulin está pela primeira vez no Rio de Janeiro para participar do Encontro Internacional de Educação Midiática, promovido pelo Instituto Palavra Aberta amanhã (23) e sexta-feira (24). A MultiRio participa do encontro internacional com a experiência da Andar, em mesa com o gerente Fábio Dias na sexta-feira.

Na visita à MultiRio, a representante da Unesco e os demais puderam conhecer um pouco da atuação da MultiRio nesses mais de 30 anos de existência e saber sobre algumas ações de fomento à educação para as mídias voltadas para alunos e professores da Rede Municipal do Rio, como o site da Andar com suas notícias produzidas pelos alunos.

A presidente da MultiRio lembrou que a criação de uma empresa pública voltada para a midiaeducação foi uma inovação e que os desafios da época se renovam, no contexto das novas tecnologias e da inteligência artificial, com a necessidade de se produzir impactos educacionais e de se chegar ao aluno em um universo amplo como o encontrado na cidade do Rio.

Os presentes conheceram também as dependências da sede da MultiRio - em especial o Colaboratório, que reproduz o mesmo espaço encontrado nas unidades dos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GET) da Rede Municipal - e viram de perto algumas das produções da empresa: livros e publicações, jogos, flashcards e paper toys.

Visita Adeline Hulin 1 corpo noticia

“Estou aqui para conhecer essa boa experiência e boas práticas, acredito que é muito interessante poder ter visibilidade do trabalho que está sendo feito concretamente, em campo, para promover a alfabetização midiática em nível da escola. Acredito que [essa experiência da MultiRio] é bem única na região e no continente, não conheço muitos exemplos assim. Espero poder levar bons exemplos para promover e replicar em outros lugares”, disse Adeline Hulin.

Depois da visita à sede da MultiRio, a representante da Unesco e os demais continuaram a agenda na Escola Municipal Oswaldo Teixeira, no Quintino, para ver de perto uma das escolas participantes da Andar. Com o Jornal EMOT, que reúne alunos de diversos anos de escolaridade, a unidade escolar faz parte da agência estudantil desde o projeto piloto.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp