Um encontro com o público por meio de suas produções educativas é o destaque das comemorações pelos 25 anos da Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio. No dia do aniversário, em 18 de outubro, a MultiRio oferece ao público uma edição especial da série #educa, ao vivo a partir do Teatro Ipanema. Além disso, novas produções dão continuidade à celebração. Os produtos, desenvolvidos em apoio à educação carioca e com a participação de alunos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, incluem plataforma de streaming, séries audiovisuais, livro e game, uma mostra das várias linguagens e suportes de atuação da MultiRio.
No ar às 14h, pelo canal MultiRio (26 da NET) e pelo Facebook, #educa especial com uma hora de duração conta com participações de convidados e depoimentos, entre eles a secretária municipal de Educação, Talma Suane, e o presidente da MultiRio, Caique Botkay. A história da Empresa e a presença de professores e alunos da Rede Municipal estão na pauta do programa, pontuado por intervenções artísticas das escolas municipais.
“A MultiRio não é nossa. Nós pertencemos à cidade do Rio de Janeiro e há um universo de transformações a serem feitas. A Empresa está completando 25 anos e tenho muito orgulho de estar aqui neste momento”, ressalta Botkay.
A ocasião também marca o anúncio de novas produções da MultiRio: a publicação A Arte dos Contos; a plataforma de vídeos Assista MultiRio; as séries audiovisuais Vale a Penha, Dando Ideia, Como É Bom Tocar um Instrumento, MultiRio na Rua e Cidade Mundo; e o game Caô Digital são as novidades com estreias em outubro e novembro.
Conheça as novas produções:
Assista MultiRio
A plataforma de vídeos em streaming oferecerá uma nova experiência com as séries e programas educativos da MultiRio, com conteúdos organizados por segmentos – como Educação Infantil, Educação Especial e EJA -, disciplinas curriculares e temas relacionados. No ar a partir de 18 de outubro (quinta-feira), com endereço no Portal MultiRio.
Livro A Arte dos Contos
Resultado das rodas de conversa literárias que aconteceram em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio desde 2017, traz 54 textos produzidos pelos diversos profissionais de escolas municipais de turno único. O lançamento do livro é em 19 de outubro (sexta-feira), na 18ª Primavera Literária do Rio.
Séries audiovisuais
MultiRio na Rua – A série de entradas ao vivo mostra, a cada mês, a cobertura de eventos educativos e culturais que acontecem na cidade, com entrevistas no local. Com apresentação de Thiago Gomide, o primeiro episódio é na 18ª Primavera Literária do Rio. Estreia em 19 de outubro, ao vivo, às 13h30, no canal MultiRio (26 da NET), Facebook e Portal MultiRio.
Vale a Penha – A série documental registra as oficinas realizadas com alunos da Escola Municipal Bernardo de Vasconcellos e Escola Municipal Leonor Coelho Pereira, da 4ª CRE, na Penha, sobre a realização de vídeos em formato de documentário produzidos com o celular e exibe os curtas dos alunos. Estreia em 22 de outubro (segunda-feira), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET).
Dando Ideia - Ideias, projetos e pessoas inspiradoras são o foco da nova produção, que, com entrevistas e formato dinâmico, traz convidados para falar sobre seu trabalho ou projeto na área da educação. A apresentação é de Thiago Gomide. Estreia em 23 de outubro (terça-feira), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET).
Cidade Mundo - Em formato de minidocumentários, a série mostra a rotina de pessoas das mais diversas culturas que tornaram o Rio de Janeiro o seu novo lar. Estreia em 24 de outubro (quarta-feira), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET).
Como É Bom Tocar um Instrumento – A série documental apresenta 20 estudantes de escolas municipais que participam do projeto Orquestra nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação, destacando a prática musical e a educação como elementos de transformação. Estreia em 25 de outubro (quinta-feira), às 14h, no canal MultiRio (26 da NET).
Game Caô Digital
O jogo digital de plataforma é voltado para crianças e jovens e busca mostrar, de forma atraente e divertida, estratégias para verificar a veracidade de informações e evitar a disseminação de fake news, notícias falsas que se espalham, principalmente, pelas redes sociais. A fase de demonstração do game está disponível on-line. O jogo completo entra no ar em novembro.