Na programação das atividades que serão oferecidas na próxima edição da Escola de Férias, realizada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME) entre 8 e 19 de janeiro, a MultiRio oferece diferentes oficinas aos estudantes da Rede Municipal. Aprender de um jeito divertido é o objetivo da oficina E Agora? Um Rolé Digital, que trata de segurança digital e proteção de dados. Já a oficina com os paper toys dos personagens Rioeduca estimula a criação de histórias e a produção textual. As duas propostas serão distribuídas por 11 das escolas-polo do projeto, uma em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da cidade.
A oficina E Agora? Um Rolé Digital é oferecida em parceria com a Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) e com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares (Niap) da SME. A atividade é facilitada pela equipe de Proteção de Dados e Integridade da SMIT e propõe uma conversa com estudantes do 7º ao 9º ano sobre o comportamento em ambientes digitais. A partir disso, os alunos são convidados a explorar as narrativas interativas do jogo E Agora? Um Rolé Digital, com vários finais possíveis a partir das escolhas do jogador.
As versões para montar dos personagens Rioeduca são as estrelas da oficina Criando Histórias com Paper Toys, voltada para estudantes a partir do 1º ano. Na atividade, os alunos são convidados a conhecer mais dos personagens criados para o Material Rioeduca - seus nomes, famílias, gostos e hábitos - e a montar seu paper toy preferido. A atividade estimula a criação de histórias coletivas e a produção textual.
O projeto Escola de Férias da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro oferece oficinas com experiências extracurriculares inovadoras e atrativas, promovendo a consolidação do vínculo entre os estudantes e a escola. As inscrições estão abertas em www.multi.rio/edf.